Pixel do Facebook
Close

4 de dezembro de 2017

Cuidados na armazenagem de produtos alimentícios

Dependendo do tipo de mercadoria, há exigências específicas para fazer o estoque da maneira correta. Na armazenagem de produtos alimentícios, por exemplo, existem algumas normas para evitar danos que comprometam a qualidade dos itens, tornando-as inapropriados para o consumo.

Em primeiro lugar, é fundamental que as empresas responsáveis pelo processo de logística e armazenagem de produtos alimentícios tenham total profissionalismo com o serviço prestado. Isso porque os alimentos precisam se manter estocados de maneira adequada a fim de evitar a deterioração e, claro, prejuízos para o cliente.

Sem contar que a distribuição de alimentos danificados ou que estejam fora do prazo de validade pode representar séria ameaça à saúde do consumidor, causando intoxicações e infecções e desrespeitando o artigo 6, do Código de Defesa do Consumidor, que prevê os direitos das pessoas à proteção de sua saúde contra quaisquer riscos que possam ser provocados pelas práticas adotadas no fornecimento de produtos e serviços.

Como fazer a armazenagem de produtos alimentícios

Na hora de contratar o parceiro logístico para fazer a armazenagem de produtos alimentícios, verifique se ele atende às exigências legais.

Lembrando que os alimentos precisam ser preservados respeitando-se às restrições de cada grupo, de acordo com suas características biológicas, físicas e químicas. Essas condições precisam ser avaliadas e analisadas antes de se definir como será feita o armazenamento.

Nas condições biológicas e químicas, avaliam-se:

  • risco de contaminação;
  • umidade;
  • ventilação;
  • iluminação;
  • prazo;
  • temperatura de conservação;
  • exigências sanitárias.

Nas condições físicas, levam-se em conta:

  • acondicionamento e embalagem;
  • unitização;
  • armazenagem;
  • empilhamento;
  • manuseio;
  • tempo;
  • vibração;

Analisando-se cada uma dessas restrições é possível destinar o alimento à estocagem adequada e também realizar o manuseio e transporte corretos, dentro do prazo ideal para que o produto seja entregue em condições plenas de consumo.

Tipos de embalagem (acondicionamento)

Os tipos de embalagem utilizada também é um dos fatores de grande importância na armazenagem de produtos alimentícios. Isso porque a embalagem tem um papel fundamental na hora de manter a conservação dos alimentos. Elas são classificadas de acordo com sua função, sendo:

Primária: é o pacote do alimento, a embalagem com a qual ele é distribuído para o consumidor final no varejo.

Secundária: protege e acondiciona a embalagem primária para garantir suas perfeitas condições. Pode ser um filme ou bandeja.

Terciária: é responsável por juntar as embalagens secundárias e formar um só volume (unitização). Isso facilita o manuseio do produto e também sua carga e descarga.

Quaternária: são as embalagens que vão unitizar as terciárias, também com finalidade de facilitar o transporte, como os paletes, por exemplo.

Quinária: é a embalagem final, utilizada para transportar os alimentos. Podem ser embalagens especiais ou contêineres isotérmicos ou refrigerados. Neste caso, devem seguir o padrão internacional ISO.

Ainda com foco nas restrições de cada mercadoria, a armazenagem de produtos alimentícios deve ser feita com equipamentos adequados, guiados por profissionais experientes. As instalações devem estar de acordo com o padrão da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mantidas na temperatura ideal e muito bem higienizadas.

Na hora de estocar, é importante respeitar o espaço de ventilação e manuseio, além de seguir o sistema FEFO (First-Expire, First-Out) para evitar que o prazo de validade do alimento expire com ele no estoque.

Por todas essas razões é que fabricantes de alimentos e varejistas devem contar com um parceiro logístico especialista na armazenagem de produtos alimentícios.

Isso vai possibilitar um controle rigoroso do fluxo de abastecimento do mercado, bem como respeitar as condições ideais para cada alimento, observando o prazo de validade de cada um e mantendo a qualidade.

Dessa maneira o produto chegará adequadamente ao consumidor, sem perdas ou prejuízos ao fabricante e dentro dos prazos estabelecidos.

Conheça mais sobre o nosso serviço de armazenagem de produtos alimentícios da Lotus. Entre em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email: [email protected].