Pixel do Facebook
Close

2 de dezembro de 2020

Entenda como funciona o serviço de co-packing

co-packing

Você sabia que o investimento em serviços de co-packing pode ajudar a sua empresa a aumentar os lucros e se diferenciar no mercado?

É no ponto de venda que as marcas percebem exatamente como anda sua popularidade com o consumidor. A lista de ingredientes utilizados, o preço e a embalagem são alguns dos quesitos analisados pelas pessoas antes de decidir colocar este ou aquele produto no carrinho.

E, uma vez que a luta pela concorrência exige criatividade e planejamento, o co-packing pode ajudar seus produtos a se diferenciarem na gôndola e a chamarem mais a atenção do consumidor na hora de tomar a decisão de compra.

 

O que é o co-packing e como ele funciona?

Co-packing, também chamado de embalamento secundário, é a criação de kits promocionais que reúne um ou mais produtos de uma determinada marca, podendo conter brindes ou não.

Entre os kits promocionais mais comuns estão pacotes de escova de dente e pasta, sucrilhos com tigela, shampoo e condicionador, creme de tratamento com pente, dois sabores de salgadinhos e margarina com pote decorativo.

As possibilidades são as mais variadas, tudo depende do público a ser atingido, do tipo de produto comercializado e da campanha promocional criada.

O processo funciona da seguinte forma:

1 – A equipe de vendas da marca identifica produtos que poderiam ser comercializados juntos para atrair mais consumidores.

2 – A marca conta com a parceria de uma equipe de co-packing para o layout do kit que vai acomodar os produtos que farão parte da promoção.

3 – Os produtos saem da indústria e vão para a empresa de co-packing – que se encarrega de montar os kits

4 – A empresa de co-packing devolve os kits prontos para a indústria ou os encaminha para a parceira logística fazer a distribuição.

LEIA MAIS: Como otimizar os processos de picking e packing?

Quais os cuidados na hora de fazer o co-packing?

A maneira tradicional de co-packing foi a que detalhamos acima. Porém, essas etapas estão sujeitas a alterações.

O co-packing pode ser otimizado quando a empresa realiza a produção dos brindes ainda na indústria, antes de levar para a parceira logística, ou no armazenamento, antes de as embalagens serem acomodadas nos veículos para serem distribuídas nos pontos de venda.

Para que o co-packing seja realmente vantajoso, é importante que a empresa avalie os custos de cada processo de produção e de logística, de forma que as vendas tragam lucros visíveis.

Isso porque o embalamento secundário pode alterar as dimensões e o peso da embalagem final, aumentando também o volume ocupado nos veículos da parceira logística na hora da distribuição e o espaço a ser ocupado nas gôndolas. Desse modo, um co-packing precisa de muito planejamento estratégico.

Vale lembrar que o co-packing significa uma etapa a mais nos processos da empresa. Por isso, precisa ser bem alinhado para não causar atrasos nas entregas.

A sua empresa deseja inserir o co-packing em uma ou mais estratégias de venda e precisa de orientações? Saiba que a Lotus Logística conhece este serviço e pode ajudar você!

Especializada no serviço de transporte de carga fracionada, a empresa já foi premiada consecutivas vezes pela Pepsi.Co pela qualidade na execução desta solução. Localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, possui fácil acesso ao Porto de Santos e a rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

Conheça todos os serviços entrando em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email administrativo@lotuslogistica.com.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *