Qual é a real função do estoque de segurança?
A sua empresa alguma vez teve problemas com o estoque de segurança?
Um erro nesse procedimento pode resultar em dois erros diferentes: falta de produtos nas prateleiras e descontentamento do cliente, ou excesso de produtos estocados e riscos de prejuízo.
Diante disso, como sua empresa tem se preocupado em manter o estoque de segurança? Como tem feito a gestão estratégica dele? Continue lendo este artigo e entenda a importância de manter esse tipo de atividade e como fazê-la de maneira eficiente.
Por que é preciso ter um estoque de segurança?
O estoque de segurança é aquele que mantém quantidades suficientes de mercadorias armazenadas para que elas não venham a faltar no mercado.
A falta de produtos nas gôndolas não ocorre apenas em tempos de lançamento ou de sazonalidade. Uma flutuação econômica, por exemplo, pode levar os consumidores a comprarem um determinado tipo de produto em grande quantidade, elevando o risco de escassez.
Isso significa que, se a procura por um produto for muito alta, a empresa deve ter um estoque de segurança para conseguir atender o consumidor até que possa repor as mercadorias e, assim, evitar a temida ruptura.
LEIA TAMBÉM: Como fazer a gestão do estoque sazonal?
Trata-se de uma precaução também, caso aconteça algum problema na entrega da mercadoria pelo fornecedor.
Benefícios do estoque de segurança
A função do estoque de segurança é evitar o corte no fornecimento independentemente do motivo. Assim, o consumidor não ficará frustrado por desejar um item e ele estar em falta e a indústria ou varejista não perde vendas.
E essa estratégia bem planejada só tende a trazer benefícios:
– Fortalece a relação com os fornecedores, pois há uma maior garantia entrega dos produtos na data e com a qualidade prevista.
– Reduz drasticamente o risco de rupturas nas prateleiras
– Dispensa a necessidade de contratação de mão de obra emergencial para resolver problemas pontuais de distribuição de mercadorias.
– Mantém a gestão dos espaços disponíveis do armazém sempre em dia
Além das vantagens citadas acima, vale lembrar que gerir cuidadosamente o estoque de segurança permite que a empresa evite gastos desnecessários e investa seu capital em outras estratégias.
Falta de gestão no estoque de segurança favorece a concorrência
O desabastecimento do mercado também pode impactar negativamente a imagem da marca e aumentar a concorrência. Afinal, se o consumidor não encontra aquilo que busca, ele procura opções que possam substituir o item em questão.
Uma pesquisa feita pela Accera Brasil mostra que frente à indisponibilidade de uma mercadoria na gôndola, 52% dos clientes deixam de comprar o produto e 22% mudam de supermercado.
Sendo assim, o estoque de segurança precisa ser mantido para que o mercado seja abastecido de forma adequada, considerando-se a sazonalidade, as mudanças da economia e as características de consumo de cada região.
Cuidados ao planejar o estoque de segurança
Apesar de o estoque de segurança ser um grande aliado das vendas e da manutenção do abastecimento do mercado, ele pode representar alguns problemas, se for mal planejado. Isso porque esse tipo de estoque exige dois fatores impactantes para a empresa: investimento e espaço.
O investimento está relacionado ao montante que a empresa precisa disponibilizar para ter em estoque quantidades maiores de produtos. E o fator espaço precisa ser avaliado porque essa quantidade extra de mercadoria precisa ser adequadamente acomodada.
Sendo assim, é preciso que o estoque se segurança seja calculado corretamente, a fim de evitar gastos desnecessários com a compra de itens excessivos ou com a manutenção do espaço disponibilizado.
O cálculo da quantidade ideal de estoque de segurança é feito com base na demanda ou sua previsão, tempo de fornecimento e nível de serviço desejado.
No caso do espaço físico, a empresa precisa ter um local apropriado para manter os itens armazenados, sem que isso interfira nos demais estoques.
Para organizar essas demandas e garantir um bom estoque de segurança, é interessante contar com um serviço de armazenamento terceirizado. Além de economizar o espaço físico da sua empresa, garante o controle eficaz dos itens e pedidos, possibilitando ações estratégicas.
Estoque de segurança estratégico
Algumas regiões apresentam altos índices de consumo ou possuem uma demanda sazonal. Nas localidades em que o volume de vendas é maior, vão exigir um abastecimento mais constante, ou seja, um estoque de segurança ainda mais planejado.
Isso é necessário principalmente para ganhar tempo no abastecimento e evitar que haja falta de itens.
Para muitos produtos, o Sudeste representa cerca da metade do consumo de todo o Brasil, com destaque para o estado de São Paulo. Então, para ter uma parcela de participação nas vendas para paulistas e paulistanos, é interessante manter estoques de segurança na região.
Dessa maneira, contar com um parceiro logístico no estado de São Paulo é ideal para se posicionar estrategicamente, pois, além de manter o estoque regular, ele fica encarregado de fazer a manutenção do estoque de segurança.
Evite imprevistos e problemas que possam interferir no fornecimento de produtos ao mercado. Caso precise de um fornecedor, fale com a Lotus Logística. Entre em contato com a gente!