Pixel do Facebook
Close

25 de janeiro de 2018

Como fazer uma boa gestão de armazenagem logística

O setor de logística tem um peso grande para o sucesso da empresa e, ao mesmo tempo, traz importantes desafios. Isso porque é preciso dominar técnicas para fazer uma boa gestão de armazenagem logística.

Embora seja complexo e rico em detalhes, isso não significa que melhorar os processos logísticos seja uma missão quase impossível. Na verdade, com algumas pequenas mudanças nas rotinas, é possível conseguir resultados satisfatórios.

Dicas para melhorar a armazenagem logística

Neste artigo trazemos algumas dicas práticas para serem empregadas na organização do seu armazém para melhorar os processos realizados ali. Acompanhe:

1. Organize o layout do armazém

A forma como os estoques são distribuídos é essencial para alcançar sucesso em sua armazenagem logística. Isso porque o layout pode tanto favorecer a movimentação dentro do armazém como complicá-la.

O ideal é que na hora de acrescentar itens no armazém seja feito um planejamento baseado nos materiais que sairão em primeiro lugar, nos que exigem mais cuidado no manuseio, nos que precisam de mais espaço para ser movimentado, entre outros detalhes.

O layout organizado como uma linha de produção favorece essa prática e possibilita economizar tempo, assim como ajuda a aproveitar o espaço do armazém para que ali seja estocado um maior volume de itens.

2. Elimine os papéis

Fazer o registro manual de entradas, saídas e pedidos, além de gastar muito tempo, aumenta as chances de erros serem cometidos. Isso tudo influencia na produtividade do seu armazém e ainda gera volume de papel e gastos com insumos.

O ideal é eliminar as anotações nesse tipo de suporte e optar por registrá-las em um sistema automatizado. A organização será melhor, assim como o tempo gasto, e a facilidade de acesso também será ampliada para todos os colaboradores.

3. Treine sua equipe

Uma equipe bem preparada é capaz de aumentar a produtividade e cometer menos erros. Por isso, é importante investir em treinamento, a fim de capacitar a equipe e mantê-la sempre a par de como devem acontecer os processos dentro da organização.

4. Estabeleça a Curva ABC

A curva ABC é utilizada para que a armazenagem logística seja mais precisa e eficaz. Nesse caso são classificados os estoques como sendo dos grupos, A, B ou C e isso determina a prioridade que eles têm no armazém.

Os produtos mais importantes estariam no grupo A, seguidos do B e por último o C. Aqui tem preferência o grupo A, porque precisa de mais atenção na estocagem e movimentação. Assim evitam-se atrasos, danos ou enganos com a entrega de cada carga.

5. Organize os pedidos

No sistema adotado, procure organizar os pedidos de uma forma estratégica para que sejam respeitados os prazos e reduzidos gastos com viagens de entrega.

Dessa maneira, se for possível levar no mesmo transporte mais de um pedido, aposte nessa facilidade para obter maiores ganhos em seus processos logísticos.

VEJA TAMBÉM: A importância da separação de pedidos em logística/

6. Trabalhe com sincronismo

Como dissemos, é interessante que sua armazenagem logística siga como se fosse uma linha de produção. Assim tudo tem o seu tempo certo para entrar, permanecer e sair, e cada uma dessas etapas pode ser sincronizada.

Esse processo evita que sejam desperdiçados tempo e energia, organizando as rotinas e fazendo tudo fluir com naturalidade no armazém.

7. Use um sistema de gestão de armazenagem logística

Existem sistemas que já vêm programados com operações logísticas e como elas devem acontecer. É interessante adotar um sistema como esses para que seja mais fácil organizar sua armazenagem logística.

Com esse tipo de sistema pronto evita-se que erros sejam cometidos e que as melhores soluções logísticas sejam tomadas para cada situação. É uma ótima ferramenta para quem precisa aprimorar seus processos.

Outra medida também interessante é evitar toda essa preocupação e terceirizar a armazenagem logística. Ao contar com uma empresa parceira especializada no assunto, não é preciso se preocupar com esses processos. Além disso, essa decisão é sinônimo de eficiência, uma vez que os profissionais altamente treinados estarão cumprindo essas tarefas.

Caso precise, entre em contato com a gente pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email [email protected].