Pixel do Facebook
Close

8 de setembro de 2021

DRP: como este sistema melhora a gestão da cadeia de suprimentos?

DRP

Para melhorar a gestão de produtos e o fluxo de vendas, é importante que as empresas realizem um DRP assertivo e organizado.

O DRP (Distribution Requirements Planning), conhecido mais popularmente como planejamento de distribuição, é um sistema que abrange toda a cadeia de produção e seus processos logísticos, para que o produto esteja disponível para venda conforme demanda.

A equipe responsável pelo planejamento de distribuição precisa acompanhar desde a aquisição de matérias-primas até a venda do produto. Assim, colabora para que haja menos incidência de mercadorias paradas nos centros de distribuição ou rupturas nos pontos de venda.

Quando há alguma falha no processo de distribuição, as duas pontas do processo saem perdendo. A empresa, porque fica com excesso de produtos estocados, e o cliente, que se frustra por se dirigir ao PDV e não conseguir comprar o item que deseja.

 

DRP permite um olhar macro sobre a cadeia de suprimentos

Um planejamento de distribuição é baseado em dados que incluem cruzamentos entre as saídas de produtos nos pontos de venda e os estoques nos centros de distribuição.

A partir daí, a equipe responsável pelo DRP consegue ter uma visão macro da cadeia e começa a tomar decisões para reduzir custos, aumentar as vendas e evitar produtos parados tantos nas prateleiras quanto nos centros de distribuição.

Algumas atividades são essenciais no DRP:

  • Inventário de estoque para verificação dos tipos de produtos e as quantidades.
  • Relatório de vendas para saber a performance dos PDVs e os produtos mais vendidos.
  • Fluxo de vendas para entender se existem épocas do ano com mais ou menos saída de determinados produtos.

Todas essas informações vão ajudar a equipe de DRP nas seguintes demandas:

  • Orientação do fluxo de produção das indústrias;
  • Controle de estoques nos centros de distribuição e nos armazéns dos PDVs;
  • Gestão logística para distribuição correta das mercadorias, evitando rupturas.

LEIA MAIS: Como uma boa gestão logística influencia os resultados de trade marketing?

 

Qual o papel da logística no sistema DRP?

É a parceira logística que disponibilizará os veículos corretos para fazer a movimentação das mercadorias das indústrias para os centros de distribuição e depois para os PDVs.

Por isso, é muito importante que as marcas contem com um bom parceiro logístico. Quanto mais soluções a empresa oferecer, melhores serão as oportunidades de ações para evitar mercadorias paradas e rupturas.

A empresa logística também fica responsável por definir a melhor roteirização do transporte dos produtos e o modal mais adequado para atender às necessidades das marcas e reduzir custos nos processos.

Se a sua empresa precisa de uma parceira de transporte de mercadorias, conte com a Lotus Logística. Com mais de 20 anos de experiência, é especializada em transporte de carga fracionada, e oferece uma gama de soluções, entre eles just in time, milk run e logística reversa.

Localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, a empresa acessa facilmente o Porto de Santos e rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

Conheça todos as soluções oferecidas pela Lotus Logística entrando em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo e-mail administrativo@lotuslogistica.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *