Pixel do Facebook
Close

2 de dezembro de 2019

Fim de ano: um bom planejamento logístico pode ajudar a sua empresa a garantir as vendas

Existem alguns períodos que aquecem as vendas no comércio, e uma delas é o fim do ano. Amigos secretos, presentes para os familiares mais queridos, artigos para renovar a decoração da casa e tantos outros motivos levam as pessoas a gastarem um pouco mais nesta época do ano, tanto nas lojas físicas quanto nas virtuais.

Para que as empresas possam aproveitar o momento para elevar os gráficos das vendas e satisfazer às necessidades dos clientes, é importante que haja um bom planejamento. E nele é preciso deixar bem claras as regras que as equipes de logística e de vendas devem seguir para evitar falta de produtos ou atrasos nas entregas.

Sem uma boa organização por parte da logística e do departamento de vendas, outro problema pode ocorrer: o de excesso de estoque, fazendo com que a empresa encalhe produtos e tenha que refazer os planos para evitar maiores prejuízos.

Como a logística deve se comportar durante o período de fim de ano?

Com um bom alinhamento, é possível que todos os departamentos trabalhem juntos e tragam os resultados que os donos da empresa tanto desejam. Vamos deixar aqui algumas dicas importantes para tornar a logística mais efetiva neste fim de ano:

Supply chain

A equipe do supply chain se encarrega de gerir toda a cadeia de distribuição, desde aquisição de matérias-primas pelos fornecedores até a chegada dos produtos nas mãos dos clientes finais. É importante que os profissionais deste departamento acompanhem os gráficos e cruzem dados dos anos anteriores para que os planejamentos de produção e vendas sejam cumpridos adequadamente.

Gestão de estoque

Os profissionais envolvidos no trade marketing precisam estar bem atentos para acompanhar os indicadores de vendas e estoque. Desta forma, saberão os momentos certos de acionar os distribuidores para que as mercadorias cheguem aos pontos de venda na hora que o cliente precisar.

Manutenção de frota

Todas as empresas precisam contar parceiros logísticos que possam agir prontamente sempre que for necessário. Por isso, na hora de contratar uma empresa de serviços logísticos, dê uma boa avaliada nos veículos que ela possui. Em caso de falta de manutenção de frota ou de quantidade suficiente, sua mercadoria corre o risco de não chegar a tempo, prejudicando a relação da sua empresa com os clientes.

Monitoramento de entregas

Saber o status da entrega de um produto é interessante para a empresa e para o cliente que adquiriu a mercadoria. Se você ainda não possui nenhum tipo de serviço de monitoramento de entrega, seja da mercadoria em si – por meio de etiquetagem –, seja dos veículos que farão as entregas, avalie esta possibilidade. Este serviço traz mais profissionalismo e segurança ao serviço de logística.

Encontre a melhor solução logística

As empresas de logística disponíveis no mercado oferecem as mais diferentes soluções. A distribuição fracionada, por exemplo, permite que sua empresa rateie o valor das entregas junto com outros clientes, reduzindo custos e o tempo de entrega. Outra opção é a just in time, utilizada por empresas durante o processo de produção dos produtos. Neste sistema, não há estoque e as mercadorias chegam na hora e nos lugares certos para serem utilizados. Há ainda o sistema warehouse, no qual é possível ter o controle de todos os processos internos de um sistema de armazenagem.

Para você que busca uma parceira logística para lhe ajudar não somente no fim do ano, mas todos os meses, conheça a Lotus Logística.

Especializada no serviço de transporte de carga fracionada, a empresa já foi premiada consecutivas vezes pela Pepsi.Co pela qualidade na execução desta solução. Localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, possui fácil acesso ao Porto de Santos e a rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

Conheça todos os serviços entrando em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email administrativo@lotuslogistica.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *