Pixel do Facebook
Close

4 de agosto de 2021

Last mile: entenda como funciona esta solução logística

Last mile

O processo logístico que corresponde à entrega do produto para o cliente, seja ele empresa ou pessoa física, é chamado de last mile.

Esta etapa é uma das mais importantes quando falamos de relacionamento com o cliente. Isso porque é nesta hora que o comprador vai saber se realmente fez um bom negócio e se vai voltar a contatar a empresa.

Um planejamento logístico organizado e uma equipe treinada adequadamente fazem com que o last mile seja um sucesso. Quanto mais conhecimento do cliente e das novas tecnologias empregadas nos processos de distribuição e entrega, menores serão os erros cometidos nesta etapa.

 

Last mile é essencial em diferentes ramos de negócio

O last mile está presente em diferentes situações e pode ser usado em diversos segmentos de negócio. Veja mais:

E-commerce: quando cliente efetua uma compra e aguarda ansioso pela chegada da mercadoria.

LEIA MAIS: Tipos de armazenagem para e-commerce

Abastecimento: neste caso, as empresas logísticas mantêm os estoques das indústrias para que os processos produtivos não sejam interrompidos por falta de peças. Quando as indústrias não têm espaço para armazenamento, o sistema just in time entra em ação.

Estoque varejista: quando as empresas de logística se encarregam de usar o last mile para manter os estoques das lojas físicas (comércio em geral) ou dos centros de distribuição para evitar rupturas e frustrações dos clientes.

Cadeia de suprimentos: com as novas tecnologias, as pessoas não precisam mais receber suas encomendas somente em casa. Podem, por exemplo, utilizar o sistema pick up point, no qual o cliente vai até um ponto de venda específico retirar a mercadoria adquirida. Para que este processo seja bem-sucedido, a parceira logística precisa efetuar um ótimo last mile, de forma que as mercadorias cheguem ao ponto de entrega antes do comprador.

Como aumentar o sucesso do last mile?

A grande preocupação das indústrias precisa ser sempre o cliente, uma vez que é ele o responsável por consumir os produtos e fazer o negócio funcionar.

Esta preocupação precisa passar pela logística. Seus processos, desde o armazenamento, movimentação até distribuição, vão ditar o futuro da relação entre marca e cliente.

Conhecer bem o consumidor fará com que a empresa consiga definir melhor seus processos logísticos, criando centros de distribuição em locais estratégicos e fazendo uma gestão melhor do estoque para evitar falta de produtos em períodos sazonais.

Por isso, é importante firmar parcerias com empresas logísticas que apresentem as seguintes capacidades:

  • Processos logísticas organizados;
  • Malha própria ou terceirizada disponível e em bom estado;
  • Tecnologias de rastreamento de veículos para garantir a segurança do cliente e da indústria;
  • Sistemas de roteirização para evitar atrasos nas entregas;
  • Gestão para distribuição e entregas em épocas sazonais;
  • Capacidade de adaptar seus processos às necessidades da empresa.

A Lotus Logística possui mais de 20 anos de experiência e está pronta para dar todo o suporte à sua indústria. Oferece diferentes soluções, entre elas transporte de carga fracionada, just in time, milk run e logística reversa.

Localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, a empresa acessa facilmente o Porto de Santos e rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

Conheça todos as soluções oferecidas pela Lotus Logística entrando em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo e-mail administrativo@lotuslogistica.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *