Pixel do Facebook
Close

22 de junho de 2022

Coleta planejada: solução para melhorar a gestão logística

gestao-logistica-embalagens-na-logística

Toda gestão logística depende de planejamento. Por conta das muitas etapas até a conclusão de uma entrega, todos os processos precisam ser previsíveis e organizados para facilitar o recebimento, a separação e a expedição de produtos.

Isso acontece porque toda empresa logística, seja transportadora ou armazém, deve ter um dock scheduling claro, afinal ele permite organizar e planejar o dia com antecedência. Justamente essa organização dá tempo para adequar produtos de acordo com a ordem de entrada ou saída.

Neste sentido, a coleta planejada se destaca por ser um serviço que otimiza todas as etapas logísticas, sendo imprescindível para uma gestão baseada em resultados previsíveis.

No artigo de hoje, a Lotus Logística mostra como a gestão logística deve considerar o serviço de coleta planejada e o porquê de ela ser tão útil nas diferentes etapas até a conclusão de um frete.

 

Como funciona o serviço de coleta planejada?

O serviço de coleta planejada define um horário e um tipo de veículo mais adequado para a expedição de produtos. Ele se destaca por facilitar as entregas e otimizar a gestão logística.

Como o próprio nome sugere, a coleta depende do planejamento da empresa em questão. Ou seja, escolhe-se o horário mais adequado e o tipo de veículo que tornaria as remessas mais fáceis de serem acomodadas e distribuídas.

Embora pareça um detalhe, este tipo de planejamento torna a gestão de todas as diferentes etapas logísticas mais fáceis. Em fretes mais complexos, é possível recorrer a este tipo de serviço para terceirizar rotas mais difíceis.

 

Papel do parceiro na gestão logística

Para empresas que dependem de redespachos, a escolha do parceiro pode melhorar ou piorar a gestão logística. Muitas vezes, as entregas após o prazo de recebimento se devem aos atrasos ou ruídos na comunicação entre a empresa logística e a responsável pela execução do serviço.

Portanto, o papel do parceiro logístico deve ser levado em consideração, dando preferência às empresas que realizam o serviço de coleta planejada.

Com este cuidado extra, a empresa torna os serviços mais previsíveis e consegue otimizar os resultados com base nas informações definidas pelo gestor logístico, como o tipo de veículo e o horário mais adequado para a chegada.

LEIA MAIS: O que avaliar na hora de escolher um parceiro para terceirização de logística?

 

Vantagens da gestão logística com coleta planejada

Quando unida à coleta planejada, a gestão logística se torna mais precisa de ponto a ponto, oferecendo vantagens para o negócio que decide investir neste tipo de serviço.

Entre alguns benefícios estão:

  • Redução de atrasos;
  • Facilidade de planejamento;
  • Otimização de fretes;
  • Praticidade no acompanhamento do serviço;
  • Padronização das informações de expedição.

LEIA TAMBÉM: Como o planejamento de rota pode evitar atrasos nas entregas?

 

Lotus Logística presta o serviço de coleta planejada

A Lotus Logística tem a coleta planejada em seu leque de soluções e realizada parceria junto às pequenas, médias e grandes empresas, tudo isso atrelado aos serviços mais indispensáveis da cadeia logística de qualquer negócio.

Com mais de 10 anos de experiência, a empresa está localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, por isso consegue acessar facilmente o Porto de Santos e rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

Especializada em distribuição fracionada, e premiada consecutivas vezes pela excelência na execução do serviço, a Lotus oferece também soluções de Just in Time, Cabotagem, Cross Docking, entre outras.

Conheça todas as soluções oferecidas pela Lotus Logística entrando em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo e-mail administrativo@lotuslogistica.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.