Pixel do Facebook
Close

6 de maio de 2019

Rastreamento de veículos: um serviço essencial para a logística

Rastreamento de veículos

Uma importante ação para melhorar o gerenciamento logístico é contar com o rastreamento de veículos. Este tipo de serviço oferece uma série de benefícios tanto para a empresa quanto para o cliente.

Ao fazer o rastreamento de veículos, a empresa consegue acompanhar tudo o que ocorre durante o trajeto, identificando possíveis imprevistos que envolvam o meio de transporte e a carga, alertando o cliente sobre possíveis atrasos na entrega.

Há quem pense que o rastreamento de veículos é feito apenas em caso de roubos e furtos. Mas não é bem assim. Este serviço, além de permitir a localização da mercadoria em caso de ação de bandidos, também leva a empresa a ampliar a segurança de seus funcionários e o zelo pela frota usada nos transportes.

O serviço de rastreamento de veículos também é importante para que a empresa gerencie melhor o planejamento de rotas, a fim de identificar a necessidade de ajustes em prol da redução de custos, maior segurança, menos desgaste dos veículos e mais agilidade nas entregas.

LEIA MAIS: Como o transporte de carga fracionada pode beneficiar as empresas?

 

Como é feito o rastreamento de veículos?

Existem diferentes tecnologias que ajudam empresas logísticas a rastrearem seus veículos durante os serviços de transporte. Conheça os mais comuns:

Radiofrequência: com a ajuda desse sistema de sinais de rádio, a empresa logística pode fazer o rastreamento de veículos em locais abertos, túneis e subsolos em tempo real, sem risco de perda de sinal. Além de poder rastrear o caminhão, o serviço de radiofrequência se estende às mercadorias por meio do RFID, uma etiqueta que pode emitir ou receber sinais de rádio.

GPS: com o Global Position System, os veículos são rastreados com a ajuda de 24 satélites distribuídos em seis planos próximos à órbita da Terra. Por meio de coordenadas, é feita a decodificação, e o sistema da empresa recebe a localização exata do caminhão.

Drones: as câmeras móveis se popularizaram e chegaram às empresas de logística há algum tempo. Os pequenos aparelhos acompanham os trajetos dos caminhões identificando as paradas e os detalhes do trajeto. Eles também podem ser usados para avisar situações de roubo e furto.

Celulares: apesar do risco de perda de sinal, o celular também é usado pelas empresas. Algumas delas apostam em aplicativos para fazer o rastreamento de veículos de maneira segura e personalizada.

Na hora de escolher um parceiro ideal de logística, é importante que se avalie a qualidade da frota e os sistemas utilizados para garantir a segurança dos veículos e das mercadorias. E a Lotus Logística se preocupa com esses pontos e muito mais.

Premiada consecutivas vezes pela PepsiCo pela qualidade do seu transporte de cargas fracionadas, a Lotus Logística está localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, por isso possui fácil acesso ao Porto de Santos e a rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

Para conhecer melhor todos os serviços da Lotus Logística, entre em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email administrativo@lotuslogistica.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *