Pixel do Facebook
Close

3 de fevereiro de 2021

Como aplicar a sustentabilidade na logística de transportes?

Logística de Transporte

A boa parceria entre sustentabilidade e economia precisa ser levada em consideração na hora de definir os processos da logística de transportes e de outras atividades relacionadas ao setor.

Ações que demonstram cuidado com o meio ambiente já fazem parte da rotina de qualquer empresa que pretende construir uma boa reputação no mercado e conquistar o apreço dos clientes.

A logística de transportes é um dos processos de maior importância dentro da cadeia de distribuição, por isso precisa ser pensada com cuidado. Além do uso de tecnologias para otimizar a gestão e a definição das melhores rotas, é necessário inserir no dia a dia medidas ecológicas que tornem as execuções das atividades mais responsáveis e produtivas.

 

Dicas de sustentabilidade para a logística de transporte

Os caminhões são alguns dos veículos mais poluentes, por este motivo a logística de transporte enfrenta desafios para aplicar os conceitos de sustentabilidade de forma bem-sucedida.

Entretanto, com um bom planejamento é possível organizar as ações e rever os processos, de forma a tornar o dia a dia dos colaboradores mais eficiente e o cliente mais satisfeito.

Confira algumas dicas:

1 – Escolha caminhões que possam ser abastecidos com combustíveis menos poluentes, em modelos híbridos, elétricos e movidos a gás natural.

2 – Faça uma manutenção periódica e preventiva dos veículos. Caminhos antigos e mal cuidados poluem mais.

3 – Eduque as equipes que trabalham com os caminhões. Ofereça treinamentos de direção defensiva e dicas de sustentabilidade nas estradas.

4 – Utilize água de reuso para fazer a limpeza periódica dos caminhões.

5 – Faça parcerias com empresas que pratiquem ações sustentáveis, como aquelas que descartam óleos, pneus e outras peças de maneira sustentável ou que pratiquem a logística reversa.

6 – Use a tecnologia para otimizar as rotas dos caminhões. Um planejamento de entregas inteligente torna o trabalho do funcionário mais produtivo e evita que os caminhões rodem mais do que o necessário pelas estradas.

7 – Desenvolva soluções que facilitem as rotas das entregas. Uma delas é a distribuição fracionada, na qual várias empresas utilizam o mesmo veículo para fazer suas entregas.

LEIA MAIS:  O que é logística reversa e qual a importância?

 

O que a Lotus pode fazer pela sua empresa?

O segmento de logística tem se preocupado cada vez em se tornar amigo do meio ambiente. E se a sua empresa já adota conceitos sustentáveis, é importante encontrar uma parceira capaz de se encaixar nestes moldes com facilidade e inteligência.

A Lotus Logística pode ajudar a sua empresa oferecendo, entre outras soluções, a logística reversa e a distribuição fracionada.

Por meio da logística reversa a sua empresa pode receber de volta as embalagens e produtos usados para processos de reciclagem ou contar com a Lotus para dar a destinação correta a estes materiais.

A distribuição fracionada também é um processo sustentável. Ao contratar uma parceira com esta logística de transportes otimizada, a sua empresa reduz custos e se une a outras marcas para utilizar o mesmo caminhão, que rodará menos pelas ruas e, consequentemente, poluirá menos o ambiente.

Há mais de 20 anos no mercado, a Lotus Logística é especializada no serviço de transporte de carga fracionada e já foi premiada consecutivas vezes pela Pepsi.Co pela qualidade na execução desta solução. Também possui autorização da Anvisa para armazenar, movimentar e distribuir medicamentos, cosméticos, produtos químicos e insumos farmacêuticos.

Localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, possui fácil acesso ao Porto de Santos e a rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

Conheça todos as soluções oferecidas pela Lotus Logística entrando em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email administrativo@lotuslogistica.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *