Pixel do Facebook
Close

18 de novembro de 2020

Frota própria x frota terceirizada: qual a melhor opção?

frota própria / frota terceirizada

A decisão entre frota terceirizada e frota própria precisa ser tomada com base no orçamento da empresa, no modelo de negócio, no tipo de produto comercializado e no volume de materiais que ela transforma.

Tanto o uso da frota terceirizada quanto da frota própria têm vantagens e desvantagens que se tornam mais ou menos evidentes de acordo com o escopo da empresa.

Muitos processos logísticos podem ser terceirizados, entre eles o transporte e a distribuição. Mas a delegação de tarefas precisa ser bem planejada, de forma que todos os envolvidos na cadeira – empresa, parceira e cliente – saiam ganhado.

Quando optar pela frota terceirizada?

A frota terceirizada consiste em contratar uma empresa especializada em transportes para cuidar das tarefas de abastecimento de caminhão e distribuição de mercadorias.

As empresas que não possuem um espaço físico adequado para abrigar sua frota de caminhões acaba optando por terceirizar este serviço logístico. Quando a distribuição de mercadorias não corresponde a uma atividade constante no dia a dia da empresa, a terceirização de frota também acaba sendo uma boa estratégia.

Ao optar pela terceirização de frota, a empresa pode focar seus esforços no core business do negócio, deixando a distribuição das mercadorias a cargos de parceiras.

Além disso, qualquer questão relacionada à manutenção de frota, seleção de motoristas, avarias e acidentes ficam sob responsabilidade da empresa contratada. Em caso de quebra de veículo, a substituição é feita com agilidade, sem comprometer demais o prazo de entrega.

Podemos citar também como benefícios a gama de soluções oferecidas pelas empresas terceirizadas de entregas. Dependendo do porte da parceira, ela pode apresentar soluções que vão ajudar o seu negócio a ter mais lucro e aumentar a satisfação dos clientes.

Ao mesmo tempo, a frota terceirizada impede que a empresa tenha total controle do conhecimento técnico do motorista e do estado de manutenção do veículo. Caso faça parcerias com empresas com pouca experiência e zelo, pode sofrer com prejuízos no que diz respeito a avarias nas mercadorias.

Outro gargalo que a frota terceirizada é a sazonalidade. Em datas de grande movimentação de mercadorias, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Páscoa, Dia dos Namorados, Dia da Criança, Natal e Réveillon, nem sempre as empresas terceirizadas possuem pessoal e veículos suficientes para suprir a demanda, o que pode comprometer o bom relacionamento com o cliente final.

Podemos acrescentar aqui as entregas de última hora. Uma empresa terceirizada costuma trabalhar com vários clientes, por isso as tarefas entram em uma lista de demandas. Neste caso, nem sempre uma urgência pode ser atendida com a rapidez que é exigida pela situação.

LEIA MAIS: Monitoramento de entregas na logística: entenda a sua importância

E quando optar pela frota própria?

Ter a própria frota de caminhões é uma boa estratégia para as empresas que possuem um grande volume de produtos para distribuição diária, podendo abraçar um esquema de entregas 24h. Dessa forma, é possível ter total controle dos processos para que tudo seja distribuído conforme a necessidade de cada cliente.

Outra vantagem é que tendo uma frota própria, a empresa também pode selecionar o tipo de veículo e suas especificações, pois certamente tem espaço para acomodar toda a frota e pode fazer parcerias com oficinas mecânicas para garantir a conservação da frota.

A empresa também pode escolher quem vai guiar os veículos, fazendo treinamentos específicos sobre o tipo de mercadoria e outras ações internas de forma mais personalizada.

A frota própria ainda pode ajudar a melhorar o relacionamento com o cliente. Em caso de extravio ou produto danificado, a substituição é feita rapidamente, pois os veículos estão sob o poder da empresa. Em épocas sazonais, nas quais as demandas aumentam consideravelmente, a empresa corre menos risco de atraso, pois pode se planejar adequadamente para atender aos picos de entregas.

Mas, assim como na frota terceirizada, nem tudo é tão positivo quando falamos de frota própria. A manutenção, por exemplo, fica a cargo da própria empresa e os gastos com veículos nem sempre são previsíveis. É preciso também reservar uma verba para possíveis acidentes pessoais ou com o veículo.

A folha de pagamento também fica mais alta, porque todos os encargos dos motoristas são pagos pela empresa contratante.

Outro ponto importante é que as empresas com frotas próprias raramente possuem veículos prontos para substituição. Isso quer dizer que uma falha em um dos veículos compromete a produtividade da equipe e o cronograma de entregas.

LEIA TAMBÉM: 7 dicas de direção defensiva para motoristas de caminhão

Frota terceirizada ou frota própria: qual escolher?

Como pudemos perceber, as duas modalidades possuem prós e contras. Cabe à empresa decidir qual delas se encaixa melhor no seu modelo de negócio e como pode ajudá-la a trazer resultados mais positivos.

Resumindo, entenda as vantagens e desvantagens da frota terceirizada e da frota própria:

VANTAGENS

Frota terceirizada

Frota própria

Redução de custos

Compra dos veículos pela empresa

Sem gastos com manutenção

Controle na seleção de profissionais

Folha de salários reduzida

Gestão própria de entregas

Maior foco no core business

Agilidade na tomada de decisões

Pagamento conforme demanda

Controle total da frota

DESVANTAGENS

Frota terceirizada

Frota própria
Menor controle sobre a frota

Custos altos com manutenção

Não tem controle na demanda

Pagamento de funcionários

Falta de personalização no atendimento

Licenças, seguros e impostos

Atendimento limitado

Falta de veículos para substituição

A Lotus Logística pode ajudar você a distribuir as mercadorias da sua empresa tanto com frota própria quanto com frota terceirizada.

Ao todo, são 120 veículos durante os picos de atendimento, sendo que 95% da frota é terceirizada. Há ainda a opção de customizar o serviço, usando o tipo de frota que for mais vantajoso para o cliente.

CONTINUE LENDO: O que avaliar na hora de escolher um parceiro para terceirização de logística?

Há 25 anos no mercado, a Lotus Logística é especializada no serviço de transporte de carga fracionada e já foi premiada consecutivas vezes pela Pepsi.Co pela qualidade na execução desta solução.

Localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, possui fácil acesso ao Porto de Santos e a rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

Conheça todos as soluções oferecidas pela Lotus Logística entrando em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email administrativo@lotuslogistica.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *