Pixel do Facebook
Close

24 de agosto de 2022

Cubagem: entenda a importância no cálculo do frete

cubagem-soluções-logísticas

A cubagem é um termo bastante comum na cadeia logística e a razão dessa popularidade pode ser facilmente entendida pela importância deste cálculo.

Diz respeito à conta que indica os custos para transportar mercadorias com base em análises de pesos, alturas e comprimentos. Sem este cálculo, a operadora logística dificilmente fecha as contas de maneira assertiva.

Para empresas de envio, o cálculo do frete também se mostra indispensável ao oferecer serviços extras, como o popular frete grátis, afinal a partir da conta você sabe quanto cada produto gerará de custos de transporte.

Hoje, a Lotus Logística dá mais detalhes sobre a cubagem e mostra como este cálculo faz toda a diferença para empresas que trabalham ou dependem do despacho de produtos!

O que é cubagem logística?

A cubagem é um cálculo de frete baseado na relação entre o peso e o volume da mercadoria a ser despachada. O nome faz referência ao metro cúbico que o produto tem ao ser embalado e transportado.

Na prática, um produto pesado e embalado em grandes caixas tem um custo maior do que produtos menores. Ainda assim, o valor sempre depende do peso e do empacotamento em si.

Por exemplo, camisas e shorts são mercadorias leves, mas, ao serem transportados em grandes quantidades, passam a depender de muitos pacotes, fazendo com que o valor se aproxime de mercadorias com mais altura e mais peso.

Hoje, essa métrica de cálculo de frete funciona como um padrão entre empresas logísticas, dada a eficiência de distribuição da carga nas limitações de espaço e peso do veículo.

LEIA MAIS: Conheça os tipos de embalagem usados nos serviços logísticos 

Como funciona o cálculo da cubagem de fretes?

O cálculo da cubagem de fretes é bastante fácil e pode ser feito por qualquer pessoa. Para isso, bastam alguns números e a realização da multiplicação e divisão desses valores para chegar ao custo do metro cúbico.

Para um cálculo mais preciso é necessário ter o produto embalado, saber o peso final da mercadoria, anotar as dimensões do objeto cubado e ter o valor de transporte da operadora.

Tendo todos os valores devidamente em mãos, basta seguir a fórmula abaixo, substituindo os campos em branco pelos valores anotados por você. 

A fórmula da cubagem é:

[peso cubado] = ([comprimento] x [largura] x [altura da embalagem]) ÷ 6.000

Vale destacar que o valor de 6.000 é o coeficiente divisor de volume de encomendas definido pela International Air Transport Association (IATA). Isso significa que o valor mínimo é de 6.000 cm³.

Na prática, o valor considera que uma mercadoria de 1kg ocupa ao menos 0,006 m³ ou 6.000 cm³ ao ser transportado.

Ao substituir os campos acima com os valores encontrados por você, basta multiplicar os valores e, por fim, realizar a divisão com base no coeficiente definido pela transportadora, que pode ser 6.000 cm³ ou mais.

LEIA MAIS: Como as empresas devem negociar o valor do frete de suas mercadorias?

Vantagens de uma cubagem correta

Realizar o cálculo da cubagem não facilita apenas a definição dos custos de transporte, como gera vantagens extras. Entre as principais estão os ganhos em organização, o aumento da gestão de custos e os cuidados extras em relação ao transporte. Confira outros benefícios:

1. Facilidade na organização da carga

O cálculo facilita a organização, porque garante de forma antecipada o espaço necessário no transporte, demarcando os espaços com mais eficiência.

2. Aumento da eficácia da gestão de custos

A gestão de custos logísticos também se beneficia pela precificação de fretes cubados. Na prática, os resultados por viagens ficam mais fáceis de serem mensurados e facilitam a organização financeira.

3. Cuidados com a frota

A cubagem evita que o transporte fique abarrotado e gere prejuízos, tanto das empresas quanto da transportadora em si, que respeita o limite máximo do veículo e evita futuras despesas relacionadas à manutenção.

Calcule a cubagem com a Lotus Logística e conte com nossas soluções

A Lotus Logística atua junto às pequenas, médias e grandes empresas oferecendo os serviços mais indispensáveis da cadeia logística de qualquer negócio, entre eles just in time, transporte e warehouse.

Com mais de 10 anos de experiência, a empresa é especializada em distribuição fracionada e está localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Por isso consegue acessar facilmente o Porto de Santos e rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

Conheça todas as soluções oferecidas pela Lotus Logística entrando em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo e-mail administrativo@lotuslogistica.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.