Pixel do Facebook
Close

3 de abril de 2024

Quais são os 3 tipos de canais de distribuição?

No mundo do comércio físico ou online, é essencial entender os diferentes tipos de canais de distribuição existentes no mundo da logística. Assim, ficará mais fácil e estratégico definir qual deles atende melhor as necessidades da própria empresa e do consumidor, seja ele outra empresa ou uma pessoa física.

Estes canais – distribuição direta, distribuição indireta e distribuição híbrida – são os caminhos pelos quais os produtos viajam do fabricante para o consumidor final. Logo, compreendê-los é a chave para o sucesso de qualquer empreendimento.

Ao longo deste artigo, vamos mergulhar nesses três tipos de canais de distribuição, oferecendo uma visão clara e concisa sobre cada um. Prepare-se para aprofundar seus conhecimentos e dominar os fundamentos essenciais do mundo da distribuição!

Distribuição direta, indireta e híbrida: o que são e quais as diferenças

Entender o que significa cada um dos tipos de canais de distribuição e suas principais vantagens é regra básica para quem trabalha com logística. Continue a leitura para entender melhor sobre cada um:

Distribuição direta

Na distribuição direta, o produto é vendido diretamente pelo fabricante ao consumidor, sem intermediários. Um exemplo clássico de distribuição direta é quando a empresa vende os produtos por meio da própria loja física, site ou catálogo.

Nesse modelo, o controle sobre a logística de transporte é maior, permitindo agilidade na entrega e uma comunicação eficaz com os clientes. No entanto, é necessário que o fabricante tenha uma boa estrutura para lidar com o transporte e a entrega dos produtos.

Vantagens:

  • Controle total: o fabricante tem controle completo sobre o processo de venda e, assim, consegue garantir uma boa experiência ao consumidor;
  • Maior margem de lucro: como não há intermediários, o fabricante pode manter uma margem de lucro mais alta;
  • Feedback: a empresa tem a oportunidade de receber feedbacks direto dos consumidores e adaptar os seus produtos e serviços conforme necessário.

LEIA MAIS: Como funciona o planejamento de distribuição DRP

 Distribuição indireta

Na distribuição indireta o produto passa por intermediários antes de chegar ao consumidor final. Eles podem ser atacadistas, distribuidores, varejistas ou agentes de vendas. Por exemplo: o fabricante vende os produtos para o atacadista, que os repassa para os varejistas e estes, por sua vez, vendem aos consumidores.

Nesse tipo de canal de distribuição os intermediários são responsáveis ​​pelo transporte e armazenamento dos produtos, podendo haver um maior tempo de entrega e uma menor margem de controle sobre a logística de transporte.

Vantagens:

  • Alcance mais amplo: por meio dos intermediários, o produto pode alcançar uma base de clientes mais ampla em diferentes localidades geográficas;
  • Expertise: os intermediários geralmente têm conhecimento especializado sobre o mercado local, o que ajuda na venda e na promoção dos produtos;
  • Redução de custos: compartilhar os valores de distribuição com intermediários reduz os custos gerais para o fabricante.

 Distribuição híbrida

A distribuição híbrida combina elementos da distribuição direta e indireta. Isso significa que o fabricante pode vender diretamente para os consumidores, ao mesmo tempo em que utiliza intermediários para alcançar outros segmentos do mercado.

Por exemplo: uma empresa pode vender seus produtos tanto em sua própria loja online quanto por meio de varejistas parceiros.

Vantagens:

  • Flexibilidade: a empresa aproveita os benefícios da distribuição direta e indireta, adaptando-se às necessidades específicas do mercado e dos consumidores;
  • Cobertura ampliada: ao utilizar ambos os tipos de canais, o fabricante alcança uma variedade maior de clientes e mercados;
  • Diversificação de riscos: se um canal enfrentar dificuldades, a empresa ainda terá outros para manter as vendas e a distribuição dos produtos.

LEIA TAMBÉM: Distribuição de produtos: como aumentar a eficiência desse

 

Conte com uma empresa de confiança para a distribuição dos seus produtos: conheça a Lotus Logística!

Agora que você conhece os três tipos de canais de distribuição, chegou a hora de buscar um parceiro eficiente que seja capaz de entregar os seus produtos com qualidade. Para isso, conte com a Lotus Logística!

Parceira de pequenas, médias e grandes empresas, a Lotus Logística está pronta para oferecer os serviços mais indispensáveis da cadeia logística de qualquer negócio.

Especializada em distribuição de carga fracionada, a empresa conta ainda com outras soluções, entre elas armazenagem, just in time e cabotagem.

Com mais de 10 anos de experiência, a empresa está localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, por isso consegue acessar facilmente o Porto de Santos e rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

Conheça todas as soluções oferecidas pela Lotus Logística entrando em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo e-mail administrativo@lotuslogistica.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *