Pixel do Facebook
Close

6 de março de 2024

Conheça 4 tipos de sistemas de armazenagem

tipos-de-sistemas-de-armazenagem

Você sabia que existem diferentes tipos de sistemas de armazenagem que podem ser utilizados para otimizar o serviço de logística?

Cada um possui características específicas que podem ser adequadas às necessidades do seu negócio: otimização do fluxo de materiais, melhora na gestão do estoque, aumento da capacidade de armazenamento, entre outras.

Neste artigo, vamos conhecer quatro principais tipos de sistemas de armazenagem existentes: WMS, flow-rack, porta-paletes e push-back. Continue a leitura para saber mais!

LEIA MAIS: Tipos de armazenagem para e-commerce

Planejar os tipos de sistema de armazenagem garante integridade das mercadorias

Um sistema de armazenamento bem estruturado permite uma melhor utilização do espaço disponível, evitando desperdícios e otimizando a capacidade de armazenamento. Essa questão facilita a localização e o acesso aos itens, ajudando a economizar tempo na hora de separar e enviar mercadorias, o que resulta em um aumento na produtividade da equipe.

Além disso, um bom sistema de armazenamento contribui para a preservação da integridade das mercadorias. Ao garantir que os produtos sejam armazenados corretamente, evitam-se danos, como quebras e avarias, que poderiam resultar em prejuízos financeiros e insatisfação dos clientes.

Dentro do setor logístico, todos os processos partem de um bom planejamento estratégico, que visa o aumento da produtividade, a efetividade das tarefas e a satisfação dos clientes.

Vamos conhecer, agora, os tipos de sistemas de armazenagem mais utilizados pelas empresas de logística para otimização dos resultados. Veja:

  1. Sistema WMS (Warehouse Management System)

O WMS é um software de gerenciamento de estoque que auxilia no controle e na organização de todas as atividades relacionadas ao armazenamento.

Por meio dele, é possível realizar o monitoramento em tempo real do estoque, a gestão de pedidos, a otimização do espaço de armazenamento e a rastreabilidade dos produtos.

LEIA TAMBÉM: Conheça as vantagens do serviço de armazenagem temporária de materiais

  1. Flow-rack

Já o flow-rack, conhecido também como fluxo de prateleira, é um sistema de armazenamento que facilita a movimentação contínua dos produtos.

Ele é ideal para armazenar itens de alta rotatividade, pois permite o acesso fácil e rápido aos produtos, seguindo o princípio do “primeiro a entrar, primeiro a sair” (FIFO – First In, First Out).

  1. Porta-paletes

O sistema de armazenamento porta-paletes é um dos mais comuns e versáteis. Ele consiste em prateleiras planejadas em diferentes alturas, onde os produtos são armazenados.

Esse sistema permite o uso de equipamentos como empilhadeiras para movimentar e armazenar as mercadorias de forma eficiente. É amplamente utilizado em armazéns e centros de distribuição, pois oferece flexibilidade e fácil acesso aos produtos.

  1. Push-back

O sistema de armazenamento push-back é projetado para maximizar o uso do espaço vertical. Ele consiste em prateleiras inclinadas com trilhos que permitem que os paletes sejam empurrados para trás à medida que novos chegam.

Isso permite o armazenamento de vários níveis de paletes em profundidade em uma única estrutura. O acesso aos produtos é feito pelo lado oposto ao carregamento, seguindo o princípio do “último a entrar, primeiro a sair” (Last In, First Out). Esse sistema é ideal para armazenar grandes quantidades de produtos com alta densidade.

CONTINUE LENDO: Como fazer uma boa gestão de armazenagem logística

Confie as suas mercadorias para quem entende de logística: conheça a Lotus

Agora que você conhece os diferentes tipos de sistemas de armazenagem, precisa contar com um parceiro eficiente que entregue os produtos aos consumidores do seu negócio com qualidade. Para isso, conte com a Lotus Logística!

Parceira de pequenas, médias e grandes empresas, a Lotus Logística está pronta para oferecer os serviços mais indispensáveis da cadeia logística de qualquer negócio.

Especializada em distribuição de carga fracionada, a empresa conta ainda com outras soluções, entre elas armazenagem, just in time e cabotagem.

Com mais de 10 anos de experiência, a empresa está localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, por isso consegue acessar facilmente o Porto de Santos e rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

Conheça todas as soluções oferecidas pela Lotus Logística entrando em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo e-mail administrativo@lotuslogistica.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *