Pixel do Facebook
Close

15 de janeiro de 2018

Como funciona a engenharia logística?

Cada vez mais o mercado exige que as empresas aprimorem todos os seus processos e mantenham a sua competitividade. Seja porque a concorrência está evoluindo constantemente, seja porque os clientes estão se tornando cada vez mais exigentes. E na área de engenharia logística não poderia ser diferente.

Profissionais desse segmento têm um grande desafio em suas mãos, que é adequar os processos logísticos de acordo com a demanda, com o setor e com o que os clientes precisam ou desejam. E tudo isso precisa estar alinhado com as inovações que vêm modificando periodicamente a forma como cada processo é realizado.

Neste artigo você vai entender as funções da engenharia logística e como ela funciona. Também compreenderá a extensão do seu trabalho e porque é fundamental contar com um bom operador logístico para organizar o seu setor.

O que é a engenharia logística?

Todas as áreas de engenharia visam trazer novas maneiras e métodos para criar processos e aprimorar os que já existem, com o intuito de alcançar o máximo de eficiência em todas as atividades ou construções humanas.

A engenharia logística segue por esse mesmo caminho, sendo que sua função é desenhar e aperfeiçoar os processos de infraestrutura e tecnologia, tornando-o mais eficiente.

Ou seja, é o engenheiro logístico que identifica, estuda, avalia e determina o que pode ser feito para melhorar a produção logística. Ele propõe soluções que vão otimizar o trabalho nesse setor, com foco em sempre conseguir aumentar sua produtividade e qualidade.

Para realizar o seu trabalho, o engenheiro logístico atua juntamente com outros profissionais, como gestores, operadores logísticos, fornecedores e clientes.

Porque a engenharia logística é importante?

Como dissemos logo no começo desse artigo, cada vez mais o mercado exige que as empresas realizem seus processos de maneira rápida, com baixo índice de refação e sem perda de qualidade. E para alcançar esse objetivo, o setor de logística ganha importância, uma vez que controla tanto o material que entra quanto o que é despachado.

Todo o acompanhamento de matéria-prima, de estoques, pedidos, produtos e entregas fica a encargo desse setor. E é por isso que quando ele não atua com precisão todos os demais departamentos são prejudicados.

A engenharia logística trabalha de forma ativa, observando o que o mercado precisa e desenvolvendo ações que ainda não existem para sanar uma determinada carência. Ela também promove mudanças nos processos já adotados por uma empresa, a fim de melhorar ainda mais a sua produtividade.

No setor de logística existem métodos e técnicas que são utilizados de forma geral, porque se mostram eficazes para todos os setores. Mas, ao mesmo tempo, existem as necessidades de cada organização, de cada setor de atuação (alimentício, químico, agropecuário, farmacêutico etc.).

Em razão disso, a engenharia logística auxilia cada empresa a desenvolver um sistema logístico adequado àquilo que ela faz. Dessa maneira, consegue melhorar cada etapa da produção, até o produto ser despachado para o cliente final.

A Lotus Logística oferece um serviço de excelência para seus clientes, porque possui profissionais preparados para identificar as necessidades de cada parceiro e atendê-las da melhor maneira.

É por estar sempre atenta ao que há de mais novo no setor de engenharia logística que a Lotus mostra toda a sua eficiência e oferece soluções efetivas para a sua empresa. Adotando tecnologias inovadoras, procura adequar os seus processos para alcançar a máxima satisfação de seus clientes.

Caso precise de um parceiro estratégico, consulte a Lotus pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email [email protected].