Pixel do Facebook
Close

6 de maio de 2020

Como escolher uma empresa de transporte de cosméticos

Cosmeticos

O setor de cosméticos é um dos que mais crescem em nosso país. De acordo com dados da Euromonitor Internacional, os produtos de beleza e cuidados especiais movimentaram R$ 109,7 bilhões em 2018. E somente entre janeiro e março de 2019, a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) divulgou que as 25 maiores varejistas do setor movimentaram R$ 4,7 bilhões, 10/64% a mais do que no mesmo período em 2018.

À medida que o mercado aquece, cresce também a preocupação das empresas na contratação de fornecedoras de soluções logísticas. Uma boa parceria resulta em maior integridade dos produtos cosméticos nas etapas de armazenamento, transporte e distribuição.

Por isso, é importante que as indústrias e marcas do segmento entendam os cuidados que envolvem toda essa cadeia logística. Dessa forma, farão escolhas assertivas na para definir o parceiro ideal para abastecer devidamente os pontos de venda.

LEIA MAIS: Entenda a importância da logística para o setor de perecíveis

Quais os cuidados no manuseio e transporte de cosméticos?

Uma vez que os cosméticos – shampoos, cremes hidratantes, batons e afins – causam impacto direto na saúde das pessoas, é preciso que a empresa de logística esteja equipada estruturalmente e legalmente para atender às necessidades dos clientes.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) exige que a empresa de logística possua uma série de licenças para realizar o manuseio, armazenamento, transporte e distribuição de cosméticos. Além da autorização de funcionamento emitida pelo próprio órgão, a empresa precisa apresentar documentos como certificado de vistoria e comprovação de responsabilidade técnica.

Outro cuidado que a empresa de logística precisa apresentar é com o veículo utilizado no transporte e distribuição dos cosméticos. Ele precisa ser fechado e reservado apenas para acomodar produtos deste segmento de higiene e cuidados pessoais, a menos que os demais produtos contidos no veículo não ofereçam riscos de contaminação, como é o caso de produtos de limpeza.

LEIA TAMBÉM: Manutenção de frota: entenda por que ela é tão estratégica

Por serem itens frágeis, a logística de cosméticos precisa ser gerida por uma equipe responsável e com pleno conhecimento dos cuidados a serem tomados. Qualquer intervenção externa inadequada pode alterar a qualidade do produto.

A preocupação com embalagem e etiquetagem é mais um ponto que a empresa de logística precisa se atentar. A identificação correta dos cosméticos define como os produtos contidos nas caixas devem ser manuseados, armazenados e acomodados no caminhão na hora do transporte.

Uso da tecnologia no transporte de cosméticos

Felizmente, o segmento de logística tem sido bastante beneficiado com os recursos tecnológicos. Essas inovações qualificam os processos internos e oferecem maior tranquilidade aos clientes.

Os softwares utilizados dentro dos armazéns, por exemplo, agilizam a localização dos produtos. No caso de cosméticos, cuja demanda é alta, qualquer otimização nos processos contribui para uma melhor execução das tarefas.

O monitoramento de rota também não pode ser esquecido. Este serviço ajuda as empresas a definirem os percursos mais seguros e rápidos e a zelarem para integridade dos produtos transportados durante todo o trajeto.

Como você pode perceber, cada detalhe conta na hora de escolher a parceira logística ideal para o transporte de logística.

Para você que busca boas soluções em armazenamento, transporte e distribuição de cosméticos e outros produtos, que tal fazer uma consultoria com a Lotus Logística?

Especializada no serviço de transporte de carga fracionada, a empresa já foi premiada consecutivas vezes pela Pepsi.Co pela qualidade na execução desta solução.

Localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, a Lotus Logística possui fácil acesso ao Porto de Santos e a rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

Conheça todos os serviços entrando em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email [email protected].

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *