Pixel do Facebook
Close

7 de janeiro de 2019

Como funciona a logística de transporte de medicamentos

transporte de medicamentos

Você já parou para pensar como é feito o transporte de medicamentos? Bastante sensíveis à temperatura, umidade e luz, os remédios geralmente percorrem um longo trajeto até chegar aos hospitais e farmácias de todo o Brasil.

Realizar o transporte de medicamentos, aliás, não é tão simples quanto parece. Isso porque qualquer procedimento inadequado pode comprometer a eficácia do produto e causar problemas de saúde aos consumidores.

Dessa forma, para garantir a qualidade, integridade e as propriedades dos medicamentos, as empresas têm adotado sistemas de armazenamento, manuseio e transporte especiais.

Da embalagem à duração da viagem, tudo é calculado e pensado de forma cautelosa, respeitando as características e necessidades dos produtos.

Para controlar a temperatura, por exemplo, é preciso apostar em termômetros e higrômetros em todos os locais onde o medicamento estará presente, como na área de estocagem, geladeiras e nos veículos responsáveis pelo transporte desses produtos.

É preciso ainda que seja realizado um monitoramento constante, a fim de evitar perda de calor – ou o seu excesso.

LEIA MAIS: Cuidados ao fazer transporte de congelados

 

Leis e o transporte de medicamentos

Atualmente, não existe uma lei específica que regulamenta o transporte de medicamentos. No entanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) conta com algumas normas que devem ser cumpridas, sob pena de multa.

Para garantir sistemas cada vez mais eficientes e otimizados, o órgão desenvolveu um manual de “boas práticas”, que tem como objetivo estabelecer condições adequadas de armazenamento e transporte de medicamentos.

Além desse manual, as empresas precisam estar em dia com algumas Resoluções da Diretoria Colegiada (RDCs) da Anvisa, como a RDC 39/2013.

Considerada fundamental para a execução de um serviço de qualidade, ela especifica os procedimentos administrativos para concessão da Certificação de Boas Práticas de Fabricação, Distribuição e/ou Armazenagem de Medicamentos, Produtos para a Saúde e Insumos Farmacêuticos.

A distribuição desse tipo de produto também está condicionada à presença de um farmacêutico, que será responsável por identificar as necessidades do produto e qualquer problema relacionado a ele, bem como evitar que tenham suas características alteradas.

 

Cuidados no transporte de medicamentos

A gestão dos processos, o cumprimento das normas e legislações, bem como a utilização de um sistema logístico inteligente e eficaz, garantem que o medicamento chegue ao seu destino final com a qualidade de fábrica.

Diante disso, as operadoras logísticas devem tomar algumas providências para que os aspectos químicos, físicos, terapêuticos e toxicológicos dos medicamentos sejam preservados.

LEIA TAMBÉM: Transporte e armazenagem terceirizados para grandes empresas

Os cuidados devem começar bem antes do transporte, ainda na área de armazenagem. É necessário manter a temperatura adequada dos produtos, principalmente daqueles que são termossensíveis. Ou seja, os armazéns precisam contar com câmaras frias, geladeiras e sistemas de temperatura que realizem um monitoramento, considerando as necessidades específicas dos remédios.

As embalagens também são parte fundamental do processo. Isso porque é preciso que as caixas utilizadas tenham o tamanho certo, a fim de evitar avarias e outros problemas.

Cabe ressaltar que alguns medicamentos, como quimioterápicos e insulinas, necessitam de recipientes especiais – caixas de isopor ou maletas térmicas.

No entanto, quando falamos deste tipo de produto, o transporte de medicamentos é um dos momentos mais cruciais.

Além da utilização de veículos adaptados, com termômetros, geladeiras, entre outros, é preciso planejar muito bem as rotas, evitando vias com tráfego intenso ou de difícil acesso.

Aliado a isso, há ainda a possibilidade de realizar o rastreamento da carga, o que garante maior sucesso nas operações e, principalmente, o cumprimento das rotas.

Esse monitoramento permite, ainda, identificar problemas de forma mais rápida, como roubos e acidentes, tornando as ações mais eficazes.

Se você está em busca de uma parceira ideal para realizar a distribuição e transporte de medicamentos, entre em contato com a Lotus Logística.

Há mais de 10 anos trabalhando com distribuição de cargas fracionadas, a empresa conta com profissionais capacitados e soluções inteligentes para atender à sua demanda.

Entre em contato e saiba mais sobre os serviços da Lotus Logística pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo e-mail administrativo@lotuslogistica.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *