Pixel do Facebook
Close

21 de maio de 2018

Entenda a importância da embalagem para a logística

embalagem

Quem trabalha com logística sabe a importância da embalagem durante o processo de transporte de carga.

O transporte de qualquer tipo de mercadoria exige que muitas etapas sejam cumpridas para que o produto chegue intacto ao seu destino. E, com absoluta certeza, um dos principais pontos de atenção é a embalagem que envolve o que está sendo transportado.

Leia o nosso artigo e entenda a importância da embalagem, quais são os tipos mais comuns e suas utilizações adequadas.

Embalagem é fundamental para o transporte de carga

As embalagens são fundamentais em diversos momentos da vida de um produto. Além de ajudarem a vender, com informações importantes e visual atrativo para o consumidor, elas são responsáveis pela conservação durante o transporte e todo o processo de estocagem.

Existem embalagens de diferentes modelos, materiais e com variadas finalidades. Se elas não forem adequadas, o produto corre o risco de se estragar durante o transporte, o que representa prejuízo para todos os envolvidos.

LEIA MAIS: Cuidados na armazenagem de materiais em logística

Portanto, as embalagens servem para conservar o que está dentro dela, manter temperaturas adequadas, isolar do contato com água, proteger contra riscos e quebras etc.

Conheça os tipos mais comuns e como escolher a embalagem ideal:

Embalagem de isopor

Esse tipo de embalagem é muito utilizado para proteger cargas como eletrônicos, eletrodomésticos e alimentos refrigerados. É um tipo de embalagem muito utilizado no Brasil.

Embalagem de papelão

As embalagens de papelão são muito utilizadas para o transporte das chamadas cargas secas, que não demandam uma temperatura específica para transporte. É o caso dos alimentos não perecíveis como arroz, feijão e açúcar ou, ainda, peças, ferramentas etc.

Além destas, podemos citar outras, como:

– Plástico;
– Madeira;
– Ligas metálicas.

Por isso, para que se cumpra o papel de proteger a carga durante o transporte, é fundamental que a embalagem seja usada da forma correta.

Além de classificar os tipos de embalagens, podemos listar aqui as diferentes camadas de embalagem usadas para proteção de uma carga durante o transporte.

Embalagem primária

É aquela que está em contato direto com o produto. Ou seja, a que acompanha aquele item desde a fábrica, como uma caixa, um saco plástico etc.

Embalagem secundária

Costuma agrupar embalagens primárias. Por exemplo: um biscoito que é envolvido por um plástico (embalagem primária) e depois por uma caixa (embalagem secundária).

Embalagem Terciária

É aquela que, de fato, é utilizada para o transporte das cargas, ou seja, que envolve tanto a embalagem primeira quanto a secundária. Seria o caso de uma caixa de papelão, por exemplo.

Impacto do tipo de embalagem na logística

A embalagem ideal deve ser pensada para proteger a mercadoria durante todo o processo logístico, que envolve armazenagem e movimentação. Ou seja, o estoque e o transporte são fatores fundamentais e devem ser planejados com cuidado.

Considerando que as embalagens têm seu grau de importância na hora de calcular o frete, é necessário encontrar o equilíbrio perfeito entre o peso da embalagem (que não pode ser excessivo) e sua resistência (que deve ser excelente).

Uma embalagem precisa equilibrar todos os fatores essenciais para o transporte de cargas: economia, facilidade, resistência e praticidade. Logo, uma embalagem complexa de montar, difícil de carregar ou muito cara de produzir geralmente não é adequada.

LEIA MAIS: Como fazer uma boa gestão de armazenagem logística

Além disso, é preciso levar em consideração as questões ambientais, já que existe um apelo cada vez maior para que as empresas adotem atitudes sustentáveis. Por isso, materiais mais fáceis de serem reciclados são sempre os preferidos.

Evite erros e reduza os riscos de perda de carga

Um dos erros mais comuns das empresas é economizar demais na hora de adquirir embalagens. Esse material precisa ter uma excelente qualidade, e se você colocar esse quesito em risco por conta de valor, terá mais prejuízo futuramente.

O lacre também é outro ponto a ser analisado durante armazenamento e movimentação da embalagem. Ele serve para inibir pequenos roubos e garantir ao cliente que a carga não foi violada durante o processo de logística.

Para que uma embalagem atenda a todas as necessidades, é necessário que o seu desenvolvimento leve em consideração todo o processo de logística. Saber se ela será colocada em paletes, aberta com estilete, transportada em caminhão, entre outras situações, ajudará a definir qual é o melhor material e as medidas de segurança a serem tomadas.

A embalagem é uma das grandes preocupações da Lotus. Além de atuar fortemente no segmento de cargas fracionadas, a empresa avalia com grande preocupação seus fornecedores, de forma que o produto a ser transportado seja adequadamente acomodado e chegue em perfeito estado ao seu local de destino.

A Lotus pode ser sua parceira ideal de soluções logísticas. Estrategicamente localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, a empresa tem fácil acesso ao Porto de Santos e a rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

Para conhecer melhor as soluções da Lotus, entre em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email administrativo@lotuslogistica.com.

2 Comments on “Entenda a importância da embalagem para a logística

Mariza Silva Santos
21 de maio de 2018 em 16:39

Amei!!! Estou estudando Logistica.
e essa matéria me ajudou muito.
Obrigada

Responder
Agueda Billips Embalagens
25 de novembro de 2018 em 23:29

Olá, esse é um ótimo blog e sempre aproveito as informações postadas aqui. Muito obrigado.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *