Pixel do Facebook
Close

13 de novembro de 2017

Serviço de armazenagem terceirizado pode reduzir custos

Nem todas as empresas possuem espaço físico, estrutura e recursos para armazenar a produção em espaço próprio. Nestes casos, o serviço de armazenagem realizado por parceiros logísticos é uma excelente opção.

Além de reduzir custos operacionais e com mão de obra, confiar o serviço de armazenagem à uma empresa especializada minimiza as preocupações com controle e movimentação de estoque, além de ganhar eficiência e agilidade nos processos logísticos.

Isso porque o contratante não precisa dispor de um espaço físico e estrutura adequada para armazenagem, nem mesmo manter no quadro de funcionários colaboradores responsáveis por essas tarefas. Sem contar que não será necessário investir em sistemas e tecnologias específicas para controle logístico e segurança operacional.

Além do serviço de armazenagem, se o contratante optar por também fazer o transporte e a distribuição das cargas estocadas, pode ter uma redução de despesas ainda maior, pois não terá de fazer investimentos com compra e manutenção de frota e contratar funcionários.

É por essas e outras razões que o serviço de armazenagem terceirizado pode ser mais vantajoso que manter um setor de logística interno na empresa.

Tipos de serviço de armazenagem

Quando uma indústria ou empresa decide o tipo de serviço de armazenagem que ela adotará leva em conta muitos fatores, em especial o custo e a segurança das mercadorias.

Existem basicamente três tipos de serviço de armazenagem. Vejamos.

Armazenagem própria

A armazenagem própria, como o nome já diz, é aquela em que o armazém de estoque é gerido pela empresa dona da mercadoria. Geralmente, ela é feita em galpões de propriedade da companhia ou mesmo na área fabril.

Armazenagem contratada

É aquela em que o fabricante contrata ou loca apenas o espaço físico para deixar suas mercadorias, mas usa equipe própria para fazer a gestão logística e movimentação de materiais.

Armazenagem terceirizada

A armazenagem terceirizada é aquela em que a empresa logística faz todo o processo de gestão e administração dos itens armazenados para a contratante. Neste caso, o fornecedor é responsável por toda a operação, contratação de pessoal especializado, equipamentos e tecnologias necessários.

A Lotus Logística atua com serviço de armazenagem há mais de 10 anos, sendo responsável pela estocagem, movimentação de cargas, transporte e distribuição de produtos nos mais diversos segmentos.

Quando uma empresa decide por terceirizar o serviço de armazenamento ao invés de optar pela armazenagem própria ela deixa nas mãos de um especialista toda a operação.

Além de reduzir os custos com logística, já que o espaço de estoque é compartilhado com outras companhias, haverá um controle mais rigoroso com a temperatura e umidade das mercadorias, organização e segurança, saída e entrada de pedidos e equipes especializadas e focadas 24 horas neste tipo de serviço.

Outra vantagem é que um parceiro logístico também está preparado para armazenar os mais diversos tipos de material. Alguns segmentos, por exemplo, como o de cosméticos, exigem alguns cuidados específicos (leia mais neste artigo aqui).

Por isso, ao escolher o fornecedor, é importante checar se ele está preparado para fazer o estoque adequado das mercadorias do seu segmento.

Veja algumas opções que a Lotus Logística oferece.

Peças para montadoras

Não é preciso que montadoras mantenham todas as peças que utilizam em sua linha de produção estocadas em seu espaço físico. Elas podem contratar o serviço de armazenagem da Lotus para guardar o material e retirar de lá apenas quando precisar destiná-las para a produção.

Bebidas e destilados

A Lotus é especialista no armazenamento de bebidas e destilados, sendo escolhida inclusive pela PepsiCo como o melhor fornecedor na categoria nos anos de 2016 e 2017. Aqui, itens como refrigerantes, sucos e lácteos ficam protegidos contra calor e umidade ou quaisquer outros danos, estocados de forma segura e organizada.

Produtos sazonais

Alimentos e mercadorias típicos para certas épocas do ano, como ovos de Páscoa, panetones e decoração natalina, podem permanecer estocados até que chegue a época de irem (ou voltarem) para as prateleiras do varejo.

Brindes

A distribuição de brindes é uma estratégia de marketing que, além de divulgar a marca, fortalece o nome da empresa no mercado. No entanto, pode ser inconveniente manter este tipo de item em espaço próprio ou, muitas vezes, nem se tem um ambiente físico para guardá-los.

Então, os brindes que são distribuídos durante todo o ano ou aqueles específicos para certas ocasiões e eventos podem ser armazenados por empresas prestadoras de serviço, sendo destinados para os locais certos sempre que o contratante necessitar.

Matéria-prima

A matéria-prima utilizada na produção também pode ser estocada pelo fornecedor de armazenagem. Esse item segue o mesmo roteiro que as peças para montadoras, ou seja, sempre que precisar do material pode solicitar um novo lote para encaminhar à empresa.

Ainda há muitos outros itens podem ser estocados por empresas terceirizadas, tais como produtos farmacêuticos, químicos, vestuários, calçados, móveis etc.

Sem dúvida, o serviço de armazenagem realizado por especialistas facilita a rotina das contratantes, agiliza processos, garante mais eficiência e segurança logística e ainda pode gerar redução de custos.

Que tal consultar a Lotus? Entre em contato pelo telefone (11) 4342-0990 ou via email [email protected], que nossa equipe terá um enorme prazer em entender as necessidades da sua empresa. Conte conosco!