Pixel do Facebook
Close

3 de março de 2021

Entenda as vantagens da inteligência artificial na logística

Inteligência Artificial

Com o objetivo de tornar os processos mais modernos, do planejamento à execução, a inteligência artificial vem, aos poucos ganhando espaço dentro da área de logística.

Entende-se por inteligência artificial a capacidade que máquinas e sistemas têm de operar e tomar decisões sem a intervenção humana. Este recurso está presente nas tecnologias que se aproximam cada vez mais do cotidiano das indústrias como Big Data, Internet das Coisas e Machine Learning.

Dentro da logística, é possível empregar a inteligência artificial em softwares de automação e em máquinas que, após realizar operações repetitivas, desenvolvem a capacidade de aprimorar processos gradualmente.

O investimento até pode ser alto, dependendo do porte e plano de reestruturação da empresa, mas o retorno vem em forma de resultados financeiros, clientes satisfeitos e mais competitividade no mercado.

 

Como a inteligência artificial é aplicada na logística?

A inovação chega aos processos logísticos como forma de facilitar o trabalho de equipes inteiras e de melhorar a performance de atividades que demandam mais tempo do que deveriam.

Veja alguns exemplos do uso da inteligência artificial na logística:

Gestão de resultados

Sistemas de Big Data, por exemplo, são aplicados em softwares para ajudar as empresas a gerirem seus resultados. Ao compilarem os dados com velocidade ímpar, agilizam a análise e a tomada decisões.

Distribuição de mercadorias

Os softwares de definição de rota e de monitoramento de carga podem tornar mais ágil e segura a chegada dos produtos aos seus destinos. Uma rota definida com a ajuda da tecnologia minimiza gastos com combustível, o tempo dos veículos nas ruas e as manutenções não programadas.

Entrega de produtos

A tecnologia tem permitido agilizar as entregas das mercadorias. No caso de e-commerces, já é possível ver testes e envios de produtos variados feitos por drones em distâncias curtas.

Gestão de armazéns

A agilidade de alguns serviços, como distribuição e entrega de mercadorias só é possível quando há uma gestão eficiente de armazenagem. Ferramentas como WMS (Warehouse Management System) são parceiras dos operadores logísticos que precisam automatizar alguns processos para tornar a movimentação dos produtos mais efetiva, segura e ágil. Inclusive, as campanhas de lojas de e-commerce para entregas no mesmo dia ou em questão de horas depende do bom alinhamento entre tecnologia e gestão de armazenagem.

LEIA MAIS: Robôs móveis: como a tecnologia reduz custos e otimiza processos?

 

Vantagens da inteligência artificial na logística

A tecnologia é um recurso democrático e pode ser usado por diferentes maneiras pelas empresas de logísticas dos mais variados portes. Quanto mais investimentos, maior é a produtividade e as chances de crescimento do negócio.

Ao aplicar a inteligência artificial no dia a dia, tanto as empresas logísticas percebem os beneficiosa curto e médio prazos:

Aumento da produtividade

O uso da tecnologia permite a realização dos processos com mais agilidade, seja em parceria com os colaboradores, seja de forma autônoma pelas máquinas;

Redução de custos

Tempo é dinheiro e o aumento de performance e da automação permite fazer mais com menos.

Diminuição das falhas

Um processo automatizado oferece menor risco de erros. As máquinas conseguem compilar uma quantidade bem maior de dados e em tempo recorde, tornando as tomadas de decisões mais assertivas e ágeis.

Valorização do capital humano

Colocando máquinas e softwares para fazer as tarefas repetitivas, os colaboradores podem ser realocados para executar funções diferenciadas, ampliando as chances de crescimento deles e da empresa.

Satisfação do cliente

O emprego da tecnologia agiliza os processos de recebimento, movimentação no armazém e de distribuição, fazendo com que as encomendas possam chegar mais rápido aos seus destinos.

LEIA TAMBÉM: Entenda tudo sobre logística 4.0

Precisa de uma parceira logística? Conte com a Lotus!

Há mais de 20 anos no mercado, a Lotus Logística é especializada no serviço de transporte de carga fracionada e já foi premiada consecutivas vezes pela Pepsi.Co pela qualidade na execução desta solução. Também possui autorização da Anvisa para armazenar, movimentar e distribuir medicamentos, cosméticos, produtos químicos e insumos farmacêuticos.

Localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, possui fácil acesso ao Porto de Santos e a rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

Conheça todos as soluções oferecidas pela Lotus Logística entrando em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email administrativo@lotuslogistica.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *