Pixel do Facebook
Close

2 de julho de 2018

Por que é importante fazer um seguro de carga?

seguro de carga

Hoje em dia, garantir a qualidade dos serviços prestados e dos produtos oferecidos é de extrema importância para o sucesso de qualquer negócio. Por isso, muitas empresas estão investindo na contratação de um seguro de cargas, a fim de assegurar boas condições, integridade e segurança das mercadorias.

Segundo pesquisa realizada recentemente por um comitê do setor de cargas no Reino Unido, divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o Brasil é o oitavo país mais perigoso do mundo para o transporte e a distribuição de cargas.

Os dados mostram ainda que, se desconsiderássemos os países em situação de guerra civil, o Brasil ocuparia o primeiro lugar da lista.

Apesar dos números e da importância estratégica de um seguro, nem todas as empresas contam com esse tipo de serviço, seja por não saber os benefícios, como o processo funciona ou, simplesmente, porque não acreditam na sua necessidade.

O que é e como funciona o seguro de cargas?

Basicamente, o seguro de cargas garante mais conforto e tranquilidade. Isso porque, se o produto não chegar no tempo estipulado ou estiver danificado, a empresa em questão não precisará arcar com os prejuízos, já que estes estarão cobertos por uma seguradora, reduzindo os custos da operação.

Os ressarcimentos e indenizações variam de acordo com o tipo de cobertura, assim como em um seguro de carro ou de saúde, por exemplo. Você pode optar por planos básicos ou, ainda, incluir reembolsos para casos de furtos e acidentes, desaparecimento de cargas e outros sinistros.

Como acontece com qualquer tipo de seguro – seja de carro, moto, imóvel, saúde, entre outros –,  o seguro de cargas traz algumas vantagens ao negócio, dentre as quais destacam-se:

Garante maior credibilidade ao negócio

Todo mundo tem uma reputação a zelar! Por isso, empresas que entregam seus produtos dentro do prazo – ou antes – e em perfeito estado causam uma ótima impressão em seus clientes. Mas, muito mais do que isso, companhias que se preocupam com o consumidor e apresentam soluções rápidas para problemas como sinistros possuem maior credibilidade.

Segurança em primeiro lugar

Quem contrata um seguro de cargas tem como objetivo principal a segurança da mercadoria. Isso porque, como a malha logística do Brasil é muito grande, é comum que caminhões, navios e motos estejam expostos a riscos.

Ao contratar um seguro de cargas, a empresa reduz prejuízos e garante um reembolso do valor da carga em caso de imprevistos.

Como escolher o seguro ideal?

Com tantas opções no mercado, é normal que os profissionais se confundam na hora de escolher o melhor seguro para sua empresa. Antes de mais nada, é preciso conhecer o perfil do cliente para, então, poder determinar qual é o serviço ideal para o negócio.

Depois, o ideal é fazer um levantamento de planos de cada seguradora, levando em consideração a cobertura – acidentes, colisões, furtos e assaltos. Somente dessa forma será possível saber o melhor custo-benefício.

O seguro de cargas é um serviço de extrema importância para quem deseja conforto, tranquilidade e, claro, segurança na hora de entregar os seus produtos.

Caso você trabalhe com algum parceiro logístico, verifique se ele atua com seguro total de cargas, assim como a Lotus.

Se você procura parceiro estratégico e que garanta a integridade da sua mercadoria, pode contar com a gente. Para mais informações, ligue 11 4342-0990 ou entre em contato pelo email [email protected].

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *