Pixel do Facebook
Close

19 de agosto de 2020

Entenda os principais cuidados no transporte de carga refrigerada

Carga Refrigerada

Os processos que envolvem o manuseio de carga refrigerada são regulamentados e fiscalizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e exigem muita atenção por parte das empresas de logística.

Usado principalmente para transportar alimentos perecíveis e congelados, este tipo de serviço deve tomar todas as precauções possíveis para manter em boas condições os produtos que estão sendo movimentados.

Entre os ramos da indústria que mais utilizam este tipo de transporte estão o farmacêutico (medicamentos e cosméticos) e alimentício (frutas, laticínios, carnes e alimentos congelados em geral). A refrigeração também é usada para transporte de amostras de laboratório, algumas bebidas alcoólicas, flores e até mesmo de obras de arte.

 

Qual o tipo de transporte mais adequado para carga refrigerada?

Para que não haja nenhum tipo de dano físico, químico ou biológico, os produtos congelados e refrigerados devem ser transportados em veículos que contenham um eficiente sistema de refrigeração.

O baú refrigerado, onde fica acomodada a carga a ser transportada e distribuída, precisa estar separada da cabine do motorista. Também deve possuir as paredes lisas, impermeáveis e laváveis, além de um piso bem vedado, estrados resistentes, ganchos e ser higienizado de maneira periódica.

É importante ressaltar que o baú refrigerado não é o único responsável pela segurança e conservação dos produtos. O armazenamento e a movimentação de materiais também precisam ser bem planejados e executados para reduzir o risco de prejuízos.

Todo esse processo de cuidado com a carga refrigerada é conhecido como cadeia de frio.

A embalagem é outro item que merece atenção. Ela precisa estar de acordo com o tipo de produto transportado, para evitar avarias, e devidamente etiquetada.

Além da preocupação com a temperatura, características e limpeza do baú, o transporte de carga refrigerada é feito em veículos pequenos, como furgões, pequenos caminhões e vans, de forma a reduzir atritos e movimentações indevidas das mercadorias.

Justamente por isso, os trajetos realizados para este tipo de serviço logísticos costumam ser curtos. Como o prazo para chegada ao destino é determinado pelo tipo de produto, as rotas adotadas pelos caminhões precisam ser bem planejadas.

LEIA MAIS: Monitoramento de entregas na logística: entenda a sua importância

Se a sua empresa está em busca de uma empresa de transporte e de outras soluções, conheça a Lotus Logística.

Especializada no serviço de transporte de carga fracionada, a empresa já foi premiada consecutivas vezes pela Pepsi.Co pela qualidade na execução desta solução. Localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, possui fácil acesso ao Porto de Santos e a rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

Conheça todos os serviços entrando em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email [email protected].

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *