Pixel do Facebook
Close

19 de janeiro de 2022

5 cargos de logística que você precisa conhecer

cargos de logística principais áreas

Os avanços tecnológicos e o aumento de demanda em compras no mercado digital fizeram crescer a demanda por cargos de logística. Na busca por mais competitividade e modernização dos processos, as empresas estão cada vez mais preocupadas em formar times mais capacitados e preparados para as mudanças que não param de chegar.

De acordo com o Banco Nacional de Empregos (BNE), o setor de logística driblou o desemprego contando com um crescimento de 37% em vagas nos primeiros cinco meses de 2020. Foram cerca de 13.500 oportunidades de cargos de logística entre janeiro e maio, beirando a média mensal de 2.708 vagas disponíveis no Brasil.

O setor está à procura de profissionais capacitados e empenhados com objetivo de ajudar as empresas a ampliarem suas soluções, tornando o mercado mais inovador, competitivo e pronto para atender às necessidades dos clientes.

Conheça cinco cargos de logística essenciais para as empresas

À medida que o setor se desenvolve, mais habilidades são exigidas dos cargos de logística e novas possibilidades vão surgindo para quem deseja ingressar nesse amplo mercado e fazer carreira dentro das empresas.

Selecionamos abaixo cinco cargos de logística essenciais e suas funções no dia a dia. Confira:

  1. Analista de logística

Responsável por elaborar roteiros e mapas de entrega de mercadorias, o cargo de analista de logística é um dos mais importantes no setor. O profissional pode ocupar os níveis júnior, pleno ou sênior dependendo do seu conhecimento e das atividades realizadas. Uma das funções essenciais é acompanhar a performance das soluções logísticas e garantir a segurança das cargas e da operação. Desta forma a empresa pode atender prazos com excelência e evitar custos desnecessários.

  1. Gerente de Logística

Planejamento, análise e controle dos meios de transporte estão na lista das principais funções deste profissional. Um gerente de logística precisa dominar toda a cadeia e recorrer a soluções tecnológicas que otimizem o andamento dos processos. Por ser um cargo que exige uma visão estratégica e aguçado, muitas empresas optam por contratar profissionais formados em Logística ou Administração para ocupar o cargo.

  1. Coordenador de Planejamento e Controle de Produção – PCP

Cabe a esse profissional monitorar todas as tarefas do setor de vendas e produção, avaliando a performance dos processos produtivos. Propor ideias e melhorias para a área também é prioridade do coordenador de PCP. Geralmente as empresas optam por contratar profissionais graduados em Administração devido à necessidade de trabalhar com foco em vendas e produção.

  1. Diretor de Supply Chain

Um dos cargos mais solicitados em companhias de grande porte, o diretor de supply chain é o principal responsável por realizar o planejamento do setor logístico. É ele quem faz a interligação de todas as etapas dos processos logísticos, desde a aquisição de recursos e armazenagem até o transporte.

  1. Controller Logístico

Encarregado de determinar os investimentos, acompanhar o desenvolvimento e a qualidade do serviço e analisar os resultados obtidos, o controller logístico é um cargo fundamental. Este profissional atua junto com o gerente de logística para auxiliar na tomada de decisão que permita a excelência dos processos com gastos controlados.

Leia mais: Operador Logístico e suas funções

À medida que a tecnologia avança dentro das empresas, novos cargos de logística tendem a surgir. É preciso estar preparado para e atualizado para atender às demandas e acompanhar o crescimento dos negócios.

Sobre a Lotus Logística

Especializada no transporte de carga fracionada, a Lotus Logística conta com uma equipe capacitada e preparada para oferecer aos seus clientes as melhores soluções.

A empresa está localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, por isso acessa facilmente o Porto de Santos e rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

Conheça todos as soluções oferecidas pela Lotus Logística entrando em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo e-mail administrativo@lotuslogistica.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.