Pixel do Facebook
Close

17 de março de 2021

Logística sustentável: como colocar este conceito em prática?

logística sustentável

A logística sustentável consiste em rever processos internos da empresa e adotar diferentes medidas que respeitem a natureza e todos os seus recursos.

Olhar para o meio ambiente com mais atenção não é um diferencial para as organizações. Os constantes alertas ambientais mundiais ao longo dos últimos anos motivaram mudanças no comportamento do consumidor e nos processos de produção das indústrias.

Hoje, as empresas que não adotam posturas ecologicamente corretas tendem a ter sua reputação arranhada, o que dificulta o relacionamento com os clientes, com a comunidade local e com os fornecedores que são engajados na causa.

 

O que a empresa ganha ao adotar uma logística sustentável?

Toda e qualquer organização, independentemente de porte ou área de atuação, pode colocar em prática algum protocolo de sustentabilidade. Aqui neste artigo estamos falando especificamente de logística sustentável, um setor que merece atenção e cujos atos ecologicamente corretos podem servir de exemplo para o mundo corporativo como um todo.

É muito comum que as indústrias façam uma terceirização da logística e, se ela já adota medidas sustentáveis, certamente vai procurar parceiros e fornecedores alinhados com os seus princípios. Eis aí um dos benefícios de ser uma empresa logística verde!

Além disso, um planejamento de logística sustentável correto viabiliza a prática de ações que se disseminam na sociedade, criando empresas e consumidores mais conscientes. Esta postura é vista com bons olhos, o que leva a empresa a se tornar mais competitiva no mercado e uma espécie de imã para os clientes que buscam parceiros responsáveis.

A logística sustentável resulta na redução de custos internos e no fechamento de novos negócios ao ser bem-sucedido. Práticas como menor emissão de carbono, reuso de água, mais informatização e menos acúmulo de papéis traz uma economia para a empresa e engaja os colaboradores na luta pelo cuidado com o meio ambiente.

 

Dicas simples de como implementar a logística sustentável

Vale ressaltar que não existe uma receita de bolo quando o assunto é sustentabilidade.

Cada empresa de logística tem as suas demandas, processos e objetivos e todos eles devem ser levados em consideração na hora de montar um planejamento focado em medidas ecologicamente corretas.

Este planejamento não deve ser estático. É importante avaliar periodicamente o engajamento dos colaboradores com as medidas e os impactos diretos e indiretos das práticas para que sejam feitos os ajustes necessários.

De uma maneira geral, é importante avaliar alguns pontos na hora de definir as diretrizes de uma logística sustentável:

  • Redução do consumo de papel ao adotar softwares e mecanismos digitais para conferência de mercadorias, coleta de assinaturas, entre outros.
  • Uso de lâmpadas que ofereçam total eficiência, mas um consumo menor de energia elétrica.
  • Reforço dos cuidados com os veículos, no que diz respeito à manutenção preventiva da frota, uso de combustível menos poluentes e redução da emissão de gases nocivos.
  • Adoção de ferramentas automatizadas para definir e otimizar as rotas e sistemas de geolocalização para coleta e distribuição de mercadorias.
  • Prática da coleta seletiva e do uso de embalagens recicláveis (logística reversa).
  • Redução o uso de plásticos (copos, pratos e talheres) e incentivo ao uso de canecas e copos de vidro.
  • Reuso de água para diferentes fins.
  • Aluguel ou refurbished de computadores, impressoras e celulares para redução do lixo eletrônico.
  • Obtenção de certificações ISO relacionadas às práticas sustentáveis.
  • Foco na mão de obra local para minimizar o uso de transportes públicos e outros veículos poluentes.
  • Adoção de tecnologias limpas para tornar os processos internos menos poluentes.

Outro ponto importante é que o conceito de logística sustentável precisa se expandir para render frutos. É importante divulgar as práticas para clientes, fornecedores e para a comunidade local. Desta forma, cria-se uma corrente onde todos saem ganhando, principalmente a natureza.

 

Precisa de uma parceira logística? Conte com a Lotus!

Há mais de 20 anos no mercado, a Lotus Logística é especializada no serviço de transporte de carga fracionada e já foi premiada consecutivas vezes pela Pepsi.Co pela qualidade na execução desta solução. Também possui autorização da Anvisa para armazenar, movimentar e distribuir medicamentos, cosméticos, produtos químicos e insumos farmacêuticos.

Localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, possui fácil acesso ao Porto de Santos e a rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

Conheça todos as soluções oferecidas pela Lotus Logística entrando em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email administrativo@lotuslogistica.com.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *