Pixel do Facebook
Close

4 de junho de 2018

Como funciona o sistema warehouse?

warehouse

O sistema warehouse é adotado por empresas de logística que precisam descomplicar seus processos de armazenagem e distribuição.

O Warehouse Management System (WMS), ou sistema de gerenciamento de armazém, em tradução literal, corresponde a uma série de softwares que podem suportar muitas operações diárias de um armazém. É uma solução que ajuda na rotina de estocagem e de expedição de maneira estratégica.

Neste artigo, vamos explicar detalhes do warehouse e quais benefícios ele é capaz de trazer para a empresa logística e seus clientes.

Por que apostar no sistema warehouse?

Normalmente, a principal finalidade desse sistema de gerenciamento de armazém é ter o controle de todos os processos de recebimento, expedição, inventário e faturamento, ou seja, de tudo que é movimentado internamente.

Para isso, o warehouse contém todas as informações que são necessárias para melhorar o planejamento, o controle da armazenagem e a medição dos resultados da área.

O sistema warehouse apresenta excelentes soluções por fazer uso de RFID, uma tecnologia alternativa à leitura de código de barras, que identifica e controla automaticamente a entrada e a saída de produtos. Por usar sinais de rádio, também monitora as mercadorias que se encontram distantes.

Dessa forma, pode-se dizer que essa ferramenta otimiza o uso das dependências físicas do estoque, agilizando ainda mais os processos de estocagem e de expedição e ajudando os profissionais da empresa a fazerem um planejamento estratégico das suas atividades.

Quais são as funcionalidades do sistema warehouse?

O warehouse pode ser integrado com outros sistemas, como o ERP, MRP e outros softwares de gestão empresarial. Essa facilidade garante a geração de inventários, processos de pedidos e devoluções automaticamente.

Ele ainda apresenta uma lista de funcionalidades interessantes para cada etapa do processo de operação de armazenagem. Confira seis delas:

Emissão de relatórios: o sistema permite a geração bem rápida de todos os relatórios gerenciais, facilitando a conferência e a tomada de decisões estratégicas.

Melhor movimentação de paletes: ao inserir uma etiqueta RFID nos paletes, é possível controlar melhor as mercadorias e localizá-las com mais agilidade.

Controle da movimentação de veículos: o sistema permite o controle dos veículos que são autorizados a acessar o pátio da empresa para entregar ou coletar mercadorias.

Maior gestão do armazém: ao manter o sistema sempre atualizado, o processo de identificação das mercadorias solicitadas e a reserva de equipamentos apresentam menor taxa de erro.

Transferências: o gerenciamento de vários armazéns e a transferência de mercadorias fica mais assertiva quando é usado o sistema warehouse.

Abastecimento de linhas de produção: a manutenção de toda a linha de produção é feita de maneira rápida e periódica, impedindo interrupções no processo por falta de materiais ou qualquer tipo de equipamento.

Benefícios do sistema warehouse

Ao apostar em uma empresa que possui o sistema warehouse entre suas soluções, o cliente tem a segurança da redução dos riscos. Isso ocorre porque a tomada de decisões se torna mais ágil com os recursos oferecidos pelo software.

A redução da quantidade de estoque e a otimização do espaço físico são outras vantagens oferecidas pelo sistema.

Soma-se a isso o acompanhamento mais efetivo dos processos, já que com poucos cliques os colaboradores acompanham a localização e a movimentação das mercadorias.

A Lotus Logística oferece o sistema warehouse como uma de suas soluções, garantindo serviços de alta qualidade para seus clientes.

Há mais de 10 anos especializada no transporte de cargas fracionadas, a Lotus está estrategicamente localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, região que permite fácil acesso ao Porto de Santos e a rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

A Lotus pode ser sua parceira ideal de soluções logísticas! Para conhecer melhor nossos serviços, entre em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email [email protected].

One Comment on “Como funciona o sistema warehouse?

Silvia R.Santana
11 de janeiro de 2019 em 10:41

Qual o processo em receber golds de um proprietário do Estados Unidos do beneficiários morando no Brasil??
Como funciona??
Quais os critérios adotados??

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *