Pixel do Facebook
Close

8 de julho de 2020

Milk run: solução logística que reduz o estoque de materiais

Estoque de materiais

Disponibilizar um amplo espaço físico para estoque de materiais pode ser complicado para algumas indústrias que precisam gerir seus gastos e planejar adequadamente o crescimento do negócio.

Um armazém precisa seguir uma série de requisitos no que diz respeito à segurança, planta e iluminação e ainda contar com uma equipe altamente especializada para fazer a organização e a movimentação correta das cargas.

Para as indústrias que não contam com infraestrutura para estoque de materiais ou procuram maneiras inovadoras de agilizar seus processos e resultados, as empresas de logística oferecem uma solução: o sistema Milk Run.

 

Como funciona o sistema Milk Run?

O Milk Run (corrida do leite, em tradução literal) era muito adotado por produtores de leite nos Estados Unidos anos atrás, daí o nome. Um caminhão traçava uma rota, passava por diferentes fazendas coletando leite e depois levava toda a carga para o destino, que poderia ser uma empresa de laticínios ou residências.

Esta solução foi abraçada pelas indústrias automobilísticas e de outros segmentos sob o mesmo conceito: a fábrica recebe todos os componentes necessários para a criação de determinado produto de uma única vez.

Ou seja, em vez de aguardar as cargas de vários caminhões, vindos de localidades e horários diversos, recebe apenas um caminhão, que passa por todos os fornecedores em horários programados, retira os materiais necessários e leva tudo de uma vez para o destino, que é a indústria.

Esta solução trabalha em conjunto com o sistema Just in Time, também muito utilizado por indústrias, principalmente as automobilísticas que trabalham sob demanda. Neste caso, as peças chegam ao destino no momento da produção, sem necessidade de estoque de materiais.

 

Sem estoque de materiais: uma das vantagens do milk run

As indústrias que firmam parcerias com empresas logísticas que oferecem o Milk Run identificam uma série de benefícios:

Redução de custos

Para começar, o frete, a manutenção de frota e outras etapas do processo logístico sofrem uma redução considerável na planilha de gastos. Dessa forma, o dinheiro passa a ser mais bem gerido e investido em outras frentes, como na inovação de produtos e no uso de softwares especializados para melhorar as atividades internas que envolvem a produção e distribuição do produto.

Fim do estoque de materiais

A estratégia utilizada pelo sistema Milk Run dispensa a necessidade de armazenagem, pois todas as peças a serem utilizadas pelos funcionários da indústria chegam juntas para a realização da montagem do produto.

Gestão da cadeira de suprimentos

A supervisão e a conferência da chegada de materiais são otimizadas, uma vez que todos os pedidos chegam em data e hora pré-definidas e facilita o trabalho da equipe de carga e descarga.

Melhor gestão de transporte

Com apenas uma saída e em horários programados, o caminhão economiza combustível e a frota pode ser reduzida. As manutenções se tornam menos frequentes e a rota é traçada de maneira estratégica, evitando possíveis congestionamentos e outros problemas comuns nas estradas.

LEIA MAIS: Soluções logísticas: como identificar o parceiro ideal 

O sistema Milk Run é uma das soluções oferecidas pela Lotus Logística. Especializada no serviço de transporte de carga fracionada, a empresa já foi premiada consecutivas vezes pela Pepsi.Co pela qualidade na execução desta solução.

Localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, a Lotus Logística possui fácil acesso ao Porto de Santos e a rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

Conheça todos os serviços da Lotus Logística entrando em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email [email protected].

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *