Como grandes empresas reduzem custos na distribuição de produtos?
Sendo você responsável pela distribuição de produtos, sabe que um único deslize pode provocar erros ao longo das etapas logísticas. Nesse contexto, surge uma pergunta: como grandes empresas logísticas realizam entregas?
Diariamente, grandes redes de varejo, especialmente a Amazon, o Mercado Livre e a Magazine Luiza, realizam milhares de entregas. Diante da tanta quantidade de produtos movimentados, os poucos erros surpreendem novos gestores.
O serviço de distribuição se mostra ainda mais importante para as grandes empresas de varejo por garantir um baixo custo, mesmo com a operação em alta. E, felizmente, as pequenas empresas podem repetir a estratégia das grandes distribuidoras.
Como reduzir custos na distribuição de produtos?
Para reduzir os custos na distribuição de produtos, o empreendedor precisa reduzir ao mínimo a possibilidade de cometer erros. Na prática, ao despachar errado ou destinar um produto para um armazenamento mais longe, você perde dinheiro.
Sendo assim, você deve estar atento a todos os detalhes que envolvem o envio de um produto. Por exemplo, a etiquetagem tem um papel importante dentro da cadeia logística.
Ao imprimir e aplicar uma etiqueta em um produto, você deve ter a certeza de que todas as informações estão corretas e, ao mesmo tempo, checar a qualidade da impressão.
Um código de barras falhado não funciona como deveria e, neste caso, você, como a empresa responsável pela entrega, pode simplesmente devolver o produto.
Há, ainda, os custos relacionados à imagem do seu negócio. Muitas vezes, más experiências de entregas refletem no desempenho das suas vendas e na quantidade de conversão em lojas online.
Mesmo sem ser o responsável direto pela entrega, o seu negócio responde por boas e más experiências.
Diante disso tudo, como reduzir os custos na distribuição de produtos? Por mais simples que pareça, você deve seguir o exemplo das grandes redes de varejo e produtos online., utilizando o cross docking como modelo logístico.
O que é e como funciona o cross docking para distribuição de mercadorias?
O cross docking é um modelo de distribuição de produtos conhecido por agilizar entregas e minimizar erros durante as diferentes etapas logísticas.
Na prática, esse sistema de entrega funciona em três etapas principais: Recebimento; Separação; e Expedição.
No recebimento, a operadora logística recepciona os produtos a serem entregues por parte dos fornecedores. Neste caso, uma loja online, por exemplo, precisa apenas encaminhar o item vendido até o ponto de recebimento mais próximo.
Com o produto em mãos, inicia-se o processo de separação. Ou seja, aqui o produto é separado e destinado ao armazém de expedição mais próximo do destino.
Ainda no processo de separação, vale destacar que as melhores operadoras logísticas trabalham com tempo limite nesta etapa. Geralmente, o despacho do produto para a expedição dura no máximo 24 horas.
Por fim, o processo de expedição acontece na sequência. Com a entrega recebida no galpão mais próximo do destino, os entregadores retiram e levam o produto até onde o ponto de retirada definido pelo cliente.
Lotus Logística e cross docking
A Lotus Logística utiliza as melhores práticas de cross docking para pequenas, médias e grandes empresas fazerem a distribuição de produtos com máxima qualidade.
Com mais de 10 anos de experiência, a empresa está localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, por isso consegue acessar facilmente o Porto de Santos e rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.
Conheça todas as soluções oferecidas pela Lotus Logística entrando em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo e-mail administrativo@lotuslogistica.com.