Pixel do Facebook
Close

18 de junho de 2018

Curva ABC: entenda sua importância para o setor logístico

Para organizar o estoque de maneira efetiva e produtiva, muitas empresas recorrem à Curva ABC. Você sabe como ela funciona?

No setor de engenharia logística, a Curva ABC, também conhecida como Análise de Pareto ou Regra 80/20, é uma forma de organização e classificação de produtos por grau de importância.

Bastante conhecida por diferentes segmentos empresariais, a Curva ABC é aplicada na intenção de proporcionar receita e lucratividade.

Vamos falar mais sobre esta estratégia neste artigo. Continue lendo!

Como surgiu a Curva ABC?

A Curva ABC nasceu de um estudo realizado por Joseph Moses Juran, considerado um consultor importante da área da qualidade. Ele identificou que 80% dos problemas são normalmente ocasionados por 20% dos fatores.

O outro nome dado à Curva ABC, Análise de Pareto, é uma homenagem ao economista italiano Vilfredo Pareto. Ele apontou em seu estudo que 80% da riqueza italiana estava nas mãos de 20% da população.

Assim, ao realizar constantes pesquisas, importantes cientistas descobriram que somente 20% dos itens dos empreendimentos geravam 80% de retorno do que uma empresa necessitava, sendo essa proporção chamada então de Análise de Pareto.

Já o conceito de “curva” se sustenta no fato de que o gráfico feito para ilustrar o percentual de cada um dos itens da receita total tem claramente um formato de curva. Por isso, a teoria também é conhecida como Curva ABC.

LEIA MAIS: Como fazer uma boa gestão de armazenagem logística?

Conheça os níveis da curva ABC

Para que o conceito de organização seja alcançado, primeiramente a empresa deve fazer um ranqueamento de todo o catálogo de produtos existentes, conforme as seguintes categorias:

  • A: são considerados os itens essenciais para alcançar a receita no seu negócio. Geralmente, o número de produtos que são listados representa 20% do total do que é ofertado pelo negócio e que representa 80% do faturamento.
  • B: nessa categoria é preciso listar os produtos que são de média importância. A proporção comum é que 30% dos itens representam 15% do volume das vendas.
  • C: por fim, o C representa a maioria dos produtos, ou seja, 50% do que é ofertado, mas que garantem somente 5% da receita.

Como utilizar a curva ABC na gestão de estoque

Quando a Curva ABC é aplicada em empresas logística, a classificação dos produtos é feita com base em critérios como: margem de lucro, custo de estoque, proporção sobre o faturamento da empresa e giro do produto/material.

Partindo desse princípio, os produtos enquadrados na categoria A devem ser posicionados na área nobre do armazém, ou seja, próximos às entradas e saídas para facilitar o acesso, o manuseio, a armazenagem e a movimentação.

LEIA TAMBÉM: Como o layout do armazém pode influenciar a produtividade logística?

Vantagens de utilizar a Curva ABC para gestão de estoques

Agora que você entendeu como funciona a Curva ABC e como esse modelo pode ajudar o operador logístico a controlar o estoque, é interessante que você conheça algumas vantagens de aplicação:

Otimização de estoques

Com a curva ABC, os estoques são organizados conforme a realidade do seu empreendimento, sendo essencial realizar o controle periódico e calcular corretamente quais são os produtos que possuem maior saída, para classificá-los dentro da curva ABC.

Redução de desperdícios

Depois de realizar o alinhamento entre o estoque e a demanda, é perceptível que a aplicação desse método ajude na redução dos desperdícios, pois agora você irá saber quais são os produtos que representam 80% do faturamento. Além disso, a técnica impede que itens com pouca procura fiquem parados, ocupando espaços no armazém que poderiam ser melhor utilizados.

Entregas mais assertivas

Além de uma enorme economia no processo, o setor da logística será totalmente otimizado, satisfazendo de maneira efetiva as necessidades do cliente.

Para evitar dores de cabeça, a sua empresa precisa encontrar uma parceira ideal para as suas soluções logísticas. A Lotus sabe que cada cliente é único e que precisa de serviços que atendem diretamente o perfil do seu negócio.

A Lotus Logística possui mais de 10 anos de atuação no mercado e está pronta para oferecer para a sua empresa as melhores soluções. Para conhecer melhor nossos serviços, entre em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email [email protected].

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *