Pixel do Facebook
Close

19 de fevereiro de 2018

Entenda a importância da logística para o setor de perecíveis

importância da logística

Com certeza você já conhece a importância da logística para uma empresa manter a qualidade dos serviços e a produção em alta. Mas a otimização dos processos também contribui para que o armazenamento dos itens seja feito de forma adequada.

E quando se trata de itens perecíveis é essencial que o setor de logística esteja perfeitamente sincronizado e organizado. Isso vai garantir que esses produtos cheguem íntegros ao consumidor final, gerando mais satisfação e segurança.

Hoje, vamos falar sobre esse tema e você entenderá a importância da logística para o setor de produtos perecíveis. Continue lendo!

Produtos perecíveis: qual a importância da logística?

pereciveisOs produtos perecíveis podem ser definidos como aqueles alimentos que podem sofrer decomposição ou deterioração. Entre elas podemos citar legumes, frutas, carnes e laticínios.

Cada tipo de alimento possui particularidades para se manter bem estocada, livre de danos e apropriado para consumo e comercialização. Enquanto alguns precisam de ambientes arejados, outros devem ser expostos a temperaturas bem baixas.

E para garantir a boa logística de alguns produtos perecíveis, em junho de 2002 entrou em vigor a norma NBR 14701, que serviu para regulamentar o transporte dos produtos refrigerados (resfriados e congelados), definindo critérios de temperatura.

Outra lei que visa garantir a qualidade desses alimentos pode ser encontrada no Código de Defesa do Consumidor. O Artigo 6 informa é direito do consumidor ter sua vida, saúde e segurança preservadas contra riscos provocados pelas práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos.

Portanto, é de reponsabilidade das partes envolvidas no processo que vai desde a produção até a distribuição zelar pela qualidade dos produtos e, consequentemente, pelo bem-estar do consumidor.

Como manter a qualidade dos perecíveis no processo logístico?

Toda e qualquer empresa de logística precisa zelar pelos produtos perecíveis em três etapas essenciais: acondicionamento, armazenagem e transporte.

Vamos tomar como exemplo o iogurte, que é um produto delicado e que pode se estragar com facilidade em uma questão de dias, se não receber o acondicionamento térmico adequado.

O trabalho do setor de logística nesse processo é garantir que esse produto se mantenha armazenado de forma correta, sem que fatores externos comprometam sua qualidade. Cabe a esse departamento definir corretamente tarefas como receber, embalar, separar, organizar, armazenar e distribuir mercadorias, de como que produtos cheguem em perfeito estado às mãos do consumidor.

Isso pode requerer a contratação de um armazém terceirizado, reservando um espaço adequado para as necessidades desse item, além de um trabalho de distribuição muito bem planejado, para que o produto chegue às prateleiras em perfeitas condições.

O mesmo acontece com outros itens como legumes, frutas, hortaliças, carnes etc. O setor de logística precisa receber, armazenar e destinar esses itens da forma exata, com ações e métodos estratégicos que vão garantir a qualidade.

A forma como o produto é embalado, como permanece em estoque, como é reembalado para ser transportado, o tipo de transporte utilizado, o respeito pelo prazo, entre outros fatores, mostram a importância da logística e seus serviços para evitar perdas para as empresas e riscos para o consumidor.

Importância da logística: como garantir uma boa estrutura?

logística perecíveisPor tudo isso é que o setor de perecíveis precisa contar com um bom fornecedor de logística, que possa atender exatamente àquilo que ele precisa. Para isso, é essencial que a empresa contratada para administrar esse setor tenha uma boa estrutura para acondicionamento correto dos produtos.

E isso engloba tanto a estrutura física dos armazéns como também um sistema otimizado para administrar os processos.

Contar com colaboradores especializados e treinados e que tenha total entendimento da importância da logística também é essencial. Assim, os produtos serão supervisionados por equipes que vão estar atentas a cada detalhe para manter a qualidade da mercadoria. Com isso, evitam-se perdas e problemas de devolução com clientes.

Outros dois fatores são extremamente importantes para as empresas do setor de produtos perecíveis: a agilidade do parceiro logístico e o comprometimento. Isso porque é essencial que prazos sejam respeitados, para que os produtos não se estraguem ou sejam entregues muito próximo à data de validade.

Sendo assim, importa que os responsáveis pela logística trabalhem de forma estratégica e estejam comprometidos com os interesses da empresa. Somente dessa maneira os produtos não ficarão retidos e não haverá atrasos e nem erros, preservando a produção.

Todos esses pontos mostram a importância da logística para empresas que trabalham com itens perecíveis. Contar com um parceiro logístico qualificado para atuar com este tipo de produto garante maior qualidade dos serviços e minimiza prejuízos.

A Lotus atua há mais de 10 anos neste segmento e pode ajudar sua empresa a encontrar boas soluções logísticas, desde a coleta até a armazenagem e entrega de produtos perecíveis.

Localizada estrategicamente na região do ABC Paulista, a empresa está próxima às principais rodovias de São Paulo e ao Porto de Santos, o que facilita a movimentação de materiais dos mais variados segmentos.

Para conhecer melhor nossas soluções, entre em contato com a gente pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email [email protected].