Pixel do Facebook
Close

22 de dezembro de 2021

Como a tecnologia vai impactar os serviços de logística em 2022?

servicos de logistica tecnologia

A modernização dos serviços de logística depende do uso estratégico da tecnologia. Diante de um mercado cada vez mais competitivo, as empresas têm selecionado com rigor as suas parceiras, dando preferência para aquelas que oferecem os processos mais ágeis e eficientes.

Vale lembrar que a parceria entre serviços de logística e tecnologia não é nova, a exemplo da chamada logística 4.0. Seja por meio do uso de robôs nos processos de picking e packing, seja pelo uso de softwares especializados para agilizar a gestão de estoque, este recurso vem transformando o setor e propondo desafios que resultam na criação de soluções inovadoras.

A cada ano que passa as exigências dos clientes aumentam, levando as empresas a buscarem serviços logísticos mais adequados às novas necessidades do mercado. Diante dessa constante evolução o que podemos esperar para 2022?

A importância da tecnologia nos serviços de logística

Com a chegada da pandemia causada pelo novo coronavírus, os serviços de logística tiveram que se adequar às mudanças repentinas. Empresas que investiram em tecnologia conseguiram atender à demanda de entregas. Em contrapartida, aquelas que não estavam preparadas sofreram a falta de estrutura para suprir a alta do mercado.

Um levantamento feito recentemente pela Sebrae com 400 empresas apontou que 79% delas não aplicaram ideias de planejamento logístico no combate à crise, sendo que apenas 21% delas aplicaram estratégias para sair das dificuldades impostas pela pandemia. Esta pesquisa mostra como a tecnologia nos serviços de logística é importante para gerar resultados.

LEIA MAIS: 3 processos logísticos que aumentam a produtividade e reduzem custos

Quais tecnologias serão aplicadas nos serviços de logística em 2022?

A implementação de recursos tecnológicos faz a diferença nos serviços de logística com a otimização dos processos e atendimento mais rápido da demanda. Mas como o mercado não para, é preciso estar sempre de olho nas inovações do mercado. Confira agora três tendências tecnológicas que impactarão positivamente os serviços de logística em 2022.

1- Inteligência Artificial (IA)

Considerada a “tecnologia que define o futuro”, a inteligência artificial vem crescendo no mercado. Com ela é possível reproduzir habilidades idênticas às humanas, reduzindo a porcentagem de erro e potencializando algumas demandas logísticas, como a gestão de estoque.

Mesmo não sendo ainda muito utilizada no Brasil, apostar na IA é um passo importante para a as empresas de serviços de logística, especialmente nas áreas de automatização e desenvolvimento de softwares.

2 – Crescimento no comércio digital

Desde que a OMS decretou o isolamento social em decorrência da pandemia, muitos clientes optaram por fazer compras utilizando o serviço online. De acordo com uma pesquisa feita pela Ebit/Nielsen, houve crescimento de 47% de vendas pela internet no primeiro semestre de 2020, sendo realizados mais de 90 milhões de pedidos com faturamento de aproximadamente 38,8 bilhões de reais.

Com o comércio online em alta, o setor logístico sentiu-se obrigado a ingressar no ambiente digital para não ir a declínio. Por isso, é fundamental investir em softwares, equipamentos e equipes qualificadas para garantir qualidade e agilidade nos serviços de logística.

3 – Automatização de serviços

Chegando para reduzir as falhas e apontar novas soluções, a automatização de serviços de logística tem sido eficaz para diminuir tempo de operação, reduzir falhas e gerar uma maior organização dos processos, tornando as empresas mais competitivas.

Diante de tantas inovações, procure um parceiro que esteja preparado para atender à demanda atual dos serviços logísticos da sua empresa.

Com mais de 25 anos de atuação, a Lotus Logística está sempre em busca de diferentes soluções e tecnologias para suprir às necessidades do mercado.

Especializada no transporte de carga fracionada, a empresa está localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, por isso acessa facilmente o Porto de Santos e rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

Além do serviço de armazenagem, a Lotus Logística oferece serviços de just in time, milk run, cabotagem, entre outros.

Conheça todos as soluções oferecidas pela Lotus Logística entrando em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo e-mail administrativo@lotuslogistica.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.