Pixel do Facebook
Close

22 de julho de 2019

7 dicas de direção defensiva para motoristas de caminhão

Todo motorista de caminhão sabe o quanto é importante dominar os princípios da direção defensiva. Os números de acidentes de trânsito assustam e é preciso estar sempre atento às práticas de segurança para manter a integridade de quem está dirigindo, da carga a ser transportada e dos outros motoristas.

As empresas de logísticas que possuem sua própria frota ou que convivem com a prática de agregar caminhão não podem descuidar da qualidade dos serviços que prestam. Essa preocupação envolve a manutenção dos veículos e a qualificação profissional do motorista de caminhão.

Em viagens curtas ou muito extensas, em horário de pico ou de pouco fluxo, é importante que o caminhoneiro pratique a direção defensiva. Com algumas medidas simples, é possível fazer uma viagem tranquila e entregar as mercadorias com mais segurança.

LEIA MAIS: Rastreamento de carga, um serviço essencial para a logística

7 dicas de direção defensiva para motoristas de caminhão

Na busca pelo melhor atendimento ao cliente e pela excelência no cuidado com os funcionários, a Lotus Logística busca manter sua equipe preparada para enfrentar o trânsito de maneira consciente e fazer as entregas com rapidez e segurança.

Reunimos algumas dicas importantes de direção defensiva que podem ajudar o motorista de caminhão a realizar seu trabalho com tranquilidade:

  • Faça a manutenção periódica do caminhão

A direção defensiva começa com a qualidade do veículo. Verifique os níveis de combustível, pastilhas de freio, amortecedores e suspensão, óleo, baterias, faróis, setas e luzes de freio, limpador de parabrisa, qualidade dos pneus (inclusive do estepe), entre outros. Esse cuidado deve ser um dos primeiros a serem tomados antes de sair com o caminhão para realizar as entregas.

LEIA TAMBÉM: Manutenção da frota, entenda por que ela é tão estratégica

  • Tenha domínio do tamanho do caminhão

Saber a dimensão do caminhão é muito importante para evitar problemas sérios como entalar o veículo nos túneis, quebrar placas e faróis e danificar a base de pontes. Além dos danos ao próprio caminhão, o acidente vai provocar congestionamentos, interdições por longos períodos e lesar as finanças da empresa responsável pelo veículo, que terá que arcar com o prejuízo.

  • Faça ultrapassagens com cuidado

O número de colisões frontais nas estradas e ultrapassagens nas curvas estão na lista dos acidentes fatais. Por isso, evite realizar curvas ao lado de outros veículos e tenha consciência na hora de fazer ultrapassagens para não colocar em risco a vida de ninguém. E sempre que for realizar este tipo de movimento, sinalize corretamente.

  • Faça o transporte da carga de maneira correta

A má distribuição da carga, a amarração incorreta e o excesso de peso podem causar acidentes e danos na pista. O desnivelamento no caminhão pode fazê-lo tombar e o derramamento de cargas nas ruas pode causar sérios problemas para outros motoristas.

  • Mantenha distância do veículo da frente

O caminhão é um veículo pesado e leva um tempo para frear totalmente, principalmente se a pista estiver molhada. Neste caso, temos ainda o risco de derrapagens. Para evitar acidentes, mantenha uma distância segura do veículo da frente para que o sistema não precise ser acionado de maneira brusca.

  • Faça as pausas necessárias

Viagens muitos longas exigem muito planejamento e disposição. Alimente-se bem e faça pausas para descansar e repor a energias. Por mais familiaridade que o motorista possua com seu trabalho e com o veículo, o cansaço prejudica a atenção e um descuido, por menor que seja, pode causar um acidente.

  • Respeite a sinalização e as regras de trânsito

Um dos princípios de um motorista de caminhão que pratica a direção defensiva é seguir corretamente a sinalização. Isso significa usar cinto se segurança, acender os faróis nos momentos certos, respeitar os limites de velocidade, trafegar nos horários estabelecidos e na pista destinada aos veículos mais pesados, não fazer conversões proibidas e não fazer ultrapassagens em locais não permitidos.

Essas são algumas das atenções que um motorista de caminhão precisa ter ao prestar serviços para os clientes de empresas logísticas. Esses cuidados de direção defensiva contribuem para um processo de transporte e distribuição de mercadorias muito mais seguro.

E por falar em distribuição, você sabia que a Lotus Logística é premiada consecutivas vezes pela PepsiCo pela qualidade do seu serviço de distribuição de cargas fracionadas?

Especializada neste tipo de serviço, a Lotus Logística está localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Por isso possui fácil acesso ao Porto de Santos e a rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

A empresa atende pequenos, médios e grandes negócios, dos mais diferentes segmentos. Conheça todos os serviços entrando em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email administrativo@lotuslogistica.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *