Pixel do Facebook
Close

11 de junho de 2020

Como as empresas devem negociar o valor do frete de suas mercadorias

Frete

Entre os requisitos que mais ajudam as empresas a decidirem a parceria de transportes de mercadorias ideal para o seu negócio está o frete. O valor calculado pelo deslocamento e envio de mercadorias precisa estar bem alinhado com a planilha de gastos que a empresa possui.

Da mesma maneira que muitos clientes finais deixam a mercadoria no carrinho por não concordarem com o valor do frete, o mesmo acontece com as empresas quando estão em busca de empresas de transporte de mercadorias com valores que não são competitivos.

Para garantir um bom transporte logístico, a empresas precisam firmar parcerias com transportadoras que ofereçam boas vantagens e serviços que estejam alinhados com o cenário atual.

Frete: o que avaliar na hora de escolher a melhor parceira?

É importante que o gestor responsável pela tarefa de prospectar e contratar a parceira logística entenda como o frete é calculado, de forma que tenha o conhecimento necessário para fazer a melhor negociação.

Cada transportadora adota sua forma de cálculo de frete. Por isso, essa avaliação precisa ser realizada com certa antecedência, para que a decisão tomada seja a mais assertiva.

De uma maneira geral, três são as informações básicas utilizadas pelas empresas logísticas para calcular o frete:

1 – Produto (volume e peso que a carga possui)
2 – Rota (local de retirada e entrega)
3 – Prazo (urgência da entrega)

O cruzamento dessas informações é que vai ajudar as empresas de logística a definirem o valor ideal do frete. A partir daí, cabe ao cliente fazer as negociações necessárias para chegar a um valor apropriado para as duas partes e fechar negócio.

Outras informações, não menos importantes, influenciam no valor do frete cobrado pelas transportadoras.

O tipo de carga está diretamente ligado ao modelo de veículo que deverá ser utilizado para o transporte. Cargas perigosas, perecíveis e secas exigem carros apropriados, de forma que o produto chegue ao destino sem avarias. Essa avaliação de riscos pode modificar o valor inicial do frete.

LEIA MAIS: Por que é importante fazer um seguro de carga?

Soma-se ao cálculo por tipo de produto o fato de a carga ser total ou fracionada. Quando é total, uma única empresa ocupa todo o veículo com suas mercadorias. No transporte de carga fracionada várias empresas utilizam o mesmo transporte para entregar mercadorias em destinos próximos.

Por falar em destino, é importante lembrar que o local de entrega também influencia o valor do frete. Afinal de contas, sabemos que as condições de infraestrutura de muitas estradas brasileiras, pedágios e questões de segurança podem encarecer o valor final praticado pela transportadora.

Vale citar também o modal utilizado para o transporte das mercadorias. Dependendo do tamanho, tipo e destino da mercadoria, o transporte intermodal precisa entrar em ação e ser analisado e calculado com cuidado.

LEIA TAMBÉM: Tipos de frete: qual a diferença entre CIF e FOB?

Experiência e frete justo

Com todos esses pontos, é preciso fazer uma ampla pesquisa antes de definir o frete e a melhor empresa de transportes de mercadorias.

Sua empresa deve cruzar suas próprias informações (tipo de mercadoria, custos de produção, quantidade de transportes por semana/mês, gastos destinados para distribuição de mercadorias, entre outros) com os argumentos oferecidos pela possível parceira logística.

Lembre-se de que o transporte é uma parte importante do processo logístico e precisa ajudar a empresa a agregar valor aos seus clientes, melhorar sua reputação, cumprir prazos e ganhar notoriedade no mercado.

Para você que busca uma boa parceira logística para ajudar a otimizar e qualificar ainda mais os processos da sua empresa, conheça a Lotus Logística.

Especializada no serviço de transporte de carga fracionada, a empresa já foi premiada consecutivas vezes pela Pepsi.Co pela qualidade na execução desta solução. Localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, possui fácil acesso ao Porto de Santos e a rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

Conheça todos os serviços entrando em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email administrativo@lotuslogistica.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *