Pixel do Facebook
Close

23 de março de 2022

RDC 430: qual a sua importância?

rdc-430-anvisa

A Resolução de Diretoria Colegiada 430, popularmente conhecida como RDC 430, reúne novas diretrizes que estão em vigor desde março de 2021, tendo medidas obrigatórias ao realizar o transporte de medicamentos.

A nova resolução tem como foco padronizar as condições de transporte de medicamentos. Na prática, a medida define diferentes tipos de medicamentos e orienta as empresas de transporte a respeito das condições mais adequadas.

A qualificação térmica, por exemplo, apresenta as condições mais adequadas para que os medicamentos que precisam de temperaturas controladas possam seguir viagem. Este é apenas um dos muitos pontos apresentados pela nova resolução.

 

O que é a RDC 430?

A RDC 430 é uma resolução assinada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e institui obrigatoriedades para que seja feito o transporte de medicamentos com a máxima segurança.

Antes da resolução, não havia nenhuma regulamentação que instituísse parâmetros de referência na hora de transportar medicamentos. Com isso, o manual de Boas Práticas de Distribuição, Armazenagem e de Transporte de Medicamentos passa a padronizar os meios de transporte.

Com isso, todos os responsáveis diretos ou indiretos pela produção, armazenagem, distribuição e transporte passam a ser os responsáveis pela qualidade final dos medicamentos.

A RDC 430 também reforça a responsabilidade compartilhada dos medicamentos, ou seja, o recolhimento dos medicamentos por conta de más práticas de transporte fica a cargo do fabricante, distribuidor ou até do motorista que conduz a carga.

Outra característica que passa a ser obrigatória é a disponibilidade de um sistema de gestão de qualidade, que deve auxiliar os processos de acompanhamento em relação aos deveres sancionados na nova resolução.

Na prática, o operador logístico precisa documentar e ter ferramentas que indiquem a temperatura adequada, a vedação dos medicamentos, entre outros pontos.

 

Por que a RDC 430 é tão importante?

A RDC 430 se torna uma das principais resoluções da Anvisa nos últimos anos por instaurar um guia completo de Boas Práticas de Distribuição, Armazenagem e de Transporte de Medicamentos.

Antes da resolução, as empresas tinham apenas a RDC 304, que instruiu apenas as boas práticas de transporte. Agora a nova medida vai além da RDC 304 e detalha com mais profundidade o que deve ser observado na hora de realizar o transporte de medicamentos.

Justamente este detalhamento mais profundo que torna a nova resolução tão importante. Com a nova padronização do transporte de medicamento e a responsabilidade compartilhada das consequências, dificilmente alguém pode ter complicações devido ao manuseio incorreto das medicações.

Portanto, a RDC 430 garante mais segurança à sociedade e torna o transporte de medicamentos ainda mais eficiente!

LEIA MAIS:  Qual o papel da logística no descarte de medicamentos?

 

Empresa adequada à RDC 430

A Lotus Logística está atenta às novas mudanças impostas pela RDC 430 e já conta com a licença da Anvisa para oferecer as melhores soluções de transporte disponíveis às pequenas, médias e grandes empresas.

Com mais de 10 anos de experiência, a empresa está localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, por isso consegue acessar facilmente o Porto de Santos e rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

Especializada em serviço de distribuição fracionada, a Lotus Logística oferece outras soluções, entre elas etiquetagem, milk run, cabotagem e just in time.

Conheça todas as soluções oferecidas pela Lotus Logística entrando em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo e-mail administrativo@lotuslogistica.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.