Pixel do Facebook
Close

17 de novembro de 2017

Existe um modelo standard de logística?

Quando é necessário contratar um parceiro para transporte, distribuição ou armazenagem, muitas empresas procuram por fornecedores que atendam dentro de um modelo standard de logística.

A verdade é que não há um modelo standard de logística. Há, sim, alguns tipos de logística com procedimentos-padrão que devem ser seguidos para garantir a qualidade dos serviços e a segurança tanto dos produtos como das equipes envolvidas.

Também sabemos que o setor de logística se aperfeiçoa constantemente, a fim de atender às necessidades de cada empresa e demandas mais específicas. Por isso, mesmo tendo um modelo standard de logística que permeia as atividades, a flexibilidade do fornecedor é um ponto importante a ser considerado na hora da contratação. Leia mais aqui.

Isso porque alguns setores possuem singularidades que precisam ser atendidas de modo pontual. É o caso, por exemplo, de indústrias de produtos alimentícios ou perecíveis, que têm necessidades diferentes de uma empresa que precisa armazenar cosméticos ou brinquedos.

É por essa razão que não há um modelo standard de logística a ser seguido que precisa obrigatoriamente ser aplicado em todo negócio. Existem regulamentações, metodologias, técnicas e ferramentas logísticas que possibilitam organizar um sistema adequado para cada empresa.

Processos-padrão em logística

Embora não seja possível definir um padrão único de trabalho no setor logístico, o fato é que é fundamental que existam parâmetros de qualidade a serem seguidos, seja o serviço relacionado ao transporte, à distribuição ou ao armazenamento.

A intenção de criar um modelo standard de logística é possibilitar que a organização do trabalho seja mais eficaz e que com isso ganhe-se tempo e espaço, além de evitar falhas e avarias nos produtos e garantir que tudo ocorra dentro dos prazos estabelecidos.

Com a aplicação de procedimentos ou ferramentas específicas de qualidade, as empresas conseguem desempenhar um trabalho logístico cada vez mais dinâmico.

Veja alguns exemplos de processos ou técnicas que podem ser usadas na área de logística.

  • KANBAN: cartão de sinalização que controla os fluxos de produção ou transportes em uma indústria
  • Curva ABC ou Teorema de Pareto: é um método de categorização de estoques
  • Cross-Docking: é o processo de distribuição em que a mercadoria recebida é redirecionada sem uma armazenagem prévia
  • VMI – Vendor Management Inventory: sistema de estoque gerenciado pelo fornecedor
  • Milk Run: sistema de coletas programadas de materiais
  • FIFO(do inglês First In, First Out) ou PEPS (Primeiro que entra, primeiro que sai): método para gestão e organização de estoques
  • PVPSou FEFO (do inglês first to expire, first out): metodologia de gestão de estoque utilizada por empresas que trabalham com produtos perecíveis.

Todas ou algumas delas podem ser adotadas de acordo com o que cada cliente precisa ou conforme o tipo de produto que será armazenado, tempo de permanência, durabilidade, frequência de entrega, entre outros fatores.

Por isso, quando se fala em modelo standard de logística é difícil apontar um único procedimento padrão para todas as empresas, afinal, cada cliente possui necessidades específicas.

Modelo standard de logística da Lotus

A Lotus Logística é especializada no transporte e distribuição de cargas fracionadas para diversos tipos de indústria, de alimentos a cosméticos, além de serviços como separação de mercadorias, montagem de kits promocionais e logística reversa. Por isso, a cada cliente atendido é estabelecido um modelo standard de logística a ser seguido, de acordo com a demanda ou o segmento de atuação de cada um.

Ao escolher um parceiro logístico é importante observar se o fornecedor cumpre as regulamentações do setor, possui procedimentos e padrões de qualidade bem estabelecidos, conta com equipes treinadas e capacitadas, além de equipamentos e tecnologia, para garantir o melhor atendimento e também a segurança das operações logísticas.

Com mais de 10 anos de atuação no mercado, a Lotus está preparada para atender a qualquer tipo de demanda, com certificações e prêmios em reconhecimento pela excelência no trabalho de transporte e distribuição de cargas fracionadas.

Consulte-nos pelo telefone: 11 4342-0990 ou pelo email: [email protected].