Pixel do Facebook
Close

18 de maio de 2022

Como grandes empresas reduzem custos na distribuição de produtos?

distribuicao-de-produtos-soluções-logísticas

Sendo você responsável pela distribuição de produtos, sabe que um único deslize pode provocar erros ao longo das etapas logísticas. Nesse contexto, surge uma pergunta: como grandes empresas logísticas realizam entregas?

Diariamente, grandes redes de varejo, especialmente a Amazon, o Mercado Livre e a Magazine Luiza, realizam milhares de entregas. Diante da tanta quantidade de produtos movimentados, os poucos erros surpreendem novos gestores.

O serviço de distribuição se mostra ainda mais importante para as grandes empresas de varejo por garantir um baixo custo, mesmo com a operação em alta. E, felizmente, as pequenas empresas podem repetir a estratégia das grandes distribuidoras.

 

Como reduzir custos na distribuição de produtos?

Para reduzir os custos na distribuição de produtos, o empreendedor precisa reduzir ao mínimo a possibilidade de cometer erros. Na prática, ao despachar errado ou destinar um produto para um armazenamento mais longe, você perde dinheiro.

Sendo assim, você deve estar atento a todos os detalhes que envolvem o envio de um produto. Por exemplo, a etiquetagem tem um papel importante dentro da cadeia logística.

Ao imprimir e aplicar uma etiqueta em um produto, você deve ter a certeza de que todas as informações estão corretas e, ao mesmo tempo, checar a qualidade da impressão.

Um código de barras falhado não funciona como deveria e, neste caso, você, como a empresa responsável pela entrega, pode simplesmente devolver o produto.

Há, ainda, os custos relacionados à imagem do seu negócio. Muitas vezes, más experiências de entregas refletem no desempenho das suas vendas e na quantidade de conversão em lojas online.

Mesmo sem ser o responsável direto pela entrega, o seu negócio responde por boas e más experiências.

Diante disso tudo, como reduzir os custos na distribuição de produtos? Por mais simples que pareça, você deve seguir o exemplo das grandes redes de varejo e produtos online., utilizando o cross docking como modelo logístico.

 

O que é e como funciona o cross docking para distribuição de mercadorias?

O cross docking é um modelo de distribuição de produtos conhecido por agilizar entregas e minimizar erros durante as diferentes etapas logísticas.

Na prática, esse sistema de entrega funciona em três etapas principais: Recebimento; Separação; e Expedição.

No recebimento, a operadora logística recepciona os produtos a serem entregues por parte dos fornecedores. Neste caso, uma loja online, por exemplo, precisa apenas encaminhar o item vendido até o ponto de recebimento mais próximo.

Com o produto em mãos, inicia-se o processo de separação. Ou seja, aqui o produto é separado e destinado ao armazém de expedição mais próximo do destino.

Ainda no processo de separação, vale destacar que as melhores operadoras logísticas trabalham com tempo limite nesta etapa. Geralmente, o despacho do produto para a expedição dura no máximo 24 horas.

Por fim, o processo de expedição acontece na sequência. Com a entrega recebida no galpão mais próximo do destino, os entregadores retiram e levam o produto até onde o ponto de retirada definido pelo cliente.

 

Lotus Logística e cross docking

A Lotus Logística utiliza as melhores práticas de cross docking para pequenas, médias e grandes empresas fazerem a distribuição de produtos com máxima qualidade.

Com mais de 10 anos de experiência, a empresa está localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, por isso consegue acessar facilmente o Porto de Santos e rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

Conheça todas as soluções oferecidas pela Lotus Logística entrando em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo e-mail administrativo@lotuslogistica.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.