Pixel do Facebook
Close

12 de março de 2018

6 dicas para redução de custos logísticos

redução de custos logísticos

É possível traçar estratégias que possibilitem a redução de custos logísticos? Neste artigo, vamos mostrar que é possível diminuir despesas com algumas ações simples e práticas.

As operações logísticas geram um custo alto para a receita da empresa. Afinal, todas as tarefas desempenhadas por esse setor requerem investimentos.

A armazenagem, por exemplo, exige espaço e mão de obra. No que se refere ao transporte, temos mais uma operação logística que gera custos altos, já que nesse processo estão envolvidos também a aquisição e a manutenção de frota, combustível, profissionais qualificados, entre outras questões.

Com isso, uma parte de todo esse valor aplicado na logística é repassada para o produto final.

Porém, nem todos os custos precisam entrar nessa conta. E, para que a empresa não seja prejudicada, é fundamental encontrar medidas para promover a redução de custos logísticos.

Algumas práticas para a redução de custos logísticos

Preparamos a seguir uma lista de ações que você pode promover para manter a qualidade e agilidade dos serviços desse setor e ainda garantir uma boa redução de custos logísticos. Acompanhe!

1. Determine o custo logístico

Antes de tudo, para saber como economizar você precisa conhecer o seu custo logístico. É essencial ter conhecimento desses gastos para, então, ter o seu controle. Mapeando os processos é possível analisar o fluxo dispensado para cada um e, assim, buscar a estratégia ideal para que os custos sejam minimizados de forma inteligente.

2. Invista em automação e tecnologia

Uma das melhores formas de reduzir custos logísticos é adotando estratégias que envolvam automação e tecnologia. Os softwares de gestão de armazém, por exemplo, são uma ferramenta eficiente que possibilita controlar os estoques, atualizar e inserir informações de uma forma prática, economizando tempo e minimizando erros.

3. Organize o armazém

Planejar com cuidado o layout do armazém também ajuda na redução de custos logísticos. Isso porque a forma como os estoques são posicionados influencia no tempo gasto com a armazenagem e movimentação de materiais.

Além disso, cada categoria de itens necessita de condições específicas para manter a sua qualidade e evitar perdas, como no caso da armazenagem de produtos alimentícios. Então, é fundamental que o layout e a organização do armazém também prevejam isso e possuam espaços apropriados para aquilo que será estocado.

4. Treine sua equipe

A equipe do setor de logística deve estar devidamente treinada e capacitada para atuar na área. Dessa forma, poderá sempre desempenhar o seu trabalho de uma forma mais prática, mais qualificada e menos custosa.

O bom preparo da equipe também reduz as chances de erros, ainda mais se as atividades estiverem atreladas ao uso da tecnologia.

5. Dê atenção ao transporte

Em primeiro lugar, é essencial manter uma frota moderna para que ela possa atender exatamente ao que sua empresa precisa. Também é essencial fazer a manutenção desses veículos, porque é bem mais barato prevenir problemas do que remediá-los.

E não são somente os veículos que precisam de atenção. Também é preciso conhecer as principais rodovias e traçar estratégias de roteiro, para otimizar o tempo no trânsito. Isso vai gerar economia de combustível, peças de reposição, pedágios e tempo, liberando rapidamente o veículo para uma nova entrega.

6. Fique atento à legislação e normas

Multas e impostos em atraso podem ser um grande problema para sua empresa. Por isso, sempre trabalhe em acordo com a legislação vigente. Observe todos os encargos e adeque o seu espaço e sua frota às normas.

Não se esqueça de investir nos diálogos mensais ou semanais com os motoristas para que eles sejam sempre lembrados da importância de seguir as leis de trânsito, para evitar infrações. Os gastos extras devem ser prevenidos de todas as formas.

Redução de custos logísticos: outras dicas importantes

Outra maneira de fazer a redução de custos logísticos são trabalhando com distribuição de cargas fracionadas, contratando um bom fornecedor de logística para cuidar desse setor, alugar galpões logísticos, adotar o transporte intermodal e utilizar a curva ABC para organizar o estoque.

O ideal é sempre buscar aprimorar os processos para fazer a redução de custos logísticos, sem que isso afete a produtividade do setor. Dessa forma, o serviço não perderá em qualidade e conseguirá cumprir etapas em menos tempo.

Se você está em busca de um parceiro ideal para soluções logísticas, você pode contar com a Lotus Logística. Localizada estrategicamente na região do ABC Paulista, está próxima às principais rodovias de São Paulo e ao Porto de Santos.

São mais de 10 anos de atuação no mercado brasileiro, com equipe altamente treinada e expertise no transporte e distribuição de cargas fracionadas.

Caso esteja à procura de uma empresa de logística para otimizar os seus processos, consulte a Lotus pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email [email protected].

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *