Pixel do Facebook
Close

7 de outubro de 2019

4 tecnologias para melhorar o transporte de mercadorias

Para que um produto chegue ao seu destino de maneira rápida e segura, as empresas precisam investir em um bom transporte de mercadorias. Este é um dos fluxos do processo que merece uma atenção especial, já que um erro pode comprometer a boa relação entre empresa e cliente.

O jeito de transportar mercadorias tem sofrido uma série de modificações, sendo o avanço tecnológico uma das grandes motivações. As relações B2B e B2C têm se rendido aos novos processos e ferramentas para tornar esta etapa tão importante mais alinhada com as necessidades atuais do mercado.

A competitividade e as exigências do segmento logístico fazem com que as empresas, tanto as que possuem departamentos logísticos internos quanto as que contam com parceiros logísticos, se preocupem em atualizar a execução dos seus processos para que todas as etapas, entre elas o transporte de mercadorias, sejam executadas com maior qualidade e segurança.

LEIA MAIS: Qual o melhor serviço de transporte logístico para pequenas empresas?

 

Como a tecnologia influencia o transporte de mercadorias?

A implantação de softwares especializados está presente nos mais diferentes serviços logísticos. À medida que é aplicada, percebe-se uma maior economia nos processos, aumento significativo da produtividade, satisfação do cliente e alcance de metas inicialmente definidas pela empresa.

Quando o foco é transporte de mercadorias, a preocupação vai desde o tipo de veículo adequado, passando pelo trajeto até a chegada ao destino. Veja aqui quatro maneiras de usar a tecnologia para otimizar este processo:

  • Sistema de roteirização

Uma das formas de reduzir os custos logísticos é organizando de maneira estratégica o roteiro de entregas.

Com a ajuda de ferramentas que permitam uma boa visualização de mapas e a criação de roteiros bem definidos, é possível escolher as melhores rotas para agilizar o transporte de mercadorias, evitar congestionamentos e economizar combustível.

Com uma roteirização adequada, a empresa também se torna mais assertiva na escolha de um veículo mais veloz ou mais compacto para viabilizar as entregas.

  • Rastreamento de veículos

O cliente responsável pela carga, a empresa logística e o destinatário se sentem mais seguros ao saber o status do transporte de mercadorias.

O horário de saída, a localização via satélite e a previsão de chegada podem ser obtidos com a ajuda de bons softwares de rastreamento de veículos.

Esse acompanhamento pode ser feito via desktop ou mobile e se tornar um importante diferencial para fidelizar os clientes.

  • Gestão de estoque

Em qualquer segmento, o maior medo das empresas é perder um cliente por não ter a mercadoria disponível na hora em que há a procura.

Com a ajuda da tecnologia, as equipes de vendas, estoque e logística acompanharão os números do armazém e das vendas e saberão o momento certo de acionar o serviço de transporte de mercadorias para abastecer os estoques.

  • Drone

Muito mais do que rastrear os veículos que estão realizando o transporte de mercadorias pelo país, o drone também pode ser usado para fazer entregas.

Com a promessa de um serviço mais rápido, esta ideia já adotada pela Amazon em outros países pode ser adotada com mais frequência aqui no Brasil em um futuro não tão distante.

O drone é capaz de ajudar na redução de tempo de entrega de produtos em locais próximos ou de acesso complicado.

Percebeu como otimizar os processos logísticos é totalmente possível? Com investimento e planejamento, as empresas verão a curto, médio e longo prazos a produtividade e a satisfação dos clientes aumentarem e os custos reduzirem de maneira satisfatória.

E se você busca uma parceira logística que esteja atenta ao que há de mais moderno no transporte de mercadorias e outras soluções, conheça a Lotus Logística.

Especializada em distribuição de cargas fracionadas, a Lotus Logística é uma empresa premiada consecutivas vezes pela PepsiCo pela qualidade do seu serviço. Está localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, por isso possui fácil acesso ao Porto de Santos e a rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

A Lotus Logística atende pequenos, médios e grandes negócios, dos mais diferentes segmentos. Conheça todos os serviços entrando em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email administrativo@lotuslogistica.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *