Pixel do Facebook
Close

23 de setembro de 2019

Como uma boa gestão logística influencia os resultados de trade marketing?

trade marketing

Para fazer com que o consumidor vá até um estabelecimento e encontre o produto que precisa na prateleira, os departamentos de trade marketing e de gestão logística precisam estar muito bem alinhados.

Uma falha de comunicação ou de processo nessa relação pode prejudicar a imagem da empresa e frustrar o consumidor, que acabará optando pelo produto do concorrente para atender à sua necessidade ou mudará de ponto de venda.

Essa situação conhecida como ruptura, que é a falta do produto nas prateleiras do estabelecimento no momento da compra, é um dos exemplos decorrentes da falta de uma organização efetiva entre os profissionais de trade marketing e de gestão logística.

 

Entenda o trabalho dos profissionais de trade marketing

O trade marketing é um dos pilares mais importantes da estratégia de marketing de uma empresa. Com foco em B2B (business to business), o departamento faz a conexão entre a empresa e o consumidor tendo como canal os pontos de venda.

O processo passa pela indústria, responsável por fabricar os produtos da empresa que chegarão até as prateleiras dos estabelecimentos por meio de uma cadeia de distribuição bem estruturada.

O trade marketing se encarrega de organizar todas fases do processo, da produção à venda, acompanhando atentamente a performance das atividades e ajustando estratégias para que a venda – objetivo final do processo – seja realizado com sucesso.

 

E o que faz a equipe de gestão logística?

Mais do que levar o produto da indústria para os pontos de venda, a equipe de gestão logística realiza um trabalho estratégico de distribuição. Ao analisar o desempenho das vendas, a equipe se organiza para que cada estabelecimento receba a quantidade de mercadorias necessárias para evitar ruptura nas prateleiras ou excesso de produtos nos estoques.

A movimentação correta dos produtos dentro dos armazéns da fábrica, etiquetagem e o trabalho de carga e descarga dos caminhões também são serviços realizados pela equipe de gestão logística.

 

Como integrar adequadamente trade marketing e gestão logística?

A tecnologia tem sido a maneira mais prática e eficiente de alinhar o trabalho dos dois departamentos. Pela alta quantidade de números gerados nesse segmento, realizar monitoramentos apenas no papel ou com planilhas improvisadas tem se tornado inviável. Além da demora na compilação de dados, existe o risco de falha humana que leva à tomada de decisões incoerentes.

Ao adotar boas ferramentas de automação, as equipes de trade marketing e de gestão logísticas conseguem ter fácil acesso a indicadores de vendas, rupturas e estoque atualizados constantemente. A análise em conjunto dos resultados agiliza as ações que evitam problemas de distribuição e queda nas vendas.

O bom alinhamento entre esses dois departamentos também oferece benefícios ao shopper. Um respaldo adequado da equipe de gestão logística, por exemplo, deixa os profissionais de trade marketing seguros para desenvolver campanhas no PDV com o intuito de atrair novos consumidores e alavancar as vendas, por conta da necessidade de abastecimento e estoque eficientes e pontuais.

Ao mesmo tempo, a equipe de gestão logística pode executar com eficiência seu planejamento de distribuição e abastecimento, porque conta com o bom trabalho do trade marketing para realizar a ponte entre a indústria que produz a mercadoria e os PDVs.

 

Conte com uma boa parceira logística para fortalecer o trade marketing

As empresas precisam pesquisar muito bem no mercado para encontrar soluções logísticas que atendem plenamente às necessidades da equipe de trade marketing.

Se você busca de uma empresa com experiência em distribuição e com diferentes soluções para o seu negócio, conhece a Lotus Logística. Especializada em distribuição de cargas fracionadas, a empresa é premiada consecutivas vezes pela PepsiCo pela qualidade do seu serviço.

A Lotus Logística está localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, por isso possui fácil acesso ao Porto de Santos e a rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

Conheça todos os serviços entrando em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email administrativo@lotuslogistica.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *