Pixel do Facebook
Close

9 de setembro de 2019

Entenda a relação entre supply chain e logística

Logística e supply chain management são termos que costumam ser usados como sinônimos por algumas empresas. Mas a verdade é que, em vez de serem a mesma coisa, esses processos são complementares.

Neste artigo vamos explicar para você a diferença entre eles.

Supply chain management, ou cadeia de suprimentos, em português literal, envolve a gestão de todas as atividades de um produto. Isso quer dizer que o trabalho abrange desde a aquisição de matéria-prima até a entrega ao cliente final.

Já a logística compreende apenas uma parte deste processo, que está focada no recebimento de mercadorias, armazenamento, movimentação adequada e distribuição dos produtos ao seu destino por meio de diferentes modais.

Deste modo podemos dizer que a logística está dentro do processo de supply chain e que uma depende muito da outra para que todas as atividades sejam executadas com sucesso.

Como funciona o trabalho dos profissionais de supply chain?

A empresa que possui um bom departamento de supply chain tem vantagens competitivas, pois a equipe tem a missão de integrar todas as empresas e funcionários envolvidos no processo de produção da empresa.

Ao conectar corretamente a empresa que fornece a matéria-prima, a parceira logística e as organizações responsáveis por disponibilizar o produto para o cliente, a comunicação se torna mais efetiva e as tarefas passam a ser realizadas de maneira mais alinhada e otimizada.

Essa visão global e organizada facilita a identificação de melhorias que possam reduzir custos, melhorar a produtividade de todos os profissionais envolvidos e aumentar a competitividade na empresa no mercado.

Outro ponto importante é que o trabalho do supply chain, por ser muito amplo e cíclico, torna-se capaz de prever problemas e de colher importantes feedbacks do cliente para tornar o trabalho ainda mais alinhado.

Isso porque a atuação começa na aquisição de matérias-primas (tarefa que precede o início da produção) e termina na pós-compra, fazendo análises de satisfação do cliente.

E como a logística encontra o supply chain?

A equipe de logística atua fazendo toda a gestão de armazenamento, movimentação e transporte de mercadorias. As atividades englobam os modelos mais seguros e adequados de embalagem e etiquetagem, recepção dos materiais, controle dos estoques, a movimentação adequada dentro dos armazéns carga e descarga de mercadorias e identificação do melhor modal para distribuição das mercadorias.

É a logística que fará com que o produto, cujo processo teve início com a aquisição de matéria-prima, chegue até o ponto onde o cliente final terá acesso.

Cabe também à logística buscar as melhores tecnologias para melhorar a produtividade e a execução dos processos de armazenamento, movimentação e transporte e reduzir custos operacionais.

Todo o trabalho dos operadores logísticos é supervisionado pela equipe de supply chain, que fica encarregada de ter uma visão geral do processo e de analisar as performances de cada etapa.

Como escolher uma boa parceira logística?

Conforme explicamos acima, o trabalho da logística precisa ser feito com a mais alta qualidade, de forma que todo o processo esteja alinhado e traga os resultados desejados. Por isso, as empresas precisam escolher com segurança sua parceira logística.

Nesta hora é possível contar com as diferentes soluções da Lotus Logística. Especializada no serviço de transporte de carga fracionada, a empresa está localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, e possui fácil acesso ao Porto de Santos e a rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

A Lotus Logística atende empresas de variados portes e segmentos. Conheça todos nossos serviços, entrando em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email administrativo@lotuslogistica.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *