Pixel do Facebook
Close

8 de junho de 2022

Conheça os tipos de embalagem usados nos serviços logísticos

tipos-de-embalagem-Lotus-Logística

Há diferentes tipos de embalagem usados na logística. Essa variedade acontece porque todas as etapas até a entrega de um produto precisam de cuidados adequados, tendo formas de armazenamento e envio de acordo com a situação.

Por exemplo, na expedição até o destinatário, o produto deve ser facilmente manuseável. Sendo assim, não há razão para grandes caixas de proteção e outras camadas extras de transporte.

Do mesmo modo, a separação de produtos precisa de uma atenção extra. Afinal, os itens mais frágeis não podem dividir espaços com produtos pesados e mais resistentes, para evitar avarias e prejuízos.

Para isso, os tipos de embalagem são pensados e divididos para cada etapa logística. No artigo de hoje, a Lotus Logística reúne tudo o que você precisa saber sobre este 

 

Como funcionam os tipos de embalagem?

Os tipos de embalagem são formados por revestimentos de materiais específicos, podendo ser mais resistentes ou frágeis e desempenhando diferentes papéis nas cadeias logísticas.

Hoje, as embalagens logísticas estão classificadas em cinco níveis, sendo elas: Primárias, Secundárias, Terciárias, Quaternárias e Quinto Nível. Aqui, a classificação diz respeito ao tipo de material mais adequado.

Na prática, os níveis consideram o contato com o produto. Deste modo, uma embalagem primária tem contato direto com o objeto em transporte, enquanto uma embalagem de quinto nível foca em proteger outras embalagens e está distante do produto em si.

Para entender melhor, veja abaixo a definição de todos os tipos de embalagem logística:

  • Primárias: as embalagens primárias estão em contato direto com o produto, como plásticos, papéis acolchoados e isopor;
  • Secundárias: as embalagens secundárias envolvem tanto o produto quanto a embalagem primária. Geralmente, a caixa de papelão é a opção mais comum de embalagem secundária;
  • Terciárias: as terciárias não focam em garantir a proteção do produto em si, mas, sim, em facilitar o transporte, especialmente de grandes lotes de produtos na fase de separação;
  • Quaternárias: as embalagens quaternárias funcionam como embalagens que tornam a locomoção das terciárias mais fáceis. Entre alguns exemplos, vale destacar o palete como uma embalagem quaternária;
  • Quinto nível: a embalagem de quinto nível é a melhor alternativa de fretes em distâncias internacionais. Os contêineres e caixas de transporte são considerados embalagens logísticas de quinto nível.

LEIA MAIS: Você sabe a importância dos símbolos nas caixas de papelão?

 

Por que dar atenção aos tipos de embalagem?

Os diferentes tipos de embalagem permitem otimizar diferentes etapas logísticas. Assim, do recebimento à expedição do produto ao destinatário, a empresa minimiza riscos e torna todos os processos mais fluidos.

No armazenamento em si, as embalagens adequadas para estocagem e movimentação dentro do armazém reduzem qualquer tipo de dano. Além disso, o empilhamento se torna mais fácil e reduz riscos de quedas.

Em relação à separação, toda a movimentação e manuseio fica padronizado e, consequentemente, previsível. Portanto, é possível otimizar o manuseio dos itens em diferentes etapas da separação.

Por fim, o transporte se torna mais simples. Como as embalagens têm dimensões padronizadas, você consegue aproveitar todos os espaços do veículo responsável pelo frete. Mesmo ao aumentar a quantidade de produtos em trânsito, a proteção fica garantida por conta do tipo de embalagem adequada ao transporte.

LEIA TAMBÉM: Etiquetagem: como a tecnologia revolucionou esse processo

 

Lotus Logística trabalha com diferentes tipos de embalagem logística

A Lotus Logística oferece os melhores tipos de embalagem às pequenas, médias e grandes empresas, e tudo isso atrelado aos serviços mais indispensáveis da cadeia logística de qualquer negócio.

Com mais de 10 anos de experiência, a empresa está localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, por isso consegue acessar facilmente o Porto de Santos e rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

Especializada em distribuição fracionada, e premiada consecutivas vezes pela excelência na execução do serviço, a Lotus oferece também soluções de Just in Time, Cabotagem, Cross Docking, entre outras.

Conheça todas as soluções oferecidas pela Lotus Logística entrando em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo e-mail administrativo@lotuslogistica.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.