Pixel do Facebook
Close

9 de julho de 2018

E-commerce: dicas de como escolher o parceiro logístico

e-commerce

Nos últimos anos, o e-commerce tem registrado alto crescimento no Brasil. De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a atividade deve crescer 15% até o fim deste ano, em comparação com o ano passado. A previsão de faturamento de R$ 69 bilhões, contra R$ 59,9 bi em 2017.

Com números tão altos, as lojas virtuais devem investir em produtos e serviços de qualidade, a fim de converter seus clientes em consumidores fiéis, para que eles voltem à comprar em seu e-commerce.

Para isso, é de extrema importância que as lojas tenham parceiros logísticos estratégicos que compartilhem do mesmo ideal. Afinal, são eles que farão a entrega dos produtos. E os clientes exigem pontualidade e qualidade.

A importância da logística no e-commerce

Não é segredo que a questão logística pode ser uma grande dor de cabeça para as empresas. Além das tradicionais reclamações por atraso na entrega ou produtos dafinicados, é comum que a loja virtual tenha que arcar com prejuízos financeiros por cancelamento de compra ou algum outro motivo. Além de perder a venda e um cliente potencial, a empresa perde também a sua reputação.

Por isso, é importante contar com um parceiro logístico que tenha uma infraestrutura de qualidade, processos bem definidos e um atendimento rápido, a fim de solucionar os mais diversos problemas do cliente e da empresa.

O que levar em conta na hora da escolha?

A logística deve ser entendida não apenas como uma parte fundamental do processo de compra, mas também como um todo. Afinal, é preciso garantir que o estoque está atualizado, que os dados informados no cadastro estão corretos, que o prazo de entrega esteja adequado para todos, entre outros.

Neste contexto, como parceiro estratégico, a empresa de logística deve ser capaz de integrar sistemas e contar com uma equipe altamente capacitada, bem como ter processos inteligentes e muito bem estruturados. Abaixo, separamos algumas outras dicas para escolher o parceiro logístico ideal para o seu e-commerce:

Certifique-se de que o seu fornecedor é confiável!

Busque referências, procure saber quais clientes ele atende e realize um teste antes de firmar o contrato;

Verifique os processos de entrega do seu parceiro.

Ninguém quer ficar esperando uma mercadoria dias a fio para, depois, se frustrar na hora do recebimento, certo? Por isso, verifique se o seu fornecedor tem processos bem estruturados e uma infraestrutura que permita integrar softwares de estoque e de vendas. Isso ajudará a otimizar o tempo.

Busque informações sobre experiências do usuário.

Procure em sites de reclamações possíveis experiências negativas com o parceiro logístico. Navegue em seu site como um consumidor comum, veja quais pontos precisam de melhorias e nunca se esqueça que os acessos via mobile estão em franca ascensão, por isso é importante que o site tenha uma interface amigável para os smartphones!

Procure fornecedores que estejam aptos a atender o seu negócio.

Os operadores logísticos devem garantir soluções específicas para cada tipo de negócio. Por exemplo: se você trabalha com bebidas ou congelados, tenha em mente que o seu fornecedor precisa ter um box climatizado, enquanto que se você atua no setor de cosméticos, o ideal é que ele tenha processos específicos para garantir que os produtos sejam bem embalados e apresentem uma embalagem diferenciada. Por isso, antes de fechar negócio, verifique se o parceiro pode atender bem o seu negócio.

Para um e-commerce também é primordial ter um processo bem estruturado. Além de um parceiro logístico estratégico, é preciso que as empresas estejam atentas e mantenham o controle sobre movimentações no estoque, gastos logísticos e fluxos operacionais. Isso ajudará não apenas o seu parceiro logístico, mas também permitirá que você alavanque o seu negócio.

Agora que você já possui algumas informações para ajudar na escolha, que tal entrar em contato com a Lotus Logística? Para conhecer as soluções oferecidas, entre em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email [email protected].

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *