Entenda tudo sobre logística 4.0
Você certamente já ouviu muita gente falando em logística 4,0, não é? Essa evolução no setor vem para mostrar que os recursos tecnológicos influenciam e vão revolucionar ainda mais todos os setores da indústria.
E claro que o segmento de logística não poderia ficar de fora!
Já era esperado que os processos que envolvem recebimento, armazenamento, movimentação e transporte de materiais passassem por inovações. A tecnologia já é capaz de mudar a forma de gestão do setor e exigir das equipes uma capacitação e diversificação cada vez mais intensas.
O que podemos esperar com a chegada da logística 4.0? Vamos falar sobre este assunto em nosso artigo.
Qual é a principal proposta da logística 4.0?
Para entendermos as inovações que a logística 4.0 traz e ainda pretende trazer, precisamos voltar um pouco na história para entender os caminhos percorridos para chegarmos até aqui.
LEIA MAIS: Como funciona a engenharia logística?
Na Revolução Industrial, na Inglaterra do século XVIII, teve início a mecanização dos processos industriais. Naquela época, era utilizada uma grande quantidade de máquinas e equipamentos a vapor, o que garantiu uma rápida expansão dos negócios e da produção de bens de consumo.
Com o aperfeiçoamento de algumas técnicas de manufatura, surgiram a indústria 2.0 (século XIX) e 3.0 (XX). Elas viabilizaram importantes transformações, como a implantação de linhas de produção e a incorporação de computadores, robôs, softwares e outros dispositivos digitais em todos os processos.
Atualmente, fala-se muito em indústria 4.0, fase na qual entra em ação a total automatização das atividades nas fábricas e nos empreendimentos através de sistemas que utilizam inteligência artificial.
Além disso, devido a alguns recursos, como a computação na nuvem, a internet das coisas e outras inovações, atualmente podem-se colocar em prática alguns modelos de produção bastante avançados, o que garante um upgrade nas operações.
A principal proposta da logística 4.0 é explorar ao máximo os recursos tecnológicos para melhorar a relação com as pessoas e o processo produtivo das empresas, garantindo uma produção mais inteligente e capaz de produzir sempre mais.
Em relação à operação logística propriamente dita, a tecnologia permite acompanhar com mais efetividade e de maneira integrada as etapas do processo de engenharia logística. Com isso, transportadoras, fornecedores e até mesmos clientes podem ter mais acesso às informações de cada uma das etapas dos processos de manufatura, de vendas e de entrega.
LEIA TAMBÉM: Existe um modelo standart de logística?
Logística 4.0: tecnologia para inovação dos processos logísticos
Normalmente, os modelos tradicionais de logística são capazes de operar com muitos estoques e centros de distribuições desconectados. Essa postura traz como consequências perdas e grandes desperdícios, falta do controle dos estoques, aumento do lead-time, falhas e atrasos em entregas e mau aproveitamento dos equipamentos e das frotas.
Já na logística 4.0, o principal foco é na estratégia de negócio, cuja finalidade é sempre modernizar e otimizar toda a gestão da distribuição, redução de desperdícios, ganho de tempo e diminuição de custos.
No entanto, para que isso aconteça é preciso que haja um uso mais estratégico de softwares capazes de monitorar todas as etapas dos processos e as atividades do empreendimento.
Com a chegada da internet das coisas (IoT), os centros de distribuição conseguirão funcionar de maneira eficiente, já que diversos transportes, embarques e acondicionamentos ocorrem em locais diferentes e podem ser acompanhados em tempo real.
Além disso, os sistemas que são hospedados nas nuvens permitem o acesso de qualquer lugar e por todos os colaboradores, o que ajuda ainda mais a reforçar e disseminar todo o conhecimento do negócio.
Benefícios da logística 4.0
Em relação aos benefícios, a logística 4.0 preza sempre pelos processos mais integrados e modernizados, assim como a otimização do compartilhamento dos dados, elementos essenciais para um bom funcionamento da cadeia de suprimentos e recursos.
Confira outras características extremamente importantes da logística 4.0:
- Boa gestão virtual dos armazéns e estoques;
- Melhor utilização dos sistemas que garantem o rastreamento e o monitoramento de toda a frota;
- Boa roteirização de trajetos para otimizar as entregas e reduzir os prazos;
- Redução do lead-time;
- Estoques mais reduzidos;
- Visão bem mais completa e integrada de cada uma das cadeias de suprimentos;
- Redução dos custos;
- Mais segurança;
- Utilização mais aperfeiçoada de equipamentos, insumos e frota;
- Tomadas de decisões extremamente eficientes e qualificadas.
CONTINUE LENDO: 6 dicas para redução de custos logísticos
Assim, pode-se notar que a logística 4.0 é capaz de fazer com que o empreendimento se torne bem mais produtivo e competitivo. Por meio de algumas adaptações na empresa e a adoção de novas práticas, percebe-se um enorme aumento da eficiência e do desempenho.
A Lotus Logística possui mais de 10 anos de atuação no mercado de entregas fracionadas e sabe o quanto ao uso adequado da tecnologia pode otimizar processos e satisfazer com mais rapidez e eficiência as necessidades do cliente.
Por isso, a Lotus pode ser sua parceira ideal de soluções logísticas. Para conhecer melhor nossos serviços, entre em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email administrativo@lotuslogistica.com.