Pixel do Facebook
Close

3 de junho de 2019

EPIs para quem trabalha com movimentação de cargas

Para garantir a segurança dos trabalhadores durante a movimentação de cargas, é importante que as empresas disponibilizem todos os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) necessários.

A falta desse cuidado, tanto por parte das empresas quanto dos funcionários, pode trazer consequências bastante sérias. De acordo com dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT), de 2012 a 2017 foram notificadas 14.412 mortes e 4,26 milhões de acidentes de trabalho.

Isso quer dizer que, naquele período, um trabalhador morria a cada 3 horas, 38 minutos e 43 segundos, devido a um acidente de trabalho; e outro sofria um acidente a cada 48 segundos. Esses números ainda podem aumentar, porque nem tudo o que acontece no ambiente de trabalho é devidamente notificado.

Não há dados específicos a respeito do número de acidentes de trabalho no segmento de logística, mas os números de maneira geral já comprovam o quanto é importante usar os equipamentos corretos para executar atividades.

 

A importância dos EPIs na movimentação de cargas

A quantidade e tipo de EPI variam de acordo com a atividade exercida. No caso de profissionais que trabalham com movimentação de materiais, equipamentos como luvas e capacetes são essenciais.

O uso de EPIs influencia diretamente na produtividade dos funcionários, uma vez que as atividades logísticas são realizadas com mais segurança.

Outro ponto positivo é a redução de acidentes na execução das mais diferentes tarefas, entre elas o carregamento manual de caixas de produtos e movimentação de cargas com a ajuda de empilhadeiras.

A empresa também sai ganhando com o uso de EPIs, porque evita acidentes de trabalho, afastamentos de funcionário e reorganização das equipes para o cumprimento de prazos e tarefas.

Para que as empresas entendam a importância da segurança do trabalho e saiba como agir, em 09 de maio de 2013 a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a ABNT NBR ISO 28004-1:2013 – Sistemas de gestão de segurança para a cadeia logística – Guia para implantação da ABNT NBR ISO 28000 – Parte 1: Princípios gerais, elaborada pela Comissão de Estudo Especial de Gestão de Segurança para Cadeia Logística (ABNT/CEE-97).

 

Alguns EPIs para movimentação de cargas

Confira alguns equipamentos de proteção individual (EPIs) que são de grande importância no dia a dia de operadores logísticos que trabalham com movimentação de cargas:

Luvas: feitas de diversos materiais, ajudam a proteger as mãos dos funcionários evitando acidentes causados por quedas de objetos ou manuseios de maquinários para a movimentação de cargas.

Capacete: protege a cabeça de objetos e caixas que podem cair de prateleiras ou de maquinários.

Calçado de segurança: equipamento que protege os pés de caixas ou objetos perfurantes.

Protetor auricular: dependendo do grau de ruídos feito pelas máquinas ou pelo ambiente como um todo, será necessário o uso de tampões.

Vale lembrar que, além de oferecer os equipamentos de proteção individual adequados, a empresa precisa zelar pela manutenção do maquinário, para que os funcionários possam executar as tarefas sem riscos de acidentes, e oferecer EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) sempre que necessário, como cones, extintores de incêndio e faixas de sinalização.

Portanto, se a sua empresa procura um parceiro ideal de logística, que zele pela segurança do trabalho e ofereça EPIs para seus funcionários, conte com a Lotus Logística.

Especializada no serviço de transporte de carga fracionada, a Lotus Logística está localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, por isso possui fácil acesso ao Porto de Santos e a rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

A Lotus Logística atende pequenas empresas, médias e grandes, dos mais diferentes segmentos. Conheça todos nossos serviços, entrando em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email administrativo@lotuslogistica.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *