Pixel do Facebook
Close

5 de fevereiro de 2018

Como o layout de armazém influencia na produtividade logística

Se você parar para analisar o layout de armazém das empresas, não importa de quais setores sejam elas, perceberá que há semelhanças. Muitas vezes, são até mesmo iguais, e isso tem uma razão de ser.

O layout de armazém e estoque, especialmente em empresas de logística, não é um fator que pode ser definido sem critérios, porque ele tem um papel fundamental para garantir a eficácia e rapidez dos processos. Sendo assim, as empresas costumam seguir certas técnicas e padrões na hora de organizar seu espaço.

Neste artigo, vamos falar sobre o layout de armazém e explicar de que forma ele pode impactar a rotina logística e a produtividade da empresa. Confira também algumas dicas para criar um modelo eficaz e vantajoso. Continue lendo!

O que é o layout de armazém?

O layout do armazém refere-se à maneira como os itens em estoque estão organizados e distribuídos dentro desse espaço. Ou seja, é a configuração adotada para destinar cada grupo de produtos e materiais a um determinado local na armazenagem.

O ideal é que o layout de armazém seja planejado a fim de que possa minimizar a distância percorrida dentro do local, além de facilitar o acesso aos produtos, a movimentação de máquinas e pessoas e a separação de pedidos.

O papel fundamental das operações logísticas é reduzir tanto quanto possível o tempo empregado nas rotinas de distribuição de mercadorias e cargas. Por isso, quanto mais estratégico for o layout do estoque, menos tempo será destinado para a movimentação de materiais.

Quais são as vantagens de criar um bom layout de estoque e armazém?

Note que, no item anterior, falamos sobre o papel da logística para otimizar os processos da empresa, reduzindo o tempo gasto na movimentação e distribuição de materiais e mercadorias. E cada vez mais isso é exigido do setor de engenharia logística.

A explicação está no fato de que atrasos na distribuição de materiais podem interferir na produção da empresa. A demora no despacho e na entrega de produtos podem desabastecer o mercado e causar insatisfação aos clientes, fortalecendo a concorrência.

Por isso, hoje a logística adota técnicas que visam possibilitar processos mais rápidos e com menor índice de erros. E o layout do armazém está entre os fatores que aumentam a qualidade dos processos logísticos.

Quando o armazém está configurado com um bom layout, ele fica mais organizado e os estoques em fácil acesso, de acordo com seu grau de importância e de urgência. Também é por meio do layout de estoque ideal que cada produto é destinado para a área mais adequada para sua armazenagem, reduzindo os riscos de perdas e danos.

Por tudo isso, o que se alcança é maior efetividade do trabalho do operador logístico e do setor de um modo geral. Como consequência, a produtividade da empresa também dá um salto positivo, pois não há atrasos ou entraves.

Há outro fator que sofre impactos positivos quando o layout de armazém é bem planejado. Trata-se do aproveitamento de espaço. Essa é uma questão importante, porque a empresa precisa conseguir aproveitar ao máximo sua estrutura.

Planejando de forma inteligente onde cada estoque ficará armazenado e tomando os devidos cuidados na armazenagem, é possível distribuir os itens no local de modo que ele fique bem ocupado, mas sem desordem.

Criar um bom layout de armazém pode parecer algo complicado, porém não é tão difícil assim. Requer apenas adaptações na forma como tudo é organizado.

Como criar um layout realmente eficaz?

A primeira coisa que você precisa ter em mente para criar um layout de estoque eficaz é de que não se trata de preferências pessoais, mas, sim, de pensar de forma estratégica e respeitando prioridades, além das restrições que cada tipo de produto possui para ser armazenado.

As dicas a seguir vão lhe ajudar a organizar o espaço e obter melhores resultados logísticos:

  • Mantenha itens com maior entrada e saída (giro alto) em locais próximos a portas de acesso.
  • Estoque itens semelhantes ou afins próximos uns dos outros, para facilitar a localização e a movimentação.
  • Considere o tamanho dos itens para que aqueles menores sejam organizados de forma que não ocupem muito espaço.
  • Armazene cada tipo de produto de acordo com as particularidades que possuem, de modo que recebam ventilação, iluminação e temperatura ideais para sua conservação.
  • Distribua os estoques de modo que as portas estejam de fácil acesso e nunca sejam bloqueadas.
  • Considere também a limpeza do espaço e organize os estoques de forma satisfatória, para manter a conservação dos produtos.
  • Avalie a possibilidade de contar com um serviço de armazenagem terceirizado. Ao contratar uma empresa especializada, a qualidade do serviço só aumenta.

Como você percebeu, diversos fatores devem ser considerados para que o layout de armazém seja bem planejado e aplicado da maneira certa. A Lotus Logística sabe dessa importância e conta com uma equipe de profissionais bem preparada, para oferecer um serviço de excelência para seus clientes.

Localizada estrategicamente na região do ABC Paulista, está próxima às principais rodovias de São Paulo e ao Porto de Santos, possui mais de 10 anos de atuação no mercado brasileiro, com expertise no transporte e distribuição de cargas fracionadas.

Caso esteja à procura de uma empresa de logística para otimizar os seus processos, consulte a Lotus pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email [email protected].