Pixel do Facebook
Close

5 de agosto de 2019

Qual o melhor tipo de iluminação para armazéns logísticos?

A iluminação de um armazém logístico influencia fortemente na segurança e na produtividade dos funcionários. Por este motivo, precisa ser planejada de maneira estratégica e responsável.

Um projeto de iluminação de qualidade permite que toda a equipe possa trabalhar de maneira tranquila e produtiva, de forma a visualizar as etiquetas com facilidade, trabalhar com computadores e outros equipamentos eletrônicos sem riscos de cansaços visuais e fazer a movimentação de materiais com agilidade e pouca (ou nenhuma) incidência de acidentes.

Para garantir a eficiência do projeto luminotécnico do armazém logístico é necessário levar em consideração uma série de fatores: metragem, necessidades do espaço, os locais de maior e menor movimentação, número de funcionários e funções realizadas dentro do armazém.

Vale ressaltar que um projeto de iluminação precisa obedecer às normas vigentes. Uma delas é a NBR/ISO 8995-1, que regulamenta a iluminação ideal para os ambientes de trabalho.

LEIA MAIS: Serviço de armazém terceirizado pode reduzir custos

 

Por que utilizar lâmpadas LED na iluminação de armazéns logísticos?

Um projeto de iluminação de um armazém precisa oferecer conforto às pessoas que frequentam o local, economia nos investimentos e facilidade de manutenção. E, baseado nesses conceitos, vale a pena conhecer as vantagens do uso da lâmpada LED nesses ambientes.

Veja alguns benefícios das lâmpadas de LED:

Qualidade na iluminação

As lâmpadas de LED (Light Emitting Diode ou Diodo Emissor de luz, em tradução literal) iluminam mais o ambiente com menos gasto de energia, por conta do diodo presente na composição da lâmpada. As fluorescentes oferecem uma iluminação com qualidade menor e ainda pesam um pouco mais no bolso.

LED dura mais do que as lâmpadas fluorescentes

Em ambientes cujas luzes se mantêm acesas por muitas horas seguidas, a melhor solução é investir em equipamentos de alta performance. Dessa forma, evita-se a interdição periódica de áreas dentro do armazém para manutenções.

Este é um dos motivos pelos quais muitos armazéns logísticos apostam nas lâmpadas de LED. Por apresentarem uma durabilidade muito superior quando comparada às lâmpadas fluorescentes, reduzem os custos mensais e garantem a produtividade dos funcionários nas atividades relacionadas à armazenagem e à movimentação de mercadorias.

Lâmpadas de LED são recicláveis

A preocupação com o meio ambiente deve ser um dos pilares de qualquer empresa. É uma postura vista com bons olhos pelos clientes e consumidores diretos e indiretos. Pensando nisso, a lâmpada de LED é sinônimo de sustentabilidade, porque ilumina melhor com menos investimento, não possui mercúrio em sua composição e pode ser facilmente reciclada.

Iluminação com LED é mais segura

Estudos e pesquisas nacionais e internacionais já alertaram sobre os riscos provocados pelas lâmpadas fluorescentes. O mercúrio contido nelas pode causar cansaço visual e problemas sérios à saúde. Quando a lâmpada se quebra, o vapor dessa substância tóxica fica no ambiente por semanas, prolongando a possibilidade de danos.

As lâmpadas fluorescentes também emitem raios ultravioletas e infravermelhos capazes de prejudicar a qualidade dos materiais presentes nos armazéns logísticos. Já a lâmpada LED não emite raios infravermelhos ou ultravioletas e nem possui mercúrio em sua composição.

Em um primeiro momento a aquisição de lâmpadas LED pode ser uma decisão difícil para as empresas, por conta do alto valor. Entretanto, a economia e eficiência na iluminação se mostram no médio e longo prazo.

A armazenagem é uma das soluções oferecidas pela Lotus Logística, empresa premiada consecutivas vezes pela PepsiCo pela qualidade do seu serviço de distribuição de cargas fracionadas.

A Lotus Logística está localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, por isso possui fácil acesso ao Porto de Santos e a rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

Conheça todos os serviços entrando em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email administrativo@lotuslogistica.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *