Pixel do Facebook
Close

22 de setembro de 2017

Montagem de Kits Promocionais para Ações de Marketing

montagem de kits promocionais

montagem de kits promocionais e o manuseio de material promocional são atividades do marketing para promoção de um produto no ponto de venda, seja por ações do tipo “compre e ganhe”, “leve três e ganhe” ou até mesmo ações com o uso de promotores de vendas.

Mas boas ideias como essas acabam não indo pra frente pela falta de um parceiro para executar atividades de montagem de kits promocionais.

Nessa etapa do processo, os packs promocionais tomam forma, novos rótulos são aplicados, produtos são agrupados e novas embalagens são utilizadas, buscando chamar a atenção do público no ponto de venda.

Montagem de Kits Promocionais: Passo a Passo

Nesse artigo, listamos alguns pontos importantes que podemos compartilhar com você, uma vez que já estamos há mais de 10 anos executando este tipo de atividade e, por esse motivo, penso que temos algo interessante a compartilhar.

Passo 1. Planejamento

Antes de mais nada, organize o planejamento de operações. Embora, em muitos casos, esse seja um fator eliminatório em uma concorrência, é preciso refinar o processo antes: primeiro, os endereços dos destinatários dos materiais, nome das pessoas responsáveis pelo recebimento e CPF – uma informação que o cliente provavelmente fornecerá quando o negócio estiver fechado.

Vamos supor que a agência precise enviar kits para vários endereços ou diversos departamentos dentro do mesmo prédio, para uma ação de endomarketing do cliente. Nesse caso, planejar todos os destinos, prazos, preços e otimizar rotas com antecedência pode evitar atrasos indesejáveis e gerar economia em logística. Por isso, o ideal é separar os itens por kit e por destino.

Passo 2. Separação de materiais para manuseio

O manuseio é uma parte crucial na montagem de kits. Além do planejamento das rotas e transportes, a agência também precisa considerar quais são os materiais necessários ao manuseio. Por exemplo, se os itens serão agrupados em saquinhos, quantos serão necessários? Quais são os itens que vão compor os kits? Sempre que planejar e solicitar orçamentos, considere uma margem de 10% a mais para cada item, a fim de abranger possíveis avarias.

Imagine que em uma ação de montagem de kits são necessárias 4 mil sacolinhas e 4 mil itens de cada componente do kit. Quando não é o cliente que fornece os brindes ou as amostras, é prudente adicionar essa margem para evitar que a produção tenha que ser pausada por falta de algum material.

As consequências desse imprevisto ocorrem em cadeia: fica mais caro adquirir uma quantidade menor do material que faltou, o prazo pode aumentar e o pessoal contratado para o manuseio terá que receber pelo tempo que a produção ficou parada.

Passo 3. Prontidão para resolver imprevistos

Mesmo com todo o planejamento, é possível que aconteçam imprevistos. Cada projeto tem suas peculiaridades, não há como prever. O importante é estar preparado para enfrentá-los com calma.

Veja esse exemplo: em um manuseio com o motivo junino, uma das tarefas era colar bandeirinhas recortadas em EVA em um saquinho de juta. Para facilitar o trabalho, as bandeirinhas já vinham recortadas da gráfica, porém era preciso usar uma cola permanente para fixá-las no saco. Em pouco tempo, os colaboradores ficavam com os dedos colados e as roupas manchadas.

Naquela situação, a solução encontrada foi pausar o manuseio de kits e comprar pistolas de cola quente. Por isso, é importante testar os manuseios, para analisar se os materiais atendem à produção em massa.

Dicas:

1. Não se esqueça de adicionar todos os itens necessários para a manufatura: tesoura, caneta, papel, tinta ou quaisquer materiais demandados à produção dos kits.
2. Evite que os colaboradores percam tempo fazendo recortes repetidos – se for o caso, solicite o corte prévio em uma gráfica.
3. Produza uma amostra para verificar se os materiais são realmente necessários ou podem ser substituídos.

Passo 4. Mão de obra profissional

Encontrar mão de obra profissional para manuseio de kits não é tarefa fácil. O pagamento para a mão de obra temporária também pode ser confuso, uma vez que esses funcionários podem trabalhar por horas ou dias. O ideal é reservar uma verba e incluí-la no orçamento para cada unidade produzida, considerando o esforço para o manuseio. O valor unitário pode ser reduzido à medida que a quantidade aumente.

Considere também o número de funcionários envolvido no processo. Não adianta contratar duas pessoas para manusear 10 mil encomendas em um dia. Seja razoável e conte com alguns colaboradores em stand by para casos de desistência.

Passo 5. Terceirização

Empresas que desejam otimizar o processo e pular todas as etapas anteriores podem recorrer à terceirização do manuseio de kits.

Como já trabalhei em marketing, sei bem como é difícil a procura de última hora por um parceiro para montagem de kits promocionais. Mesmo trabalhando com antecedência no calendário de promoções, sempre chega até nós pedidos de áreas de marketing e vendas solicitando orçamento para um processo “in house” de industrialização.

É claro que nós estamos preparados e realizamos esse tipo de atividade com agilidade e dentro do prazo. Consulte-nos.

LEIA TAMBÉM: Armazéns Gerais na Estrutura Logística

3 Comments on “Montagem de Kits Promocionais para Ações de Marketing

Vanessa
8 de janeiro de 2018 em 17:29

Gostaria de serviços para fazer em casa

Responder
Gestão Online
14 de fevereiro de 2018 em 11:10

Olá Vanessa, no momento não contamos com terceirização de serviços.

Agradecemos pelo contato.

Um abraço

Responder
Carlos
26 de novembro de 2018 em 17:01

Gostaria de saber o custo para montagem de KITS que iremos vender.
01 unidade de Shampoo e 01 unidade de condicionador.
Grato,
Carlos
Compras

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *