Pixel do Facebook
Close

30 de outubro de 2017

Exigências para armazenagem de produtos cosméticos

Brasil ocupa a 3ª posição no ranking mundial do mercado de beleza, segundo dados da consultoria Euromonitor International, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Por isso, é cada vez mais importante encontrar empresas de logística que atendam a todas as exigências na armazenagem de produtos cosméticos.

Como um mercado consumidor em alta, há uma grande rotatividade de mercadorias nesse segmento. Dessa maneira, contar com um parceiro para armazenagem de produtos cosméticos é fundamental para atender à demanda com rapidez, segurança e eficiência.

Até mesmo porque produtos cosméticos, assim como medicamentos e alimentos, podem ter sua formulação prejudicada se não forem armazenados da maneira certa. Por isso, a empresa de logística responsável por esse tipo de manuseio precisa trabalhar de acordo com as exigências de qualidade da indústria e conforme a regulamentação dos órgãos fiscalizadores.

Exigências para a correta armazenagem de produtos cosméticos

armazenagem de produtos

Apesar de não requerer operações específicas, a armazenagem de produtos cosméticos necessita de alguns cuidados especiais e maior controle no manuseio, para não danificar as mercadorias e nem alterar a sua composição.

LEIA TAMBÉM: Como fazer a gestão de estoque sazonal

Alguns produtos também exigem certificações específicas de órgãos como Anvisa, Cetesb e até Ibama. Por isso, a empresa logística que vai fazer a armazenagem dos itens precisa atender às normas da legislação.

Isso vai garantir que os produtos fiquem estocados da maneira correta, para não causar avarias e nem alterar a formulação em função da exposição a fatores de risco, como o calor excessivo, por exemplo, garantindo a qualidade do produto para o consumidor final.

Rapidez e qualidade logística

Para as indústrias cosméticas manterem o fluxo de produção e distribuição, o papel do parceiro logístico é fundamental para não só no armazenamento, mas também na separação de pedidos, expedição e entrega destes produtos nos pontos de venda.

Por essa razão, a agilidade na gestão da armazenagem de produtos cosméticos é uma das principais exigências para trabalhar com esse tipo de mercadoria.

O controle de entrada e saída de produtos também é outro ponto de atenção ao contratar um operador logístico. O ideal é que todo o processo seja acompanhado eletronicamente de ponta a ponta, desde a chegada para armazenagem até a distribuição, a fim de evitar falhas operacionais.

Imagine só o caso de um lançamento cosmético anunciado na televisão. Para que as pessoas possam encontrar o produto nas prateleiras logo no dia seguinte, o trabalho de armazenamento e distribuição devem estar girando plenamente, para não prejudicar as vendas da marca.

Por isso, esteja atento ao escolher a sua empresa de armazenagem de produtos cosméticos. Opte por parceiros especializados, que disponham de local próprio e seguro para estocagem e movimentação das mercadorias, além de equipes treinadas e qualificadas para manusear este tipo de mercadoria.

Se quiser saber mais sobre a armazenagem de produtos cosméticos da Lotus Logística, entre em contato conosco pelo telefone (11) 4342-0990 ou via email: [email protected]. Atendemos indústrias cosméticas de todo o Brasil.