Pixel do Facebook
Close

2 de abril de 2018

Cuidados ao fazer transporte de congelados

transporte de congelados

O transporte de congelados exige vários cuidados especiais. Isso porque esses alimentos precisam ser conduzidos em temperaturas baixas, para que não se estraguem durante o trajeto até o destino final.

Por conta disso, os caminhões frigoríficos são uma excelente opção para o transporte de congelados. Além de manterem um ambiente ideal para a movimentação de produtos perecíveis, eles impedem a entrada do calor e evitam que microrganismos se proliferem.

Tenha em mente que todo o cuidado é necessário para fazer o transporte de congelados. Desde a carga e descarga dos alimentos, até a câmara fria onde eles serão mantidos, tudo interfere na qualidade deste tipo de produto.

Como escolher o parceiro ideal para o transporte de congelados?

Atualmente, apenas 3,6% das transportadoras realizam o transporte de congelados. Esse é um mercado bem segmentado e, por conta disso, você precisa tomar alguns cuidados quando for escolher o seu parceiro ideal para soluções logísticas.

1. Confira equipamentos e veículos

Na hora de contratar uma empresa para transporte de congelados, verifique sempre os veículos e equipamentos que ela possui. Veja se ela tem todos os itens necessários, como câmaras frias, indicadores de temperatura, caixas transportadoras etc.

2. Veja o portfólio de clientes

Verifique as empresas atendidas pelo parceiro logístico. Se possível, visite algumas delas para avaliar a qualidade do serviço oferecido.

3. Visite o parceiro

Além dos equipamentos necessários, você precisa verificar a estrutura fornecida pelo parceiro. Para isso, faça uma visita até a sede e veja se todos os parâmetros de segurança estão sendo seguidos.

Dicas para realizar um transporte seguro

Além de escolher um bom parceiro para realizar o transporte de congelados, é essencial que você siga algumas dicas. Elas irão garantir que seus produtos sejam movimentados de forma segura.

  • Faça o deslocamento dos alimentos sempre dentro de caixas transportadoras específicas. Elas precisam ser de materiais com isolamento térmico, como por exemplo o isopor.
  • Só retire os produtos dos freezers na hora que o caminhão já estiver aguardando. Isso evita que eles descongelem.
  • Sempre verifique a temperatura atual da câmara fria através do termômetro do baú.
  • Tanto a carga quanto a descarga devem ser feitas com todos os EPIs (equipamentos de proteção individual) exigidos por lei. Jaquetas, luvas, botas, entre outros.
  • Sempre faça a carga e a descarga em áreas cobertas, para evitar raios solares e calor excessivo.
  • Depois de descarregar os produtos, coloque-o imediatamente dentro de um freezer ou câmara fria.

Seguir essas dicas básicas é essencial para garantir a qualidade dos produtos.

Erros que devem ser evitados para um transporte seguro

Os alimentos congelados precisam de cuidados especiais na hora de serem transportados. Contudo, existe uma série de pequenos erros que muitas empresas cometem que prejudicam o transporte e a qualidade dos produtos.

Confira abaixo quais atitudes você deve evitar para garantir que os congelados não estraguem.

  • Não faça o transporte de congelados em veículos convencionais. Eles precisam ser deslocados em caminhões refrigerados.
  • Não utilize gelo para manter a temperatura baixa. Você deve utilizar uma câmara fria.
  • Não deixe os produtos fora do refrigerador enquanto aguarda o transporte chegar. Eles devem ser retirados apenas na hora de carregar o caminhão.
  • Mantenha a temperatura do baú refrigerado sempre em torno de -40°C

Se você procura um bom parceiro, pode contar com a Lotus Logística. Especializada no transporte de cargas fracionadas, a empresa está localizada no ABC Paulista, região que permite fácil acesso a rodovias e portos.

Para conhecer as soluções oferecidas, consulte a Lotus Logística pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email administrativo@lotuslogistica.com.

2 Comments on “Cuidados ao fazer transporte de congelados

David ribeiro
17 de janeiro de 2019 em 12:28

Bom dia!!
Vcs fazem transporte de caga francionada para a bahia, mais precisamente cidade de Vitória da Conquista.
Em fazendo, qual seria o valor por kg?
Grato!
David ribeiro

Responder
David ribeiro
17 de janeiro de 2019 em 12:29

Bom dia!!
Gostaria de saber se fazem transporte fracionado para a bahia, mais precisamente a Vitória da Conquista.
Em fazendo qual o custo por kg e como funciona.
Grato

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *