Pixel do Facebook
Close

21 de janeiro de 2019

Manutenção de frota: entenda por que ela é tão estratégica

manutenção de frota

Em uma operação logística, a manutenção da frota é de extrema importância para oferecer eficiência, produtividade e, claro, qualidade no serviço prestado.

Isso porque, além de colocar em risco as operações, os caminhões em más condições afetam a segurança dos profissionais, a lucratividade e a credibilidade do negócio.

Para fazer a diferença e garantir o sucesso durante todo o processo, é preciso saber realizar a manutenção de frota de forma inteligente e, principalmente, apostar na prevenção.

Quando realizada periodicamente, é possível identificar problemas e situações de forma antecipada, evitando panes e interrupções que podem comprometer as entregas e os prazos.

Além disso, os veículos em boas condições garantem que as mercadorias sejam entregues sem avarias ao consumidor final.

LEIA MAIS: Agregar caminhão, uma opção vantajosa para a empresa

 

O que levar em conta na manutenção de frota?

Uma das melhores formas de realizar a manutenção de frota é estabelecendo um cronograma. Assim, além de aumentar a vida útil do veículo, é possível executar, de forma correta e organizada, as trocas necessárias – óleo, pneus, suspensão, freios, motor, fluídos, sistemas elétricos, entre outras.

O planejamento deve levar em consideração as necessidades de cada item e dos fabricantes dos veículos. O sistema de frenagem, por exemplo, precisa ser revisado a cada 10 mil quilômetros rodados, enquanto a troca do fluído de freio acontece apenas uma vez por ano.

A avaliação dos pneus, por sua vez, é realizada de forma visual. Ou seja, é preciso verificar se o caminhão está circulando com pneu careca ou não.

Outro item que deve ser observado com frequência na manutenção de frota é a troca de óleo. Cada fabricante estipula um prazo e, por isso, é importante ficar de olho para não perder o prazo.

O planejamento também se torna importante para reduzir despesas extras. Quando a intervenção já está prevista, é possível realizar diagnósticos mais precisos e solucionar os problemas mais rapidamente, bem como evitar pausas prolongadas do veículo.

Outro item importante da manutenção de frota está relacionado à criação de protocolos de vistoria. Os documentos permitem que tanto a empresa quanto os clientes tenham controle sob as manutenções já realizadas.

Desse modo, há maior transparência nos processos e mais segurança de que os veículos estão de acordo com as normas dos fabricantes e em condições de exercer um trabalho de qualidade.

Como vimos, a manutenção de frota é essencial para que uma operação logística funcione com excelência, cumprindo os prazos e atendendo às necessidades dos seus clientes.

Pensando nisso e na segurança dos seus profissionais e clientes, a Lotus Logística realiza vistorias preventivas constantemente em seus veículos. Os profissionais da empresa também são capacitados para identificar qualquer problema e solucioná-los de forma segura e rápida.

Gostou das dicas sobre manutenção de frota? Que tal entrar em contato com a Lotus Logística e entender melhor como a empresa realiza a gestão da frota? Entre em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo e-mail [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *