Pixel do Facebook
Close

17 de novembro de 2021

Entenda como o sistema FIFO pode otimizar o serviço de armazenagem

fifo fácil

Os operadores de logística que trabalham com armazenagem certamente já ouviram falar ou praticam a metodologia FIFO de organização de mercadorias.

Do inglês First In, First Out, FIFO ganhou a sigla PEPS em português (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair). Este é um sistema que facilita o dia a dia dos profissionais dentro dos armazéns e otimiza a movimentação de mercadorias.

Ao adotar este sistema, o armazém passar a criar uma sequência organizada de toda a mercadoria que entra e se movimenta pelo armazém, garantindo que os primeiros carregamentos a darem entrada no armazém sejam também os primeiros a sair.

 

Quem pode adotar a metodologia FIFO?

Geralmente, as empresas que trabalham com perecíveis adotam o sistema de armazenagem FIFO, como os supermercados. Isso acontece porque o carregamento que chegou ao estoque primeiro tem data de validade menor do que aquele que chegou depois.

Pensando desta forma, evita-se que os produtos fiquem encalhados ou se estraguem. Esta estratégia também permite a criação de ações promocionais que ajudem a esvaziar os estoques antes que as mercadorias deixem de estar aptas para consumo.

Mas é importante ressaltar que a serviço de armazenagem FIFO pode ser aplicado para qualquer tipo de produto, de insumos a itens finalizados.

 

Cuidados na hora de adotar o FIFO

As empresas de logística que investem no sistema FIFO precisam contar com uma equipe organizada e atenta, de forma que toda movimentação de mercadorias seja planejada e executada com efetividade.

A organização das prateleiras precisa seguir um fluxo, para que todos entendam o status de cada mercadoria e o seu momento de ser colocado no caminhão para despacho.

LEIA MAIS: Como fazer uma boa gestão de armazenagem logística

 

Vantagens de implantar o FIFO

Colocar em prática o FIFO (ou PEPS) oferece uma série de benefícios para tanto para a parceira logística quanto para a empresa responsável pelas mercadorias. Veja alguns deles:

  • Redução de desperdício;
  • Redução de custos;
  • Melhor organização dos espaços;
  • Gestão mais efetiva das mercadorias;
  • Maior produtividade;
  • Aumento da rotatividade no estoque;
  • Fim do encalhe ou envelhecimento de produtos no estoque;

Outra vantagem pode ser identificada antes de a mercadoria chegar ao armazém, ou seja, no processo de produção. Ao ter um controle mais efetivo do estoque, as empresas evitam excesso de produção ou rupturas, criando um fluxo mais previsível e estável das vendas.

A Lotus Logística oferece diferentes soluções de armazenagem e está pronta para atender às necessidades da sua empresa.

Especializada no transporte de carga fracionada, a empresa está localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, por isso acessa facilmente o Porto de Santos e rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

Além do serviço de armazenagem, a Lotus Logística oferece serviços de just in time, milk run, cabotagem, entre outros.

Conheça todos as soluções oferecidas pela Lotus Logística entrando em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo e-mail administrativo@lotuslogistica.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *