Pixel do Facebook
Close

9 de setembro de 2020

A sua empresa conhece o frete Spot?

Free Spot Lotus Logistica

Em momentos bem específicos a sua empresa pode precisar do frete Spot. Você sabe como ele funciona?

O frete Spot é um serviço de entrega contratado de maneira pontual e urgente. Isso porque ele é realizado por uma terceirizada e foge dos contratos anuais firmados com diferentes parceiras logística.

Geralmente, as empresas já possuem em sua lista de fornecedores uma lista de empresas de distribuição de produtos que realizam tarefas determinadas em contrato após longa negociação. Porém, quando ocorre uma demanda que não é prevista, é necessário acionar outros parceiros para a realização de entregas emergenciais. É aí que entra o frete Spot.

Quando contratar o frete Spot?

Muitos são os motivos que levam as empresas a recorrerem ao frete Spot:

  • Demandas inesperadas e que necessitam de soluções urgentes;
  • Prevenção de novos problemas, principalmente quanto o cliente ficou insatisfeito com o serviço realizado anteriormente;
  • Garantia da entrega da mercadoria no prazo quando há problemas nos processos internos da empresa;
  • Volume de pedidos além do esperado;
  • Distribuição de ampla linha de produtos que precisam chegar a diferentes tipos de clientes em um curto tempo;
  • Distribuição específica de cargas com volume ou medidas fora dos padrões.

LEIA MAIS: Como as empresas devem negociar o valor do frete de suas mercadorias?

 

O que toda empresa precisa saber ao optar pelo frete Spot?

Antes de contratar o frete Spot, sua empresa precisa conhecer três pontos importantes que norteiam este tipo de serviço:

1 – O pagamento é imediato: ou seja, ao solicitar o frete Spot, a empresa deve pagar imediatamente pelo serviço, pois ele está fora das tarefas firmadas em contrato com os fornecedores.

2 – Realiza entregas imediatas: da mesma forma que o pagamento é feito à vista, o serviço também é realizado imediatamente ou na hora definida pelo contratante. Portanto, o frete Spot é uma modalidade que deve acionada em medidas urgentes.

3 – Alto custo: uma vez que o serviço de entrega foge do padrão, ele tem o custo mais elevado. Afinal de contas, é necessário disponibilizar o veículo e a equipe necessária no ato do pedido para que a entrega seja realizada dentro do padrão de urgência esperado.

 

Quais as vantagens de se contratar o frete Spot?

Mesmo que seja utilizado apenas para demandas urgentes, o frete Spot nem sempre é um apagador de incêndios. Ele também pode ser uma forma adotada pela empresa de atender às necessidades de seus clientes, criando, dessa forma, um relacionamento mais sólido e aumentando sua reputação no mercado.

Veja os pontos positivos do frete Spot:

Rapidez na contratação: por ser uma demanda urgente, o processo de contratação acaba sendo ágil e pouco burocrático tanto para o cliente quanto para a empresa de logística.

Aumento da satisfação do cliente: o frete Spot oferece ao destinatário a garantia de que a mercadoria vai chegar no prazo estabelecido. Inclusive, a possibilidade de encurtar o tempo de espera atrai o cliente. Em certos casos, o cliente acaba pagando um valor mais alto para receber sua encomenda com mais urgência.

Prazos de entrega mais curtos: o frete Spot foi criado para atender chamados urgentes. Desse modo, a empresa que contrata o serviço não corre o risco de a mercadoria chegar atrasada, porque não há fracionamento de carga e nem paradas durante o trajeto.

Solução rápida para problemas internos: demora na emissão da documentação, erros de processo, interdição de equipamentos ou redução inesperada de equipe são alguns dos motivos que podem levar ao atraso das entregas. Neste caso, o frete Spot acaba servindo para minimizar qualquer tipo de insatisfação por parte dos clientes e distribuir a mercadoria no menor tempo possível.

LEIA TAMBÉM: Soluções logísticas: como identificar o parceiro ideal

 

Saiba a hora certa de contratar o frete Spot!

É importante lembrar que este tipo de serviço é contratado em caráter de urgência. Logo, é uma solicitação que deve ser somado aos demais serviços já prestados pelas parceiras logísticas.

Quando a contratação do frete Spot se torna corriqueira, é importante rever os processos da empresa, de forma que os serviços de distribuição e entrega emergencial não comprometam o faturamento.

Em determinados casos, o valor do frete Spot pode ser repassado para o cliente. Neste caso, o motivo do pedido não pode estar relacionado a falhas de processo da empresa, mas, sim, às exigências inesperadas do cliente.

Se a sua empresa está à procura de uma parceira logística que ofereça diferentes opções para atender às necessidades dos clientes, conheça a Lotus Logística.

Localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, a Lotus Logística possui fácil acesso ao Porto de Santos e a rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

Conheça todos os serviços da Lotus Logística entrando em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email [email protected].

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *